Seu Browser não suporta JavaScript!
TJBA Radio
Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça
Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

Lauro de Freitas: Presidente do PJBA inaugura nova Vara de Família na Comarca

Texto: Ascom PJBA

Compartilhar:
Imagem Galeria
O Presidente do PJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco; o Vice-Prefeito de Lauro de Freitas, Vidigal Cafezeiro; o Diretor do Fórum da Comarca, Juiz Hosser Michelângelo Silva Araújo e o Juiz Ícaro Almeida Matos, Assessor Especial da Presidência I.

Na manhã desta quinta-feira (17), o Presidente do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, realizou a cerimônia de instalação da 1ª Vara de Família, Órfãos, Sucessões e Interditos, da Comarca de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. 

Em seu discurso, o Presidente externou a relevância da manutenção das Varas de Família e explicou que a instalação de novas unidades jurisdicionais é sempre antecedida de um estudo abrangente, realizado pelos setores técnicos da administração do judiciário. Além disso, reforçou a importância da família para a sociedade, afirmando que é este núcleo que “nos educa e nos dá toda a estrutura como sujeito de direito’’. 

O Presidente Nilson Castelo Branco, também, salientou sobre as novas configurações familiares. “Agora se fala em ‘Vara de Famílias’, porque a sociedade está cada vez mais heterogênea”. Com essas palavras, ele enfatizou o compromisso do PJBA de garantir iniciativas socialmente justas e diversas. 

Com cerca de 200 mil habitantes, Lauro de Freitas detém grande volume de processos direcionados para as Varas Cíveis. Dessa forma, a instalação de hoje produz um avanço significativo para a comarca que não contava, antes, com a unidade especializada nos conflitos familiares. “É um incremento da jurisdição na cidade e uma forma de desafogar as unidades cíveis existentes, para que um melhor atendimento jurisdicional seja prestado”, explicou o Juiz Ícaro Almeida Matos, Assessor Especial da Presidência I. 

De acordo com o Presidente da subseção da OAB de Lauro de Freitas, Ângelo Ramos, essa instalação é um momento histórico, visto que a equipe da comarca, há 8 anos, vinha colocando esforços para a implementação da nova vara. ‘’Acredito que vai melhorar muito a vida da sociedade de Lauro de Freitas, porque uma unidade especializada em família vai desafogar as Varas Cíveis que acumularam’’, relatou o advogado. 

O Presidente do PJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, aproveitou a ocasião para antecipar o projeto futuro do novo fórum da comarca: ‘’Tenho, com fé em Deus, a esperança de aqui lançar a pedra fundamental para essa construção”, finalizou. 

Após os pronunciamentos, os presentes foram convidados a acompanhar o descerramento da placa de inauguração e conhecer as instalações. 

WhatsApp-Image-2022-11-17-at-17.58.22-1-1-1024x683 Lauro de Freitas: Presidente do PJBA inaugura nova Vara de Família na Comarca

Estiveram presentes na cerimônia de instalação o Presidente do PJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco; o Juiz Ícaro Almeida Matos, Assessor Especial da Presidência I; o Vice-Prefeito de Lauro de Freitas, Vidigal Cafezeiro; o Diretor do Fórum da Comarca, Juiz Hosser Michelângelo Silva Araújo; o Secretário-Geral da Presidência do PJBA, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima; os Juízes Wilson Gomes de Souza e Maria Helena Ribeiro; Juiz Vinícius Simões, representando o Desembargador Baltazar Miranda; o Presidente da subseção da OAB de Lauro de Freitas, Ângelo Ramos; o Procurador Leandro Santana; o Coronel PM Paulo Silveira, Chefe do Gabinete de Segurança Institucional; a Defensora Pública Diana Cerqueira Simões; a Vice-Presidente da OAB de Lauro de Freitas, Tatiane Anita Almeida; e a mediadora judicial do CEJUS de Itinga, Sara Cristina Souza. 

 

 

Descrição da imagem: Desembargor Presidentes, Juizes e Prefeito de Lauto de Freita inaugurando a placa da nova unidade. {fim da descrição}. 

#Pratodosverem #Pracegover 

Compartilhar:
Imprimir