Seu Browser não suporta JavaScript!
TJBA Radio
Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça
Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

Presidente do PJBA empossa quatro juízas e um juiz substitutos aprovados em concurso público

Texto: Ascom PJBA

Compartilhar:
Imagem Galeria
O Presidente Nilson Castelo Branco parabeniza as novas magistradas pelo ingresso no Tribunal, destacando o fato como símbolo de conquista para a mulher brasileira.

“Estamos aqui, hoje, em celebração cívica”, declarou o Presidente do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, ao empossar quatro juízas substitutas e um juiz substituto, durante cerimônia conduzida no Tribunal Pleno, na tarde dessa terça-feira (16). O Desembargador também aproveitou a oportunidade para parabenizar as novas juízas substitutas, ressaltando a conquista feminina no Judiciário. “É um espaço que se abre para a mulher brasileira, eu as felicito com muita alegria e contentamento.” 

Passam a integrar o quadro do Judiciário baiano, na qualidade de Juízas e Juiz Substituto, Gabriele Araújo Pinheiro, Camila Gabriela Araújo de Amâncio, Josélia Gomes do Carmo, Deiner Xavier Andrade e Viviane Delfino Lima Ricardo.  

Natural de Salvador, a Juíza Substituta Gabriele Araújo Pinheiro expressou felicidade e gratidão de retornar à Bahia para exercer um cargo na magistratura. Ela já tinha experiência no cargo de Juíza no Tribunal de Justiça do Pará, onde exerceu a função por pouco menos de um ano. “É um privilégio estar tomando posse na minha casa”, afirmou a Juíza Substituta. “A magistratura é um grande sonho que agora se tornou realidade. Desde pequena, nunca pensei em seguir outra carreira a não ser a essa. Irei exercer a profissão com muita honra, prestando um trabalho de eficiência e justiça para a população baiana”.   

A Juíza Substituta Josélia Gomes do Carmo, natural de Campo Grande (MS), também descreve o momento de posse como uma grande honra. “Sempre almejei este momento, estou muito satisfeita. Espero poder contribuir com o Tribunal, levando ao jurisdicionado acesso à Justiça e auxiliando a sociedade de uma maneira geral.” 

Compareceram à cerimônia o Presidente do Judiciário baiano, Desembargador Nilson Castelo Branco; a Juíza Assessora Especial da Presidência – Assuntos Institucionais, Rita Ramos; o Juiz Assessor Especial da Presidência – Magistrados, Ícaro Matos; o Secretário Judiciário, Marcos Alcântara; o Diretor-Geral da Universidade Corporativa (Unicorp), Mário Albiani Júnior; a Presidente da Associação de Magistrados da Bahia (Amab), Juíza Nartir Dantas Weber; e o Promotor Márcio Fahel, representando a Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público da Bahia, Norma Cavalcanti.  

Assista ao vídeo da posse na íntegra!

 

Edital – O concurso foi realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa e Avaliação de Eventos – CEBRASPE, sob a coordenação e supervisão dos membros da Comissão Especial de Concurso. As inscrições, realizadas no período de 04 de outubro de 2018 a 05 de novembro de 2018, reuniram 6.958 concorrentes.  

O Edital de abertura do Concurso Público para provimento dos cargos de Juiz Substituto e formação de cadastro reserva do quadro do TJBA foi disponibilizado no DJE de n° 2.232, de 27 de setembro de 2018, no qual foram oferecidas 50 vagas, sendo 32 destinadas a ampla concorrência, três vagas reservadas a candidatos portadores de deficiência, correspondente a 5% do total, e 15 vagas reservadas a candidatos negros, respeitando a porcentagem de 30%, nos termos do disposto no art. 2º da Resolução nº 12 de 24 de julho de 2015 do TJBA. 

  

Descrição de imagem: juízes substitutos e autoridades jurídicas presentes na posse, no Tribunal Pleno do PJBA [fim da descrição]. 

#pracegover #pratodosverem 

Compartilhar:
Imprimir