Seu Browser não suporta JavaScript!
TJBA Radio
Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça
Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

Gentio do Ouro: Novo Fórum da Comarca é instalado nesta terça-feira (18) pelo Presidente Desembargador Lourival Almeida Trindade

Texto: Ascom PJBA

Compartilhar:
Imagem Galeria

A população de Gentio do Ouro pode comemorar mais um avanço da Justiça baiana. Já no início do ano de 2022, o Presidente do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), Desembargador Lourival Almeida Trindade, inaugurou, na manhã desta terça-feira (17), o Fórum da Comarca de Gentio do Ouro, localizada a 599 quilômetros de Salvador.

A unidade levará o nome do pai do Desembargador Eserval Rocha. Assim, o mais novo Fórum do Judiciário se chamará Edésio Rocha.

Pai de sete filhos, Edésio Rocha foi farmacêutico e o primeiro prefeito eleito por voto direto da cidade de Gentio do Ouro. Emocionada com a homenagem, a irmã do Desembargador Eserval Rocha, Eseir Rocha do Bonfim expressou a honra da homenagem para sua família.

“Pra gente é uma grande honra, porque ele foi um grande homem, não só como chefe de família, mas muito sensível as necessidades daquela época, 1947. Meu pai não era dessa região, ele era filho do município de Morro do Chapéu e minha mãe que era de Santo Inácio, onde nós nascemos”, explicou Eseir Rocha.

O Presidente Desembargador Lourival Almeida Trindade mostrou sua alegria em homenagear a família do Desembargador Eserval Rocha e aproveitou a oportunidade para destacar a importância da nova unidade para a população.

Em sua fala, ele fez questão de ressaltar que a justiça tem que ir aonde o povo estiver e ressaltou os feitos da gestão, iniciada em fevereiro de 2019, a exemplo da economia de 150 milhões de reais em apenas 5 meses de gestão, do pagamento de mais de R$ 100 milhões em precatórios e da nomeação de cem novos juízes. Este último ato mencionado, ressalta a valorização do Desembargador Lourival Almeida Trindade ao 1° grau.

A população de Gentio do Ouro conta agora com um Fórum que contém rampa e banheiro formulados especialmente para pessoas portadoras de deficiência. Além disso, a unidade possui sala de Depoimento especial; da OAB; do Ministério Público, de audiência, uma Vara cível e uma Vara crime, e também com um salão do Júri.

19012011-Inauguracao-Forum-Gentio-do-Ouro-20 Gentio do Ouro: Novo Fórum da Comarca é instalado nesta terça-feira (18) pelo Presidente Desembargador Lourival Almeida Trindade

“Essas novas instalações representam, acredito, uma fonte de energia, de renovação, de inspiração na busca desse fortalecimento do Poder Judiciário e é também uma forma de trazer a população para perto do judiciário, tornar o judiciário mais acessível aquele que tanto busca a preservação dos seus direitos”, salientou a Juíza Substituta da Comarca, Crys São Bernardo Veloso, uma das cem magistradas nomeadas.

Reinato Souza, Administrador do Fórum de Gentio do Ouro, expressou a alegria dos sete servidores da comarca em receberem uma nova unidade de trabalho. “Estão ansiosos para mudar logo para cá, porque lá temos cartórios muito apertados, não tínhamos nem sanitários separados para mulheres, o que é uma reivindicação antiga das colegas que trabalham e agora nós temos. Estão todos muito felizes, agradecidos à presidência do Tribunal, a todas as pessoas que se esforçaram para que fosse possível essa obra tão importante para a Comarca”.

Após a cerimônia de inauguração, o Presidente Lourival Almeida Trindade e as autoridades presentes descerraram a placa.

19012011-Inauguracao-Forum-Gentio-do-Ouro-55 Gentio do Ouro: Novo Fórum da Comarca é instalado nesta terça-feira (18) pelo Presidente Desembargador Lourival Almeida Trindade

Participaram também da cerimônia de inauguração do Fórum em Gentio do Ouro o Desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro; o Prefeito do Município Robério Gomes Cunha; o Vice-Prefeito, Alfredo Franca Neto; O Soldado Michael, Representando o Comandante do Destacamento da Polícia Militar da Bahia, Sub Tenente PM Hélio Gomes; o Vereador Gilliard Henrique Andrade Queiroz, Presidente da Câmara Municipal de Gentio do Ouro; o Delegado de Polícia Civil Alex Souza Roza; e a Presidente da OAB-Subseção Irecê, Leonellea Pereira.

Representando o PJBA compareceram a Chefe de Gabinete da Presidência, Clio Nobre Felix; a Secretária Judiciária, Bianca Serra Araújo Henkes; o Ajudante de Ordem da Presidência, Tem Cel PM Luide Souza; e Carlos Eduardo, Major da PM, representando o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Coronel Paulo Henrique Guimarães.

Audiodescrição da imagem principal da matéria: foto com quatro homens e uma mulher hasteando bandeira em frente ao novo prédio do Fórum da Comarca de Gentio do Ouro  [Fim da descrição]. 
#pratodosverem #pracegover

Compartilhar:
Imprimir