Seu Browser não suporta JavaScript!
TJBA Radio
Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça
Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

Presidente do TJBA empossa novo Desembargador eleito pelo quinto constitucional

Texto: Ascom PJBA / Fotos: Ascom PJBA/ Angelino de Jesus OAB-BA

Compartilhar:
Imagem Galeria
A solenidade reuniu autoridades, familiares e amigos do Magistrado recém-empossado

O Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, deu posse ao novo Desembargador Antônio Adonias Aguiar Bastos, eleito pelo quinto constitucional. Na manhã de segunda-feira (19), a solenidade reuniu, na sala da Presidência, não apenas o colegiado e autoridades do Judiciário, mas também familiares e amigos convidados do Magistrado recém-empossado. 

“Estamos aqui, hoje, em celebração pela posse de mais um novo Desembargador no TJBA”, declarou o Chefe do Judiciário baiano. Na oportunidade, o Desembargador Presidente teceu homenagem ao currículo profissional do empossando, bem como relembrou um artigo que escreveu para o jornal Tribuna da Bahia, em abril de 1994, sobre a importância do ingresso de Desembargadores originários da advocacia no Tribunal baiano. 

“De fato, a participação de Desembargador, no colegiado de um tribunal, vindo do Quinto Constitucional, materializa o princípio do pluralismo jurídico. Essa é uma tendência no mundo de que os colegiados sejam pluricompostos, diante das relações humanas cada vez mais complexas, em um mundo heterogêneo e em constantes transformações”, enfatizou o Presidente do TJBA. 

O Chefe do Judiciário baiano, ainda, fez menção honrosa aos demais integrantes da lista sêxtupla de advogados que concorreram para o cargo vago no TJBA, citando cada um nominalmente. 

O Advogado Antônio Adonias Aguiar Bastos proferiu o compromisso de posse e, em seguida, assinou o respectivo termo. Em seguida, o Secretário Judiciário do PJBA, Marcos Vinicio Brasil Alcântara, realizou a leitura do termo de posse. Dirigindo-se, então, ao Presidente do TJBA, o Magistrado recém-empossado recebeu as vestes talares. 

19.12.22-Posse-do-Des.-Antonio-Adonias-100-1024x748 Presidente do TJBA empossa novo Desembargador eleito pelo quinto constitucional

Convém ressaltar que Antônio Adonias Aguiar Bastos, natural de Salvador, é formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal); é advogado inscrito na OAB/BA, desde 2001; e possui mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde atua como professor efetivo desde 2011. 

A cerimônia foi prestigiada pelo Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco; pela Desembargadora decana do TJBA, Sílvia Carneiros Santos Zarif, ao lado do seu esposo, o Advogado Marcelo Zarif; pelos Desembargadores Cynthia Maria Pina Resende, Pedro Augusto Costa Guerra, Maurício Kertzman, Maria de Lourdes Pinho Medauar, Baltazar Miranda Saraiva, Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto, Mário Albiani Júnior, Abelardo Paulo da Matta Neto, Júlio Travessa, Cássio José Barbosa Miranda, Geder Luiz Rocha Gomes, Jorge Barreto e Marcelo Brito; e pela Desembargadora Federal do Trabalho, Suzane Faillace Castelo Branco.

Também estiveram a Presidente da OAB-BA, Daniela Borges; o Advogado e Conselheiro Federal da OAB, Luiz Viana Queiroz; o Professor e Advogado, Fernando Santana; o Juiz Assessor Especial da Presidência I, Ícaro Almeida Matos; a Juíza Assessora Especial da Presidência II, Rita Ramos; o Secretário Judiciário do PJBA, Marcos Vinicio Brasil Alcântara; o Secretário-Geral da Presidência, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima; o Secretário-Geral da Universidade Corporativa, Marcus Vinícius Fernandes; o Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Cel. PM Paulo César Alves da Silveira; o Promotor de Justiça Paulo Modesto; entre outras autoridades locais. 

O novo Desembargador do TJBA compartilhou sua trajetória na advocacia e na docência. Também agradeceu a todos que contribuíram com sua carreira até chegar ao Tribunal. 

Descrição da imagem: Presidente do TJBA fazendo discurso, com o novo Desembargador e autoridades do Judiciário ao lado [fim da descrição]. 

#pracegover #pratodosverem 

Compartilhar:
Imprimir