Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça

Projeto Unijud Digital inicia a fase de triagem e cadastramento de processos

Texto: Ascom TJBA

Compartilhar:

O projeto estratégico da gestão do Desembargador Gesivaldo Britto no Tribunal de Justiça da Bahia – Unijud Digital – entrou na fase de triagem e cadastramento de processos, para futura digitalização. No dia 4 de fevereiro iniciaram as visitas às unidades que já estão com o Processo Judicial Eletrônico (PJe) instalado e ainda possuem acervo físico. Ao fim desta etapa, cerca de 455 mil processos serão triados.

O Unijud Digital, voltado para a valorização do 1º Grau, busca reunir, em uma ferramenta única, os sistemas utilizados pelo Tribunal baiano (SAJ, Projudi e Saipro). A meta é instalar o PJe em todas as unidades não criminais, até janeiro de 2020.”

Nesta nova fase, nas unidades com processos físicos, a equipe Unijud faz a triagem para separar aqueles que precisam ser digitalizados. Todos os processos selecionados são cadastrados em um sistema de gerenciamento eletrônico para rastreamento e posterior envio para empresa que fará a digitalização. São cadastradas informações como a quantidade de folhas, o número da causa e da caixa onde está localizada, entre outras.

Esses processos passarão pela migração do Saipro ou do SAJ, para o PJe. Nas unidades com até 1.300 processos, os servidores da própria Vara fazem a triagem e a equipe Unijud realiza o cadastramento. Já aquelas com mais de 1.300 no acervo, recebem o apoio do Unijud para a triagem e o cadastramento.

Esta semana, de segunda (18) a sexta-feira (22), unidades das Comarcas de Correntina, Santa Maria da Vitória, Coribe e Santana passam pela fase de triagem e cadastramento. Já em Cocos, Ubaíra e Santa Inês, a equipe Unijud faz o cadastramento de processos.

Início – A fase de triagem e cadastramento iniciou na semana de 04 a 08 de fevereiro nas Varas Cíveis de Camamu, Itacaré, Ubatã, Ubaitaba, Jaguarari, Riachão do Jacuípe, Santa Luz, Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado. As Comarcas de Santo Amaro e Curaçá passaram apenas pelo cadastramento nesses dias. No total 29.814 processos foram triados.

Na semana de 11 a 15 de fevereiro passaram pela triagem e cadastramento unidades das Comarcas de Ibotirama, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, Mairi, Iraquara, Seabra, Andaraí, Piatã, Cotegipe, Luís Eduardo Magalhães (2ª Vara Cível). Unidades de Formosa do Rio Preto e Barreiras (1ª, 2ª, 3ª Cível e Fazenda Pública) passaram pelo cadastramento. Nesta semana, um total 29.241 processos foram triados e preparados para encaminhar para digitalização.

O Unijud Digital iniciou, em 2018, com o treinamento e implantação assistida do PJe, fase que também está em andamento.

Entre os benefícios do projeto estão a celeridade na tramitação de processos e aumento de produtividade. Isso porque além de simplificar em um único sistema a petição e trâmite processual, o Unijud prevê o desenvolvimento de automações dentro do PJe para todas as classes processuais, como já é realidade na Fazenda Pública.

Leia mais: NOVO FLUXO DE EXECUÇÃO FISCAL NO PJE AUTOMATIZA TAREFAS; PROJETO-PILOTO INICIOU NA SEGUNDA (14)

Compartilhar:
Imprimir