Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça

TJBA realiza 2ª Edição da Pesquisa de Opinião do Poder Judiciário

Texto: Ascom

Compartilhar:

A Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan) realizou, terça-feira (9), uma reunião para cumprir o cronograma com vistas à efetivação da pesquisa de opinião do Poder Judiciário baiano. Na oportunidade, o projeto sob responsabilidade da Seplan, que tem à frente o Servidor Pablo Moreira, foi apresentado para a Assessoria de Comunicação Social (Ascom) a fim de delinear as ações de divulgação.

A pesquisa, que está em sua segunda edição, objetiva a melhoria contínua da prestação jurisdicional, por meio da coleta de informações dos públicos do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) sobre a qualidade dos serviços institucionais prestados. O instrumento será aplicado, entre os dias 29 de abril e 10 de maio, em 203 comarcas do estado.

Em 2017, a Seplan realizou a primeira edição da pesquisa. Na oportunidade, contemplou 51 comarcas da Bahia. A edição deste ano contempla maior número de unidades judiciárias, quatro vezes mais que a primeira, a fim de aumentar o índice de respostas ao instrumento e, consequentemente, elevar ainda mais o nível de confiabilidade da pesquisa. Assim, a ação estratégica, incentivada pelo Presidente do TJBA, Desembargador Gesivaldo Britto, espera, nesta segunda edição, alcançar maior quantidade de respostas dos públicos do Judiciário, entre magistrados, servidores do TJBA, promotores de justiça, procuradores, advogados e jurisdicionados.

Quanto à metodologia, no intuito de realizar comparações, de acordo com os Servidores Pedro Vivas, Coordenador de Projetos e Processos; e Yves Pavetto, Assessor da Seplan; a pesquisa possui o mesmo padrão do instrumento aplicado em 2017, com as devidas melhorias implementadas.

Os respondentes podem realizar a enquete no formato digital, acessando o formulário por meio de qualquer computador, celular e tablet. Para o cidadão, é disponibilizada a versão impressa. Para esta modalidade, um representante do Judiciário aplicará a pesquisa nas comarcas nos locais definidos. Com vistas a estimular o preenchimento e esclarecer eventuais dúvidas, assim como na primeira edição, os servidores da Seplan visitarão as comarcas durante a aplicação da pesquisa. Além disso, a equipe do TJBA prestará suporte técnico aos aplicadores do instrumento, administradores dos fóruns e servidores designados; e, na oportunidade, verificará se o material da pesquisa, composto por questionários, guia de orientações e cartão de identificação dos pesquisadores, foi devidamente entregue às comarcas.

O Coordenador de Projetos e Processos destacou a importância da pesquisa e da participação de todos os públicos do Judiciário. “Quem pode validar é quem consome os nossos serviços”, registrou Vivas.

Também participaram da reunião, os Servidores Taiane Lucas e Gabriel Pondé, da Seplan; e Cristina Hireche, representando o Assessor de Comunicação Social, Moisés Bisesti.

Compartilhar:
Imprimir