Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça

Presidente do STF visita Fórum Ruy Barbosa e participa de homenagens dos 410 anos do TJBA

Texto: Ascom TJBA / Fotos: Nei Pinto

Compartilhar:

O Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador Gesivaldo Britto, ao lado do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Dias Toffoli, e do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) de Portugal, Desembargador Antônio Joaquim Piçarra, descerraram uma placa em homenagem aos 410 anos do TJBA, na cripta do jurista Rui Barbosa, no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador. O momento histórico, na tarde desta sexta-feira (15), marca as comemorações do Tribunal baiano.

Logo em seguida, o Presidente do TJBA entregou a medalha comemorativa aos 410 anos para o Ministro Dias Toffoli, que não pôde estar presente na solenidade na noite de quinta-feira (14). O Ministro também recebeu uma estatueta do Jurista Rui Barbosa e presenteou o Presidente do TJBA com uma obra comemorativa da Constituição de 1988, uma edição da Constituição e também um livro ilustrado sobre o processo constituinte de 1988.

Desembargadores, juízes, assessores e servidores acompanharam o ato. O Ministro agradeceu a oportunidade de participar desse momento histórico e falou sobre o aperfeiçoamento da Justiça, a formação de um Judiciário cada vez mais transparente e eficiente, atuando em defesa da democracia e do cidadão brasileiro.

 

 

Ministro Dias Toffoli
Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)

“Não há como mensurar a alegria desse momento histórico de homenagem na cripta de Rui Barbosa, um jurista que muito contribuiu com nossa história, com o Judiciário e com a nossa luta para ter uma justiça cada vez mais célere”, afirmou o Presidente do TJBA.

As autoridades visitaram ainda o Memorial do Poder Judiciário, que preserva móveis e documentos antigos do TJBA, o primeiro Tribunal das Américas. Finalizando a visita ao Fórum, o Presidente do STF/CNJ concedeu uma entrevista coletiva para os jornalistas presentes. Destacou a importância da atuação do Judiciário com eficiência, transparência e responsabilidade, e respondeu questões sobre responsabilidade da Justiça Eleitoral e Fakenews.

Em seguida, o Presidente do STF dirigiu -se para o 116° Encontro do Conselho dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, onde fez a palestra de encerramento.

Durante o dia, o Ministro também visitou o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, a Justiça Federal – Seção Judiciária do Estado da Bahia e o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região.

Os encontros buscaram aumentar a integração do Poder Judiciário. Essa é a primeira vez que o Ministro vem à Bahia, após assumir como Presidente do STF.

Compartilhar:
Imprimir