Seu Browser não suporta JavaScript!
TJBA Radio
Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça
Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

TJBA participa de cerimônia militar do 154º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo

Texto: Ascom TJBA / Fotos: Nei Pinto

Compartilhar:
Imagem Galeria
A comemoração, promovida pelo 2º Distrito Naval, aconteceu na manhã desta terça-feira (11)

Promovido pelo 2º Distrito Naval, as comemorações do 154º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil, foram realizadas no período de 08 a 11 de junho. Na manhã desta terça-feira (11), estiveram presentes para a celebração o Desembargador Ivanilton Santos da Silva, representando o Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Gesilvaldo Britto e o Desembargador Baltazar Miranda Saraiva .

A tradicional cerimônia militar aconteceu nesta terça-feira (11), às 10 h, no Forte de Santo Antônio da Barra (Farol da Barra), com a leitura da mensagem presidencial alusiva à data e imposição de condecorações da “Ordem do Mérito Naval” a personalidades e autoridades civis e militares, além de salva de tiros disparados por um navio da Marinha.

A Batalha Naval do Riachuelo – Considerada pelos historiadores como um momento decisivo na Guerra do Paraguai com a Tríplice Aliança, composta pelo Brasil, pela Argentina e pelo Uruguai, a Batalha Naval do Riachuelo ocorreu na manhã de 11 de junho de 1865, na foz do Riachuelo, afluente do Rio Paraguai, próximo à cidade de Corrientes, na Argentina. A guerra do Paraguai, para controle dos rios da bacia do Prata, estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870.

O legado de atos heroicos, lições de determinação e amor ao país, foram deixados pela Batalha Naval do Riachuelo. Durante o combate, os protagonistas souberam dignificar, com extrema dedicação e coragem, o patriotismo.

Eventos da comemoração – No sábado (08), foi realizada ação ecológica de coleta de lixo nas praias e área marítima no entorno da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), prova de veleiros e apresentação da Banda de Música do Comando do 2º Distrito Naval.

Nos dias 08 e 09 de junho, foi liberada a visitação pública aos navios da Marinha, no Porto de Salvador, das 10h às 17h. Já no dia 10 de junho, o comandante do 2º Distrito Naval e o Presidente da Associação Comercial da Bahia realizaram aposição floral no Monumento Riachuelo, em homenagem aos heróis da Batalha Naval.

Compartilhar:
Imprimir