Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça

Unijud Digital: novo fluxo no PJe automatiza tarefas para os Cartórios Integrados

Texto: Ascom TJBA / Fotos: Nei Pinto

Compartilhar:
Na segunda-feira (18), o novo fluxo foi apresentando para juízes da área de família e relações de consumo

Os Cartórios Integrados ganham um novo fluxo dentro do Processo Judicial Eletrônico (PJe), que automatiza tarefas cartorárias e auxilia nas atividades do gabinete. A ação faz parte do projeto Unijud Digital, que tem como meta implantar o PJe em todas as unidades não criminais até janeiro de 2020, além de desenvolver automações no sistema para dinamizar o trabalho. O Poder Judiciário ganha em eficiência, celeridade processual e produtividade.

Na segunda-feira (18), o novo fluxo do Cartório Integrado foi apresentado para Juízes de unidades de Família e Relações de Consumo. De acordo com a coordenação do Núcleo Unijud Digital, na próxima semana, ocorre o treinamento do Pje, já com o novo fluxo do Cartório Integrado, para os Magistrados, Servidores e integrantes dos órgãos externos (MP, DP, PGE e PGM) das 14 Varas de Família de Salvador que compõem os Cartórios Integrados. A implantação ocorrerá no dia 1º de abril.

Entre as novas funcionalidades estão o módulo do AR Digital; certidão, expedição e contagem de prazo automáticos; “senha” de acesso aos autos; filtros nas tarefas; minuta, assinatura, citação e intimação em lote; leitura dos dados estruturados; migrador SAJ e migrador Saipro.

Participaram da reunião para apresentação do novo fluxo, os Juízes Júnia Dias (3º Cartório Integrado de Relações de Consumo), Marielza Brandão (5º Cartório Integrado de Relações de Consumo), Carla Carneiro Ceará (2º Cartório Integrado de Relações de Consumo), Roberto José Lima Costa (1º Cartório Integrado de Relações de Consumo), Eduardo Augusto Viana Barreto (13ª Vara de Relações de Consumo), e Edson Rui Bahiense (11ª Vara de Família). Representando o Unijud estiveram presentes Cristina Cunha, Leonardo Oliveira, Lúcio Ribeiro Gomes e Nildete Gavazza. Participaram ainda a Diretora de Primeiro Grau (DPG), Mariana Larangeira, e os Servidores da DPG, Ana Tereza Neves da Rocha Morelli, Júlia Karina Teles e Yasmin Nascimento Reis. Larissa Torquato representou a Secretaria Geral da Presidência; Alexsandro Santos, a Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan); e Thais Felippi Pimetel a Assessoria Especial da Presidência para Assuntos Institucionais (AEP II).

Implantação Unijud

O Unijud Digital, projeto estratégico da gestão do Desembargador Gesivaldo Britto, busca reunir as bases de dados, atualmente dispostas em quatro sistemas utilizados pelo Tribunal baiano (PJe, SAJ, Projudi e Saipro), em uma única plataforma, o PJe. Atualmente, o projeto está na fase de treinamento e implantação em algumas unidades, e triagem e cadastramento de processos, em outras.

Unidades das Comarcas de Vitória da Conquista, Itapetinga, Porto Seguro e Jequié passaram pela fase de treinamento de 11 a 15 de março e, nesta semana, de 18 a 22 de março, passam pela implantação assistida.

O treinamento inclui não só os servidores e magistrados, como também os representantes de órgãos externos (Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradoria-Geral do Estado, Procuradoria-Geral do Município). Na implantação assistida, a unidade começa a usar o Sistema PJe acompanhada da equipe Unijud para esclarecer dúvidas.

Compartilhar:
Imprimir