Núcleo Socioambiental resgata ações verdes do Tribunal no Dia Mundial da Reciclagem
O Poder Judiciário da Bahia (PJBA), por meio do Núcleo Socioambiental, informa que, nesta terça-feira, 17 de maio, celebra-se o Dia Mundial da Reciclagem. Oficializada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a data objetiva promover reflexões sobre os hábitos de consumo e descarte de materiais, incluindo o destino dado aos resíduos produzidos em nossos lares, empresas e municípios.
A reciclagem é uma prática que reduz o impacto no meio ambiente com o reaproveitamento de materiais, como plástico, papel, metal, vidro e óleo vegetal, retornando-os à cadeia de valor.
Ao longo do ano de 2022, o Núcleo Socioambiental do PJBA promoveu diversas ações, no âmbito do PJBA, com o intuito de promover ações educativas e incentivar a reciclagem, entre as quais se destaca o Projeto Vale Luz, em parceria com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). O ponto de troca itinerante do Vale Luz, no Centro Administrativo da Bahia foi instalado em 14 de fevereiro. Tem por objetivo a coleta de resíduos sólidos e a concessão de descontos na fatura de energia elétrica do consumidor participante. Ele se encontra disponível toda segunda-feira, das 9h às 15h, no estacionamento do prédio-sede do PJBA. A ação estimula o uso adequado dos recursos naturais, minimizando os efeitos do descarte indevido no meio ambiente, além de incentivar a reciclagem.
O Núcleo Socioambiental mantém parceria com o projeto “Recicle Já”, por meio do qual realiza a doação de papel, papelão, plástico e lâmpadas fluorescentes queimadas para reciclagem. Neste ano, foram coletados cerca de 2.777 kg de papel e 373 kg de plástico para doação entre os meses de janeiro e abril.
O PJBA possui Ecopontos nos Fóruns da capital desde o ano de 2021. O primeiro local a receber os pontos de coleta foi o prédio-sede do PJBA, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Em seguida, a ação foi implantada no Fórum Regional do Imbuí, no Fórum Criminal no bairro de Sussuarana e no Fórum Ruy Barbosa. Nos pontos de coleta, pode-se doar objetos eletrônicos (mouses, teclados, chips e placas), plásticos, bucha de prato e óleo de cozinha.
Além disso, a eliminação dos papéis dos autos judiciais findos – seus anexos, apensos e recursos, se houver – referentes às Execuções Fiscais de diversas Comarcas do Estado da Bahia, também são enviados para reciclagem.
Estas ações atendem ao 11º (Cidade e comunidades sustentáveis) e o 15º (Vida de ecossistemas terrestres) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização da Nações Unidas.
Descrição de imagem: Círculos verdes com itens que podem ser reciclados, resíduos e caminhões de lixo. Contém a informação “Dia Mundial da Reciclagem” e a data “17 de maio”. Consta a logo da 11ª e 15ª ODS da ONU, do PJBA e do Núcleo Socioambiental.[fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem
Saiba mais:
Núcleo Socioambiental do PJBA coleta materiais para reciclagem
Núcleo Socioambiental do PJBA coleta materiais para reciclagem e descarte sustentável
Núcleo Socioambiental do PJBA promove ação de sustentabilidade
PJBA incentiva a coleta seletiva com ecopontos distribuídos nos fóruns