Seu Browser não suporta JavaScript!
TJBA Radio
Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça
Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Bahia recebe visita do Presidente eleito do Poder Judiciário Des. Nilson Castelo Branco

Compartilhar:
Imagem Galeria

A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Bahia foi a segunda instituição a receber a visita do Presidente eleito do Poder Judiciário do Estado da Bahia, Desembargador Nilson Castelo Branco.

Primeiro foi a Associação dos Magistrados da Bahia na segunda quinzena de novembro e agora a OAB na última segunda-feira (13). Uma demonstração de fortalecimento da magistratura composta por mais de 600 juízes entre 1ª e 2ª instâncias e da Ordem dos Advogados que possui quase 50 mil advogados. A Bahia tem a sexta maior concentração desses profissionais do país.

O Presidente do TJBA, eleito para o biênio 2022/2024, foi acompanhado pelos Desembargadores Jatahy Júnior e José Rotondano, eleitos Corregedor das Comarcas do Interior e Corregedor-Geral de Justiça, respectivamente. Eles foram recebidos pelo presidente Fabrício Castro e pelas presidente e vice-presidente eleitas, Daniela Borges e Christianne Gurgel. Também estiveram presentes o Vice-Presidente nacional da OAB, Luiz Viana Queiroz, e a Vice-Presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Leão.

O Desembargador Nilson Castelo Branco é oriundo da advocacia e foi nomeado para o TJ-BA pelo quinto constitucional. “Vim aqui por reconhecer a importância da OAB e dos advogados na administração da Justiça, como diz a Constituição Federal. O advogado é um ator importante no processo judicial, pois ele é o que primeiro provoca e produz a demanda. Existe uma terminologia chamada ‘inércia da jurisdição’: o juiz não pode agir de ofício, o juiz só pode ser provocado e essa provocação é feita pelo advogado. O elemento essencial para a realização da Justiça é o advogado, juntamente com o juiz”, disse Castelo Branco, que afirmou o intento de realizar permanente diálogo entre o TJBA e a OAB.

Essa é a segunda visita de um Presidente eleito do Tribunal de Justiça da Bahia à sede da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA). Lembrou a década de 80, quando os Desembargadores Adolfo Leitão Guerra, Presidente e Claudionor Ramos, Vice-Presidente fizeram também uma visita de cortesia, logo depois de serem eleitos. Na época eles foram recebidos pelo Presidente da OAB-BA Thomas Bacelar e o Vice-Presidente Marcelo Duarte e alguns Conselheiros.

Compartilhar:
Imprimir