Rádio TJBA RÁDIO TJBA

Sala de
Imprensa

Notícias




Tribunal de Justiça da Bahia participa de Encontro Nacional de Gestores de Pessoas do Poder Judiciário

Texto: Ascom TJBA

Compartilhar:
O encontro, promovido pelo CNJ, aconteceu em Brasília, na quinta-feira (07) e contou com a participação dos tribunais brasileiros

A Secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça da Bahia, Leila Lima Costa, e o Coordenador do Comitê de Gestão de Pessoas, o Magistrado Antônio Henrique da Silva, representaram o TJBA no Encontro Nacional de Gestores de Pessoas do Poder Judiciário, realizado na quinta-feira (07).

Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, o encontro teve como um dos objetivos pensar sobre os desafios de implantação da Resolução CNJ nº 240/2016 – que trata da Política Nacional de Gestão de Pessoas no âmbito do Poder Judiciário – e o compartilhamento de experiências entre gestores de pessoas dos Tribunais do Brasil.

A Política Nacional em questão inclui, entre suas finalidades, o aprimoramento da capacidade de atuação dos órgãos, a partir do desenvolvimento profissional dos servidores e suas competências e do favorecimento à cooperação; e a definição de mecanismos de governança para assegurar a aplicação da política e o acompanhamento de seus resultados, bem como do desempenho da gestão de pessoas. Na seção de diretrizes, estão contemplados o planejamento em gestão de pessoas; o processo de seleção, ingresso e lotação de servidores; o acompanhamento e o desenvolvimento de servidores e gestores; a valorização e o ambiente de trabalho de magistrados e servidores.

Por meio de oficinas, os participantes foram levados a construir coletivamente os desafios de implantação das ações de gestão de pessoas e algumas propostas de atuação.

“A iniciativa do CNJ, alinhada com uma visão estratégica para a área de Gestão de Pessoas, pode ser considerada um redirecionamento de pensamento, um ‘olhar para fora’, pois torna possível conhecermos as dificuldades, muitas vezes comuns entre os tribunais, mas também, compartilharmos boas práticas e projetos para a nossa área”, destacou a Secretária Leila Lima Costa.

Compartilhar:
Imprimir