Seu Browser não suporta JavaScript!
TJBA Radio
Logo
Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça
Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

TJBA homenageia o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e o Arquivo Público com a Medalha dos 410 anos

Texto: Ascom TJBA

Compartilhar:
Imagem Galeria
A entrega da medalha aconteceu na manhã desta segunda-feira (23), no Gabinete da Presidência do TJBA

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e o Arquivo Público do Estado da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon, foram homenageados pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), na manhã desta segunda-feira (23).

O Presidente do TJBA, Desembargador Gesivaldo Britto, entregou a Medalha dos 410 anos do Tribunal mais antigo das Américas, para o Presidente do IGHB, Eduardo Moraes de Castro, e para a Diretora do Arquivo Público da Bahia, Maria Teresa Matos.

O Magistrado destacou a satisfação em poder homenagear instituições centenárias, que muito ajudaram o Tribunal baiano nas comemorações dos 410 anos, em março deste ano.

gesivaldo-Britto-retrato-150x150 TJBA homenageia o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e o Arquivo Público com a Medalha dos 410 anos

 

 

Desembargador Gesivaldo Britto
Presidente do TJBA

 

Os Desembargadores Maria da Purificação da Silva, Presidente da Comissão de Memória, e Lidivaldo Reaiche Britto, Presidente da Comissão de Comemorações dos 410 anos do TJBA, acompanharam a entrega da honraria. A Secretária-geral da Presidência, Iramar Martinez, e a Assessora Especial da Presidência para Assuntos Institucionais (AEP II), Juíza Rita Ramos, também estiveram presentes.

O Presidente do IGHB, Eduardo Moraes de Castro, afirmou que a homenagem representa o reconhecimento dos 125 anos de atuação do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia em prol da cultura e geografia da Bahia. Na oportunidade, ele falou do trabalho de digitalização do acervo da biblioteca da instituição e da necessidade de parcerias.

Eduardo-Moraes-de-Castro-150x150 TJBA homenageia o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e o Arquivo Público com a Medalha dos 410 anos

 

 

Eduardo Moraes de Castro
Presidente do IGHB

 

Maria Teresa Matos, Diretora do Arquivo Público da Bahia, definiu o recebimento da medalha como símbolo da parceria das instituições para a preservação e divulgação da memória do Tribunal de Justiça da Bahia. Ela lembrou que o acervo do TJBA no Arquivo Público é reconhecido pela Unesco como memória da humanidade.

Maria-Teresa-Matos-150x150 TJBA homenageia o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e o Arquivo Público com a Medalha dos 410 anos

 

 

Maria Teresa Matos
Historiadora do IGHB

 

A Historiadora do IGHB, Rita de Cássia Rosado, acompanhou a entrega da honraria e falou um pouco sobre a história do Tribunal da Relação, origem do TJBA e do Superior Tribunal de Justiça.

Rita-de-Cássia-Rosado-150x150 TJBA homenageia o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e o Arquivo Público com a Medalha dos 410 anos

 

 

Rita de Cássia Rosado
Historiadora do IGHB

 

A medalha dos 410 anos do TJBA tem sido entregue a autoridades e a personalidades que se destacam pelos serviços prestados à sociedade. O TJBA completou 410 anos no dia 7 de março de 2019. A comemoração ocorreu na abertura do 116º Encontro do Conselho dos Presidentes dos Tribunais de Justiça, no dia 14 de março. Durante a solenidade, foram entregues as primeiras Medalhas e Diplomas. O Livro “410 Anos Fazendo História” e o Selo Comemorativo dos Correios foram lançados na ocasião.

Compartilhar:
Imprimir