Seu Browser não suporta JavaScript!
TJBA Radio
Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça
Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

No Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, live da Cogen aborda o autocuidado e a conscientização contra o estigma relacionados ao HIV 

Texto: Ascom TJBA

Compartilhar:
Imagem Galeria

O Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, celebrado ontem (17), foi marcado, no âmbito do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), pela realização da live “Viver e pesquisar o HIV: Autocuidado e conscientização contra o estigma”. O evento, transmitido pelo canal do PJBA no YouTube, foi marcado por importantes reflexões, acompanhadas da apresentação de dados relevantes sobre o assunto. 

Mediado pelo Juiz Mário Soares Caymmi Gomes, Presidente da Comissão para a Promoção de Igualdade e Políticas Afirmativas em Questões de Gênero e Orientação Sexual (Cogen) do PJBA – unidade responsável por essa e outras iniciativas voltadas a combater o preconceito e a discriminação – o debate contou com a participação de dois convidados.  

“Eu recebi o diagnóstico para HIV em 29 de maio de 2009, vai fazer 13 anos agora este mês. E, hoje em dia, é uma questão tranquila de se viver, eu acho que os antirretrovirais são um marco na história toda do HIV. Hoje em dia, realmente, existe um único fator bem preponderante, se assim podemos dizer, que é o estigma mesmo, que é o que nós estamos aqui a combater. Então, se hoje eu vivo com algum problema com relação ao HIV, não é com relação a medicações, estado de saúde (…), mas o estigma ainda é muito forte”, relatou o Historiador e Mestrando em Artes Rhamon Matarazzo, que lançou, neste ano, seu primeiro livro autobiográfico intitulado “Rhamon com H”, no qual relata a vivência com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). 

O Médico Infectologista Bernardo Porto Maia – Mestre em Saúde na Amazônia (Ufpa), Coordenador Médico do Centro de Pesquisas Clínicas HD Emílio Ribas – também contribuiu com importantes informações a respeito da temática. Ao longo do bate-papo, os convidados abordaram os avanços no tratamento da doença, incluindo pesquisas em desenvolvimento para fabricação de uma vacina, e as formas de lidar e combater o preconceito.   

A live segue disponível no canal do PJBA no YouTube e pode ser acessada qualquer momento: 

 

Descrição da imagem: Print da tela do evento online, no qual constam a imagem dos três participantes. 
#pracegover #pratodosverem

Compartilhar:
Imprimir