Seu Browser não suporta JavaScript!
TJBA Radio
Logo
Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça
Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

Hábitos saudáveis e diagnóstico precoce, os principais fatores na redução de mortalidade por câncer de mama.

Texto: Dr. Paulo Roberto Ferreira Filho

Compartilhar:
Imagem Galeria

O câncer de mama afeta anualmente milhares brasileiras, ceifando a vida de parte considerável desse grupo de mulheres.Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a adoção de hábitos saudáveis e o diagnóstico precoce da doença são os principais fatores para reduzir a mortalidade por câncer.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama, onde células anormais se multiplicam formando um tumor. A evolução da doença pode se dar de forma rápida à lenta, dependendo do tipo das células tumorais.No Brasil, segundo o INCA, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer nas mulheres brasileiras. Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.

Contudo, ainda segundo o INCA, é possível se reduzir em 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama praticando atividade física regularmente, alimentando-se de forma saudável, evitando o tabagismo e etilismo, tendo o peso corporal adequado e evitando uso de hormônios sintéticos em altas doses.

Outro fator contributivo para um desfecho positivo de casos de câncer de mama é o diagnóstico precoce, o que possibilita que as chances de cura sejam muito maiores para a paciente, chegando a 95%.Para isso, é fundamental que a mulher conheça bem o seu próprio corpo e realize rotineiramente o autoexame das mamas, devendo procurar auxílio médico na presença ou suspeita de qualquer alteração. Uma outra ferramenta também eficaz na detecção precoce da doença é a realização de mamografia anualmente em mulheres assintomáticas a partir dos 40 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia.

Valorizar-se é ter cuidado consigo mesma, o que perpassa, entre outras coisas, pelo cuidado e atenção ao próprio corpo. Tenha em mente que você é a “atriz principal” da história de sua vida. Caso você esteja enfrentado um câncer de mama, seja o tratamento ou a investigação,acredite na sua força e não se acanhe em procurar ajuda.

Compartilhar:
Imprimir