Atualizado em

Segurança da Informação

Toda informação gerada, armazenada, processada, transmitida e descartada por qualquer agente do Judiciário é considerada patrimônio valioso. A informação pode ser gerada e manipulada de diversas formas: mensagens e arquivos eletrônicos, Internet, meio impresso, verbal, entre outros.

Independentemente da forma, três aspectos da informação norteiam sua segurança: Confidencialidade, Integridade, Disponibilidade.

Toda informação deve ser protegida, portanto, a adoção de procedimentos que garantam a Segurança da Informação ( SI ) deve ser prioridade constante no Poder Judiciário, de forma a reduzir falhas e danos que possam comprometer a imagem da Justiça ou trazer prejuízos à sociedade.

 A SETIM possui uma equipe de Segurança da Informação ( SI ) responsável pelo gerenciamento da infraestrutura de SI do TJBA. Dentre as responsabilidades da equipe está a administração e configuração das ferramentas tecnológicas como: antivírus, equipamentos de firewall, equipamentos para proteção à navegação WEB, equipamentos para controle de recebimento e envio de e-mails indesejados.

Além de gerenciamento das ferramentas, a equipe de Segurança da Informação é responsável pelo tratamento e respostas a eventos e incidentes de segurança da informação, como por exemplo o tratamento do recebimento de e-mails indesejados pelos usuários e infecção por vírus de computador. A estrutura de SI do TJBA trata atualmente mais de 500 000 eventos de segurança por mês.

 

 

 

A Segurança da Informação faz parte da Coordenação de Suporte Técnico – COTEC, que por sua vez compõe da Diretoria de Informática - DIN

 

Listamos alguns dos principais serviços referentes à Segurança da Informação: 

  • Verificação de eventos de infecção de vírus de computador;

  • Verificação e bloqueio de recebimento de e-mails indesejados;

  • Verificação de questões relacionadas a restrição de navegação;

  • Restauração de arquivos apagados ou corrompidos em psyche;

 

Qualquer solicitação referente à Segurança da Informação deve ser encaminhada através do Service Desk