Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Bahia recebe visita do Presidente eleito do Poder Judiciário Des. Nilson Castelo Branco
A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Bahia foi a segunda instituição a receber a visita do Presidente eleito do Poder Judiciário do Estado da Bahia, Desembargador Nilson Castelo Branco.
Primeiro foi a Associação dos Magistrados da Bahia na segunda quinzena de novembro e agora a OAB na última segunda-feira (13). Uma demonstração de fortalecimento da magistratura composta por mais de 600 juízes entre 1ª e 2ª instâncias e da Ordem dos Advogados que possui quase 50 mil advogados. A Bahia tem a sexta maior concentração desses profissionais do país.
O Presidente do TJBA, eleito para o biênio 2022/2024, foi acompanhado pelos Desembargadores Jatahy Júnior e José Rotondano, eleitos Corregedor das Comarcas do Interior e Corregedor-Geral de Justiça, respectivamente. Eles foram recebidos pelo presidente Fabrício Castro e pelas presidente e vice-presidente eleitas, Daniela Borges e Christianne Gurgel. Também estiveram presentes o Vice-Presidente nacional da OAB, Luiz Viana Queiroz, e a Vice-Presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Leão.
O Desembargador Nilson Castelo Branco é oriundo da advocacia e foi nomeado para o TJ-BA pelo quinto constitucional. “Vim aqui por reconhecer a importância da OAB e dos advogados na administração da Justiça, como diz a Constituição Federal. O advogado é um ator importante no processo judicial, pois ele é o que primeiro provoca e produz a demanda. Existe uma terminologia chamada ‘inércia da jurisdição’: o juiz não pode agir de ofício, o juiz só pode ser provocado e essa provocação é feita pelo advogado. O elemento essencial para a realização da Justiça é o advogado, juntamente com o juiz”, disse Castelo Branco, que afirmou o intento de realizar permanente diálogo entre o TJBA e a OAB.
Essa é a segunda visita de um Presidente eleito do Tribunal de Justiça da Bahia à sede da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA). Lembrou a década de 80, quando os Desembargadores Adolfo Leitão Guerra, Presidente e Claudionor Ramos, Vice-Presidente fizeram também uma visita de cortesia, logo depois de serem eleitos. Na época eles foram recebidos pelo Presidente da OAB-BA Thomas Bacelar e o Vice-Presidente Marcelo Duarte e alguns Conselheiros.