Seu Browser não suporta JavaScript!
TJBA Radio
Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça
Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

Semana da Memória do Poder Judiciário: magistrados do PJBA falam sobre a gestão de memória do Tribunal

Texto: Ascom PJBA

Compartilhar:
Imagem Galeria
Ambos artigos estão disponíveis na íntegra em acesso aberto no site do Poder Judiciário da Bahia

O Poder Judiciário da Bahia (PJBA), em observância à Semana da Memória do Poder Judiciário, divulga dois artigos de autoria de magistrados integrantes da Comissão Permanente de Memória, a Desembargadora Rita de Cássia Machado Magalhães e o Juiz Joselito Rodrigues de Miranda Júnior, sobre a memória do Tribunal. 

No artigo, “A importância da comissão de gestão de memória do Tribunal de Justiça da Bahia”, a Magistrada Rita de Cássia Machado Magalhães almeja demonstrar a importância da criação da Comissão de Gestão de Memória do PJBA e a necessidade do aprimoramento das atividades desenvolvidas por seus membros. Ao longo do texto, a Magistrada busca reconhecer a relevância do trabalho da Comissão, para o conhecimento do processo histórico-social vivenciado na esfera jurídica, e dos meios de difusão das informações para a conformação e fortalecimento do Judiciário Baiano através da construção efetiva de um programa de gestão de memória. 

O Juiz Joselito Rodrigues de Miranda Júnior, no ensaio intitulado “Memória do Poder Judiciário”, tece considerações acerca da capital do estado, em sua condição de berço do Poder Judiciário em terras brasileiras. Ao todo, o Magistrado elenca três curiosidades sobre a fundação da cidade, a administração da Justiça e o Tribunal da Relação da Bahia.  

Semana da Memória – Em homenagem ao Dia da Memória do Poder Judiciário, celebrado em 10 de maio, o PJBA está com uma programação de notícias multimídia que visa aproximar a população da história e do rico legado do Tribunal baiano. A data objetiva conferir maior visibilidade à Memória da Justiça brasileira e à importância do resgate, preservação, valorização e divulgação do seu patrimônio histórico.  

O projeto faz parte da Semana da Memória, proposta pelo Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) e instituída pela Resolução CNJ n. 316/2020, que celebra o Patrimônio Cultural construído pelo Poder Judiciário desde o Brasil Colônia para as gerações presentes e futuras.  

Este ano, o II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário será sediado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em modalidade presencial, entre os dias 10 e 13 de maio, em Recife (PE). O tema do evento é “História, Memória e Patrimônios”. O encontro culmina com a entrega do Prêmio CNJ de Memória 

A Comissão da Memória do PJBA tem como membros titulares os Desembargadores Regina Helena Ramos Reis (Presidente), Aldenilson Barbosa dos Santos, Maria da Purificação da Silva e Rita de Cássia Machado Magalhães; os Juízes Arnaldo José Lemos de Souza, Cássio José Barbosa Miranda, Joselito Rodrigues de Miranda Júnior e Márcia Denise Mineiro Sampaio Mascarenhas; e os Servidores Lucio Máximo Gonzaga de Lima Caprini e Vera Lucia Bispo Cavalcante. Como suplentes, a Comissão conta com os Desembargadores Augusto Lima Bispo, Heloísa Pinto de Freitas Vieira Graddi e Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto; e com os Juízes Ana Claudia Mesquita, Andréa Paula Matos Rodrigues de Miranda e Gilberto Bahia de Oliveira.  

Clique aqui e saiba mais sobre a atuação da Comissão de Memória do PJBA. 

 

Descrição da imagem: cabeçalho ilustrativo da Semana da Memória do Poder Judiciário [fim da descrição].  

#pracegover #pratodosverem  

Compartilhar:
Imprimir