Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça

TJBA presta homenagem a Mary de Aguiar Silva, considerada a primeira juíza negra do Estado e do País

Texto: Ascom TJBA / Fotos: Nei Pinto

Compartilhar:

A Juíza Mary de Aguiar Silva foi homenageada com a outorga da Medalha do Mérito Judiciário nesta quarta-feira (28), durante sessão do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). A Magistrada baiana atuou entre 1962 e 1995 e é considerada a primeira juíza negra do Estado e do País. A Medalha homenageia personalidades nacionais ou estrangeiras por seus méritos relevantes e serviços prestados ao Poder Judiciário do Estado ou do País.

Clique aqui e veja a galeria de fotos

Durante a sessão comandada pelo Presidente da Corte, Desembargador Gesivaldo Britto, a Medalha foi entregue pela Desembargadora Decana do TJBA, Sílvia Zarif. Na ocasião, o Desembargador Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto também prestou homenagem, oferecendo flores à Juíza.

A condecoração foi proposta pelos membros da Comissão de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos (Cidis), por meio de seu Presidente, o Desembargador Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto, e aprovada por unanimidade durante sessão judicante do Tribunal Pleno realizada em 24 de outubro.

Sheila Maria Aguiar, sobrinha da Juíza homenageada, discursou em seu nome durante a Sessão Solene.

Confira o vídeo especialmente preparado pela Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial do TJBA.

Compartilhar:
Imprimir