Seu Browser não suporta JavaScript!
TJBA Radio
Logo
Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça
Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

TJBA promove Campanha especial para celebrar os 29 anos do ECA

Texto: Ascom TJBA / Fotos: Nei Pinto

Compartilhar:
Imagem Galeria

A terça-feira (9) foi marcada pelo início da programação especial da Campanha em comemoração aos 29 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Promovida pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça da Bahia, a ação, que é aberta ao público, segue até a sexta-feira (12), na Praça de Serviços do edifício-sede do TJBA.

A Campanha inclui a exposição de vídeos e fotografias homenageando as crianças e adolescentes, além de apresentações culturais. À frente da CIJ, a Desembargadora Soraya Moradillo, ressaltou o essencial trabalho realizado pela Coordenadoria e fez esclarecimentos acerca do objetivo da atual campanha promovida.

desa-soraya-moradillo-243x300 TJBA promove Campanha especial para celebrar os 29 anos do ECA

O primeiro dia de evento contou com a apresentação de samba raiz, percussão e violino do Projeto Violinha Boa, uma parceria com a Organização do Auxílio Fraterno (OAF). A OAF, uma organização não governamental, de caráter educacional, cultural e beneficente de assistência social, tem o objetivo de acolher, educar, amparar e proteger crianças e adolescentes em situação de risco, exclusão e vulnerabilidade social.

O Presidente da OAF, Josias Souza, agradeceu pelo convite da CIJ e explicou sobre a entidade de acolhimento, além da relação positiva entre a música e as crianças.

ECA-Apresentação-OAF-DSC_6425-69-1-1 TJBA promove Campanha especial para celebrar os 29 anos do ECA

Helon Neves, musicista da banda Viola de Doze, que está à frente do Projeto Violinha Boa, relatou sobre o projeto e os importantes conhecimentos proporcionados às crianças que participam.

ECA-Apresentação-OAF-DSC_6425-69-1 TJBA promove Campanha especial para celebrar os 29 anos do ECA

Nesta quarta-feira, as ações comemorativas incluíram a apresentação do Coral infantojuvenil do Colégio Salesiano Dom Bosco. Na plateia, os Desembargadores Soraya Moradillo e Osvaldo Bomfim, Servidores do TJBA, além de visitantes e crianças da Organização do Auxílio Fraterno. No repertório, estilos variados, como forró e samba, incluindo músicas famosas de Caetano Veloso e Dorival Caymmi.

Quem esteve presente na praça de serviços do edifício-sede do TJBA, no ínício desta tarde, também acompanhou a apresentação da jovem Jucinara, da OAF, hoje violinista da Orquestra Castro Alves. O momento de celebração foi encerrado com a exibição de um vídeo institucional, produzido pela Assessoria de Comuncação Social do TJBA (Ascom).

O ECA completa 29 anos no dia 13 de julho. Esta Lei, nº 8.069/1990, é considerada um marco referente à proteção integral às pessoas que se encontram na faixa etária até 18 anos incompletos, além de 18 a 21 anos, em casos excepcionais. Busca garantir os direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes, consagrando-os como cidadãos, e reflete avanços já obtidos em âmbito internacional. Foi inspirado nas diretrizes da Constituição Federal de 1988.

Confira as próximas ações da Campanha:

11/07
13h – Apresentação de dança do Projeto Axé

12/07
13h – Apresentação Projeto Vidas em Cena (Base Comunitária da Polícia Militar), com a versão pocjet da peça de teatro “Zambi” – Grupo Junto e Misturado

Compartilhar:
Imprimir