Seu Browser não suporta JavaScript!
TJBA Radio
Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça
Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

Núcleo Socioambiental resgata ações verdes do Tribunal no Dia Mundial da Reciclagem

Texto: Ascom PJBA / Fotos: Ascom PJBA

Compartilhar:
Imagem Galeria
O Núcleo Socioambiental do PJBA promove diversas ações com o intuito de incentivar a reciclagem e promover ações educativas na área

O Poder Judiciário da Bahia (PJBA), por meio do Núcleo Socioambiental, informa que, nesta terça-feira, 17 de maio, celebra-se o Dia Mundial da Reciclagem. Oficializada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a data objetiva promover reflexões sobre os hábitos de consumo e descarte de materiais, incluindo o destino dado aos resíduos produzidos em nossos lares, empresas e municípios.  

A reciclagem é uma prática que reduz o impacto no meio ambiente com o reaproveitamento de materiais, como plástico, papel, metal, vidro e óleo vegetal, retornando-os à cadeia de valor.   

Ao longo do ano de 2022, o Núcleo Socioambiental do PJBA promoveu diversas ações, no âmbito do PJBA, com o intuito de promover ações educativas e incentivar a reciclagem, entre as quais se destaca o Projeto Vale Luz, em parceria com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). O ponto de troca itinerante do Vale Luz, no Centro Administrativo da Bahia foi instalado em 14 de fevereiro. Tem por objetivo a coleta de resíduos sólidos e a concessão de descontos na fatura de energia elétrica do consumidor participante. Ele se encontra disponível toda segunda-feira, das 9h às 15h, no estacionamento do prédio-sede do PJBA. A ação estimula o uso adequado dos recursos naturais, minimizando os efeitos do descarte indevido no meio ambiente, além de incentivar a reciclagem.  

O Núcleo Socioambiental mantém parceria com o projeto “Recicle Já”, por meio do qual realiza a doação de papel, papelão, plástico e lâmpadas fluorescentes queimadas para reciclagem. Neste ano, foram coletados cerca de 2.777 kg de papel e 373 kg de plástico para doação entre os meses de janeiro e abril.

O PJBA possui Ecopontos nos Fóruns da capital desde o ano de 2021. O primeiro local a receber os pontos de coleta foi o prédio-sede do PJBA, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Em seguida, a ação foi implantada no Fórum Regional do Imbuí, no Fórum Criminal no bairro de Sussuarana e no Fórum Ruy Barbosa. Nos pontos de coleta, pode-se doar objetos eletrônicos (mouses, teclados, chips e placas), plásticos, bucha de prato e óleo de cozinha. 

Além disso, a eliminação dos papéis dos autos judiciais findos – seus anexos, apensos e recursos, se houver – referentes às Execuções Fiscais de diversas Comarcas do Estado da Bahia, também são enviados para reciclagem. 

Estas ações atendem ao 11º (Cidade e comunidades sustentáveis) e o 15º (Vida de ecossistemas terrestres) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização da Nações Unidas.  

Descrição de imagem: Círculos verdes com itens que podem ser reciclados, resíduos e caminhões de lixo. Contém a informação “Dia Mundial da Reciclagem” e a data “17 de maio”. Consta a logo da 11ª e 15ª ODS da ONU, do PJBA e do Núcleo Socioambiental.[fim da descrição]. 

#pracegover #pratodosverem  

Saiba mais: 

Núcleo Socioambiental do PJBA coleta materiais para reciclagem 
Núcleo Socioambiental do PJBA coleta materiais para reciclagem e descarte sustentável 
Núcleo Socioambiental do PJBA promove ação de sustentabilidade 
PJBA incentiva a coleta seletiva com ecopontos distribuídos nos fóruns 

Compartilhar:
Imprimir