Seu Browser não suporta JavaScript!
TJBA Radio
Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça
Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

Presidente do PJBA reinaugura Fórum de Andaraí e inaugura Cejusc e Sala Passiva na Comarca

Texto: Ascom PJBA / Fotos: Ascom PJBA

Compartilhar:
Imagem Galeria
As inaugurações em Andaraí aconteceram na terça-feira (20), com o Presidente do PJBA

Nessa terça-feira (20), o Poder Judiciário da Bahia (PJBA) realizou a cerimônia de reinauguração do Fórum Nilda Vieira Coutinho, da Comarca de Andaraí, localizada a cerca de 430 km de Salvador. Além do Fórum, foram entregues, na ocasião, o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) e a Sala Passiva de Videoconferência que faz parte da ampliação do Juízo 100% Digital, projeto implementado pelo Tribunal baiano para facilitar o acesso do cidadão à justiça, por meio da tecnologia.

Viviane da Anunciação Souza, Diretora de 1° Grau, representou a Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, Coordenadora de Apoio ao 1º Grau, e iniciou os pronunciamentos falando sobre a importância da Justiça 4.0 e do Juízo 100% Digital. Conforme relatou, essa sala passiva é a 12ª entregue na Bahia. ‘’Estamos, hoje, diante da justiça do futuro. Uma justiça célere, com menor custo, eficiente, inclusiva e cidadã’’, declarou a Diretora.

Em seguida, o Juiz Ícaro Almeida Matos destacou a felicidade de estar na solenidade, visto que foi juiz da Comarca de Andaraí, há 24 anos. Na oportunidade, lembrou momentos da sua história com a cidade e com os servidores da comarca, os quais estavam presentes. Manifestou, ainda, a importância da atuação dos Cejusc´s como mecanismo de conciliação que, pare ele, amplia o ‘sistema multiportas de acesso à justiça’.

Presente à solenidade, o Prefeito de Andaraí, Wilson Paz Cardoso, expressou sua gratidão pela presença e pela atuação do Judiciário no município. Ressaltou que a união entre as instituições tem o objetivo único de melhorar a qualidade de vida da população. ‘’Tenho certeza que teremos um resultado muito satisfatório com a realização de vários acordos através da forma civilizada, ajudando a população de Andaraí a resolver seus conflitos’’, disse o Prefeito.

Já o Desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá, Coordenador da Infância e Juventude do PJBA, falou do impacto das incursões pelo interior da Bahia, com vistas a possibilitar o contato da Coordenadoria com crianças e adolescentes em casas de abrigo, para que a equipe possa criar oportunidades no âmbito da adoção. Externou, também, a relevância dos projetos de inclusão digital capitaneados pelo Desembargador Presidente Nilson Soares Castelo Branco, referindo-se a eles como um marco histórico para o Tribunal.

Titular da Comarca de Andaraí, o Juiz Dilermando de Lima Costa Ferreira aproveitou sua fala para apresentar os resultados de produtividade da vara. Explicou que medidas como a nomeação de novos juízes substitutos, a promoção de reformas das estruturas físicas dos fóruns, a modernização dos equipamentos e a atuação dos estagiários de pós-graduação que auxiliam as unidades têm contribuído, significativamente, para a celeridade da prestação jurisdicional.

O Desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, Corregedor das Comarcas do Interior, usou seu momento de fala, a fim de parabenizar o Desembargador Presidente Nilson Soares Castelo Branco. Pontuou que a visita de um presidente às comarcas do interior reforça o sentimento de pertencimento dos servidores e dos cidadãos e mostra que o Judiciário tem a consciência de que suas missões não se limitam apenas às obrigações e aos afazeres do Tribunal.

Por fim, o Desembargador Presidente Nilson Soares Castelo Branco, em seu discurso, salientou a excelência da Mesa Diretora do Tribunal baiano. ‘’A nossa Mesa Diretora tem uma singularidade. Nós integramos como Desembargadores que têm identidade geracional. É uma mesa plural, que não é composta só de homens. Correspondemos, assim, ao que o mundo necessita de que os colegiados sejam representativos das diferenças’’, declarou o Presidente.

O Chefe do Judiciário baiano falou, ainda, sobre a nova forma de agir do Tribunal, destacando a atuação das caravanas que ampliam o alcance aos jurisdicionados do interior do estado, democratizando o Judiciário e fortalecendo a relação com as autoridades dos municípios. Na oportunidade, entregou dois computadores, um para a sala dos oficiais e outro para a Vara Plena.

Compuseram a mesa de honra, o Desembargador Presidente Nilson Soares Castelo Branco; o Desembargador Jatahy Júnior; o Desembargador Salomão Resedá; o Juiz Dilermando de Lima Costa Ferreira; o Juiz Ícaro Almeida Matos, Assessor Especial da Presidência – Magistrados (AEP-I); o Juiz Cássio Miranda; o Prefeito Wilson Paz Cardoso; o Advogado Eduardo Ferreira, representante da OAB-BA; e a Diretora Viviane da Anunciação.

Assista ao vídeo da cerimônia:

Descrição da imagem: autoridades descerrando placa de inauguração [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem

Compartilhar:
Imprimir