Seu Browser não suporta JavaScript!
TJBA Radio
Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça
Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

TJBA promove Campanha especial para celebrar os 29 anos do ECA

Texto: Ascom TJBA / Fotos: Nei Pinto

Compartilhar:
Imagem Galeria

A terça-feira (9) foi marcada pelo início da programação especial da Campanha em comemoração aos 29 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Promovida pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça da Bahia, a ação, que é aberta ao público, segue até a sexta-feira (12), na Praça de Serviços do edifício-sede do TJBA.

A Campanha inclui a exposição de vídeos e fotografias homenageando as crianças e adolescentes, além de apresentações culturais. À frente da CIJ, a Desembargadora Soraya Moradillo, ressaltou o essencial trabalho realizado pela Coordenadoria e fez esclarecimentos acerca do objetivo da atual campanha promovida.

desa-soraya-moradillo-243x300 TJBA promove Campanha especial para celebrar os 29 anos do ECA

O primeiro dia de evento contou com a apresentação de samba raiz, percussão e violino do Projeto Violinha Boa, uma parceria com a Organização do Auxílio Fraterno (OAF). A OAF, uma organização não governamental, de caráter educacional, cultural e beneficente de assistência social, tem o objetivo de acolher, educar, amparar e proteger crianças e adolescentes em situação de risco, exclusão e vulnerabilidade social.

O Presidente da OAF, Josias Souza, agradeceu pelo convite da CIJ e explicou sobre a entidade de acolhimento, além da relação positiva entre a música e as crianças.

ECA-Apresentação-OAF-DSC_6425-69-1-1 TJBA promove Campanha especial para celebrar os 29 anos do ECA

Helon Neves, musicista da banda Viola de Doze, que está à frente do Projeto Violinha Boa, relatou sobre o projeto e os importantes conhecimentos proporcionados às crianças que participam.

ECA-Apresentação-OAF-DSC_6425-69-1 TJBA promove Campanha especial para celebrar os 29 anos do ECA

Nesta quarta-feira, as ações comemorativas incluíram a apresentação do Coral infantojuvenil do Colégio Salesiano Dom Bosco. Na plateia, os Desembargadores Soraya Moradillo e Osvaldo Bomfim, Servidores do TJBA, além de visitantes e crianças da Organização do Auxílio Fraterno. No repertório, estilos variados, como forró e samba, incluindo músicas famosas de Caetano Veloso e Dorival Caymmi.

Quem esteve presente na praça de serviços do edifício-sede do TJBA, no ínício desta tarde, também acompanhou a apresentação da jovem Jucinara, da OAF, hoje violinista da Orquestra Castro Alves. O momento de celebração foi encerrado com a exibição de um vídeo institucional, produzido pela Assessoria de Comuncação Social do TJBA (Ascom).

O ECA completa 29 anos no dia 13 de julho. Esta Lei, nº 8.069/1990, é considerada um marco referente à proteção integral às pessoas que se encontram na faixa etária até 18 anos incompletos, além de 18 a 21 anos, em casos excepcionais. Busca garantir os direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes, consagrando-os como cidadãos, e reflete avanços já obtidos em âmbito internacional. Foi inspirado nas diretrizes da Constituição Federal de 1988.

Confira as próximas ações da Campanha:

11/07
13h – Apresentação de dança do Projeto Axé

12/07
13h – Apresentação Projeto Vidas em Cena (Base Comunitária da Polícia Militar), com a versão pocjet da peça de teatro “Zambi” – Grupo Junto e Misturado

Compartilhar:
Imprimir