Rádio TJBA RÁDIO TJBA

Sala de
Imprensa

Notícias




Sessão do Pleno desta quarta-feira (14) inaugura novo sistema audiovisual do TJBA

Texto: Ascom TJBA

Compartilhar:

O Tribunal de Justiça da Bahia realiza a Sessão do Pleno nesta quarta-feira (14) com a implantação do novo sistema audiovisual. O Projeto teve início em 2016 com pesquisa, planejamento e logística. O levantamento de dados foi feito com todos os Tribunais de Justiça do País para aproveitar a troca de experiências e garantir um dos melhores serviços em execução na atualidade. As taquigrafas deixam o Pleno, mas ficam numa sala com essa moderna tecnologia de câmeras robóticas para fazer o videomonitoramento e as transcrições.

A Seção de Taquigrafia e Operação de Som presta serviços de taquigrafia, sonorização, gravação eletrônica e revisão gramatical e redação das notas taquigráficas de sessões que ocorrem no âmbito do 2º Grau do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

Atualmente o setor é composto por cinco operadores de som, um revisor, cinco transcritores, uma secretária e uma Coordenadora e faz o registro de 17 sessões de julgamento.

Novo Sistema – Em pesquisa realizada junto aos demais Tribunais de Justiça do Brasil (março/2016) verificou-se que a grande maioria realiza um movimento de modernização dos sistemas, acompanhando as novas tendências tecnológicas existentes.

Em muitos Tribunais de Justiça (Sergipe, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará, Amazonas, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, dentre outros), os registros das sessões de julgamento ficam por conta de sistema de áudio mais avançado, por vezes audiovisual, e que possuem ferramentas que facilitam e dão celeridade ao trabalho desempenhado, a exemplo da transmissão ao vivo das sessões e posterior publicação delas nos sites com a indexação do conteúdo, distribuição de forma automática dos turnos para a transcrição, edição e revisão de textos com automatização dos encaixes das transcrições.

Após os dados levantados, empresas de gravação audiovisual foram contatadas para apresentarem seus sistemas e a Presidência do TJBA decidiu abrir processo licitatório, com o intuito de modernizar as gravações das sessões de julgamento do 2º Grau, tornando-as mais acessíveis, transparentes e seguras.

Após reunião de alinhamento entre empresa, setores da SETIM, SEAD e SEJUD, iniciou-se a instalação pela sala do Tribunal Pleno, com inauguração na Sessão Plenária desta quarta-feira (14).

As demais salas de sessões terão a solução instalada até 90 dias após o Tribunal Pleno.

Compartilhar:
Imprimir