Seu Browser não suporta JavaScript!
TJBA Radio
Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça
Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

Presidente do PJBA participa do XXIV Congresso Brasileiro de Magistrados, realizado em Salvador

Texto: Amab, com edição da Ascom

Compartilhar:
Imagem Galeria
Realizado em Salvador, o XXIV Congresso Brasileiro de Magistrados segue até sábado (14)

Com um auditório lotado e caravanas de todos os estados do país, foi aberto na quinta-feira (12), no Centro de Convenções de Salvador, o XXIV Congresso Brasileiro de Magistrados. O evento, que segue até sábado (14), reúne cerca de 1,7 mil juízes, desembargadores e ministros de tribunais superiores. A realização é da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e co-realização da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab). 

O Presidente do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, esteve presente no evento e compôs a Mesa de Honra. Ele deu as boas-vindas e destacou a pluralidade do estado, a importância do Judiciário baiano na esfera nacional, e o sincretismo em favor da magistratura.   

Confira o discurso do Presidente do PJBA na íntegra

Na abertura, a Presidente da Amab, Juíza Nartir Weber, falou da alegria de receber colegas de todo o país. “Uma honra receber tantos magistrados na nossa cidade. Vamos discutir temas de grande relevância para o Judiciário e para a magistratura. Sintam-se em casa”, declarou.  

Conferência – A abertura contou com conferência magna do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Luiz Fux. “Falo aqui com colegas. Nossa carreira é integrada de muita luta e muitas vezes não tem o reconhecimento que merece”, iniciou sua fala. Ele ainda destacou que há um sentimento constitucional do povo, que é diferente de opinião pública passageira. “Nós juízes, nós do judiciário, não fazemos pesquisa de opinião pública para decidir, mas devemos contas à sociedade. É muito importante que tenhamos essa consciência, relembrando sempre que todo poder emana do povo”, citou. 

Homenagens – O músico Carlinhos Brown recebeu o título de Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia, durante o evento. “Estou honrado e agradecido. Me inspiro nos pacificadores e na ação do fazer da entrega e do cuidado algo real e possível com o outro”, disse, enfatizando, ainda, a necessidade de a sociedade lançar o olhar para os jovens e crianças. 

O Presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Luiz Fux, foi agraciado com o Título de Cidadão Baiano. Ele recebeu a honraria das mãos do proponente da homenagem, Deputado Sandro Régis (União Brasil), e do Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Adolfo Menezes (PSD). 

A Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, recebeu o título de cidadã soteropolitana, entregue à Magistrada pelo Presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Geraldo Junior. Já o Ex-Presidente da Amab e Coordenador do evento, Juiz Freeddy Pitta Lima, recebeu a mais alta honraria concedida pela CMS. A entrega da Medalha Thomé de Souza foi uma proposição de autoria dos Vereadores Paulo Magalhães Jr. e Marcelle Moraes. 

Também estiveram na Mesa de Abertura do evento o Ministro Dias Toffoli (STF); o Prefeito de Salvador, Bruno Reis; e o Ministro Luís Felipe Salomão (STJ); entre outras autoridades. 

Descrição da imagem: Presidente do PJBA, Desembargador Nilson Castelo Branco, na tribuna do auditório do evento, com autoridades sentadas ao seu lado [fim da descrição] 

#Pratodosverem #Pracegover 

Mais informações   

Compartilhar:
Imprimir