Seu Browser não suporta JavaScript!
TJBA Radio
Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça
Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

Semana de Conciliação: Unidades têm até o próximo dia 16 para preparar e enviar intimações para as partes

Texto: Ascom PJBA

Compartilhar:
Imagem Galeria

Unidades Judiciárias que participam da Semana Nacional de Conciliação têm até o próximo dia 16 para preparar e enviar as intimações para as partes. O evento, que pela primeira vez será realizado de forma virtual, acontece entre 30 de novembro e 4 de dezembro.

O modelo à distância da XV Semana Nacional de Conciliação foi recomendado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de evitar aglomerações, e consequentemente não contribuir para a disseminação do Coronavírus.

Além de dar uma resposta mais célere para as partes, o ato de conciliar contribui para a diminuição da quantidade de processos no Judiciário e ainda promove a cultura de paz. No Poder Judiciário da Bahia (PJBA), as audiências acontecerão por meio do aplicativo Lifesize.

A XV Semana de Conciliação traz o conceito “Conciliação: menos conflito, mais resultado”. A ação mostra como o método de solução de conflitos pode gerar acordos que priorizam as condições das partes, sem que elas passem por — ou reduzam — eventuais desgastes e custos de um processo judicial.

O lema da autocomposição é solucionar conflitos de forma consensual, seja na área de família, cível, consumidor ou até mesmo fazendária. Esse método (autocomposição) é um sinônimo para audiência de conciliação, trata-se de um procedimento de resolução de conflitos, no qual se busca uma solução que atenda ao interesse de todos.

Cronograma da Semana de Conciliação no âmbito do Judiciário baiano:
a) A inscrição de processos foi até 26/10
b) Seleção de processos foi até 03/11/2020;
c) Preparação e envio das intimações: até 16/11/2020;
d) Encaminhar ao Nupemec a quantidade de processos selecionados: 23/11/2020; e
e) Realização das Audiências: 30/11/2020 a 04/12/2020

Para esclarecimento de dúvidas, a parte também pode entrar em contato por meio do Whatsapp do Nupemec – (71) 9 9979-1295.

Desde o ano de 2006, o Poder Judiciário da Bahia participa da Semana Nacional de Conciliação, instituída pelo CNJ.

No âmbito do Judiciário baiano, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) é presidido pelo Desembargador João Augusto Alves de Oliveira Pinto e coordenado pelo Juiz Moacir Reis Fernandes Filho.

Portal do Nupemec 

Compartilhar:
Imprimir