Seu Browser não suporta JavaScript!
TJBA Radio
Logo
Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça
Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

Presidente do TJBA promove momentos marcantes no 117º Encontro do Conselho

Texto: Ascom TJBA

Compartilhar:
Imagem Galeria

Troca de experiências. Apresentação da Revista TJBA em Ação. Entrega de Medalha dos 410 anos. O Presidente do Judiciário da Bahia, Desembargador Gesivaldo, promoveu momentos marcantes durante o 117º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça. O evento foi realizado entre 1º e 2 de agosto, em Porto Alegre. Contou com a presença de líderes dos Tribunais do país.

Clique aqui e acesse o hotsite do 117º Encontro do Conselho

Ao final do Encontro, o Chefe do Judiciário baiano destacou a importância do evento que considera as especificidades dos Tribunais de Justiça e, por meio das informações compartilhadas pelos gestores, agrega valor às instituições. Com relação aos projetos desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), o mais antigo das Américas, o Presidente Desembargador Gesivaldo Britto registrou que “isso nos eleva ainda mais perante o cenário nacional”.

O Desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, Presidente do Judiciário gaúcho e do Conselho dos Tribunais de Justiça, salientou a relevância dos Encontros promovidos pelo Conselho.

Líderes dos Tribunais de Justiça do Brasil também ressaltaram os resultados positivos proporcionados pela ação do Conselho.

Da mesma forma, o Juiz do TJBA Humberto Nogueira, Assessor Especial da Presidência I, realçou os benefícios advindos da realização dos Encontros. O Magistrado participou da 1ª reunião dos Assessores dos Tribunais, ocorrida durante o 117º Encontro do Conselho. A partir dessa edição, o momento de interação entre os Assessores passou a constar na programação dos Encontros do Conselho.

117º Encontro do Conselho – A solenidade de abertura da 117º edição do Encontro aconteceu quinta-feira (1º), no Plenário Pedro Soares Muñoz, sediado no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). O Desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, Presidente do TJRS e do Conselho dos Tribunais de Justiça, deu as boas-vindas às autoridades. Na sequência, os convidados acompanharam a execução do Hino Nacional e do Hino do Rio Grande do Sul e assistiram ao vídeo institucional sobre o funcionamento da Justiça gaúcha.

Nos dois dias do evento, 1º e 2 de agosto, o Presidente do Judiciário baiano ocupou lugar de destaque no Plenário do TJRS, integrando a mesa de honra das autoridades.

117-encontro-do-conselho-gesivaldo-britto Presidente do TJBA promove momentos marcantes no 117º Encontro do Conselho

Presidente do TJBA compôs a mesa de honra

A Presidente do Judiciário baiano, biênio 2016-2018, Desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, também prestigiou o 117º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça.

117-encontro-do-conselho-desa-maria-do-socorro Presidente do TJBA promove momentos marcantes no 117º Encontro do Conselho

A Desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago compareceu ao 117º Encontro do Conselho

No segundo dia do evento, o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, palestrou sobre “STJ: Magistratura do Século XXI”. Na sequência, ainda foram discutidos assuntos internos. Ao final do Encontro, os Desembargadores Presidentes dos Tribunais de Justiça dos Estados divulgaram a Carta de Porto Alegre, documento com as posições oficiais do Conselho sobre assuntos de relevância para a magistratura no país.

Clique aqui e acesse a Carta de Porto Alegre

Projetos do Judiciário baiano – No evento, o Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia entregou o exemplar da Revista TJBA em Ação, edição Comemorativa, aos participantes do evento, compartilhando algumas de suas realizações à frente da gestão do Judiciário baiano, o que inclui a concepção do 116º Encontro do Conselho. Nesse evento, ocorrido em março, na capital baiana, o TJBA comemorou, em sessão solene, os seus 410 anos.

117-encontro-do-conselho-presidentes-revistas Presidente do TJBA promove momentos marcantes no 117º Encontro do Conselho

Presidentes do TJBA e TJRS apresentam suas publicações

Clique aqui e acesse a edição comemorativa da Revista TJBA em Ação

O Presidente do Judiciário baiano também entregou a Medalha Comemorativa aos 410 anos do TJBA à Desembargadora Denise Bonfim, do Tribunal de Justiça do Acre. A Magistrada agradeceu, aos Desembargadores da Bahia, a honraria recebida.

Conselho dos Tribunais – O Conselho dos Tribunais de Justiça defende princípios, prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário. Os Encontros promovidos são marcados pela troca de experiências e pela contribuição de cada um dos líderes dos Tribunais em todas as áreas de atuação, desde a gestão administrativa até a prestação dos serviços jurisdicionais. Assim, inúmeros temas jurídicos entram em discussão, na busca pelo aperfeiçoamento contínuo das ações.

O Conselho é integrado pelos Presidentes dos Tribunais de Justiça dos Estados, incluindo o TJ do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). A instância é consultada pelos Tribunais Superiores, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Poder Legislativo e Poder Executivo em relação aos assuntos de interesse do Poder Judiciário para o fortalecimento e melhoria da prestação jurisdicional.

Compartilhar:
Imprimir