Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça

TJBA lança exposição com imagem de todas as sedes do Tribunal mais antigo das Américas

Texto: Ascom TJBA / Fotos: Nei Pinto

Compartilhar:
Exposição foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (13), surpreendendo a todos que chegavam no local

Uma exposição comemorativa apresentando a história do Tribunal de Justiça da Bahia, através de uma linha do tempo, foi lançada, na tarde desta quarta-feira (13), no átrio do edifício-sede, no Centro Administrativo da Bahia. O ato faz parte das comemorações dos 410 anos do TJBA, que serão celebrados sessão solene nesta quinta-feira (14), com entrega de medalhas

As imagens plotadas no átrio do TJBA apresentam as sedes do Tribunal mais antigo das Américas, instalado em 1609, com o nome de Tribunal da Relação do Estado do Brasil, também chamado Relação da Bahia, e denominado Tribunal de Justiça a partir da Constituição Federal de 1946.

O evento, que contou com a presença do Presidente do TJBA, Desembargador Gesivaldo Britto, foi aberto pelo Presidente da Comissão Organizadora dos 410 anos, o Desembargador Lidivaldo Reaiche. Na oportunidade, ele discorreu sobre o processo de organização do evento.

O Presidente do Instituto de Justiça e Cidadania, Tiago Salles, falou sobre a parceria estabelecida com o TJBA.

A Juíza Élbia Araújo, Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), parabenizou o TJBA pelo evento e falou da importância dessa história ser contada.

O Assessor Especial da Presidência I Magistrados, Juiz Humberto Nogueira, comentou sobre a importância de projetos como esse para o futuro do Judiciário baiano.

Já a Juíza Rita Ramos, Assessora Especial da Presidência II Assuntos Institucionais, fez questão de ressaltar o trabalho da Comissão Organizadora dos 410 anos.

Também marcaram presença no evento Servidores, Assessores, Magistrados, Desembargadores e visitantes.

As ações comemorativas incluem ainda o lançamento de um novo livro trazendo a história dos 410 anos do Tribunal de Justiça da Bahia, elaborado com o apoio do Instituto Justiça e Cidadania; a Revitalização do Memorial do Fórum Ruy Barbosa; e a entrega de medalhas para servidores, magistrados, autoridades locais, nacionais e internacionais durante a abertura do 116º Encontro dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do país, que ocorre na capital baiana nesta quinta (14) e sexta-feira (15).

Compartilhar:
Imprimir