Seu Browser não suporta JavaScript!
TJBA Radio
Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça
Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

SNA – AJUDA E SUPORTE

 

 

O que é o Sistema

 

O Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) foi criado em 2019 e nasceu da união do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e do Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas (CNCA). O Comitê Gestor dos Cadastros Nacionais (CGCN), instituído pela Portaria Conjunta 01/2018 do CNJ, com o objetivo de subsidiar a elaboração e o monitoramento de políticas judiciárias, é o responsável pela gestão do SNA. O sistema é regulamentado por meio da Resolução nº 289/2019 do CNJ.

 

O novo sistema abrange milhares de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, com uma visão global da criança, focada na doutrina da proteção integral prevista na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Os maiores beneficiários do SNA são as crianças e adolescentes em acolhimento familiar e institucional, que aguardam o retorno à família de origem ou a sua adoção.

 

O SNA possui um inédito sistema de alertas, com o qual os juízes e as corregedorias podem acompanhar todos os prazos referentes às crianças e adolescentes acolhidos e em processo de adoção, bem como de pretendentes. Com isso, há maior celeridade na resolução dos casos e maior controle dos processos, sempre no cumprimento da missão constitucional do Conselho Nacional de Justiça.

 


 

Solicitação de cadastro:

 

A Coordenadoria da Infância e Juventude – CIJ, é a administradora regional do Sistema no âmbito do Tribunal de Justiça da Bahia.

 

Solicitação de cadastro de magistrados e servidores deverá ser direcionada ao e-mail cijbahia@tjba.jus.br, contendo as seguintes informações:

 

Nome:
CPF:
E-mail:
Unidade Jurisdicional:
Comarca:

 


 

Acesso:

 

O acesso ao sistema SNA – Sistema Nacional de Adoção é feito através do endereço eletrônico https://www.cnj.jus.br/sna/.

 

ATENÇÃO: O acesso pode ser feito através dos navegadores Chrome, Firefox, Internet Explorer (versão 9 ou superior) e Safari (versão 5 ou superior). O Chrome é indicado como o que proporciona melhor funcionamento

 


 

Dúvidas e esclarecimentos:

 

1. Dúvidas e eventuais esclarecimentos poderão ser dirimidos por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude: e-mail:cijbahia@tjba.jus.br, telefone: (71) 3372-1841/1714/1711/7504, site: Infância e Juventude.

 

2. Dúvidas técnicas relacionadas ao Sistema SNAtambém poderão ser solvidas através de abertura de chamado com a Central de Atendimento do DTI – Departamento de Tecnologia da Informação do Conselho Nacional de Justiça ou interação por meio dos contatos da SEATE – Equipe da Seção de Gestão de Atendimento ao usuário do CNJ.
Telefone: (61)2326-5353 | E-mail: sistemasnacionais@cnj.jus.br

 

3. Tutorial

 

4. Para mais informações :https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/adocao/ ;

 


 

Anexos relacionados:

 

Apostila do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento;

 

Resolução CNJ n. 289 de 2019.

 

 

Compartilhar:
Imprimir