Seu Browser não suporta JavaScript!
TJBA Radio
Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça
Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

Equipe da CGJ visita o Laboratório de Inovação Aurora do TJDFT para troca de experiências

Texto: Ascom PJBA / Fotos: Ascom PJBA

Compartilhar:
Imagem Galeria
A equipe do PJBA foi recebida por representantes do TJDFT; a CGJ do Tocantins também participou da visita

O Corregedor-Geral da Justiça do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, junto a equipe da CGJ, realizou uma visita ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), com o intuito de conhecer o Laboratório de Inovação Aurora, na terça-feira (16). 

Eles foram recebidos pelo Juiz Auxiliar da Presidência do TJDFT Caio Bucoli, que apresentou o Laboratório Aurora, ao lado do Juiz Auxiliar da Corregedoria de Justiça do Distrito Federal, Eduardo Rosas, e das integrantes do Aurora, Mariana Bicalho e Adelyse Morais.

A visita programada teve o escopo de concretizar uma das metas traçadas no Plano de Gestão da Corregedoria Geral da Justiça, a fim de efetivar a cooperação com outros tribunais que tenham desempenho inovador, como o TJDFT. Logo, por entender que o Laboratório Aurora abarca as linhas de aperfeiçoamento propostas pela atual gestão, a equipe do PJBA se deslocou à cidade de Brasília para trocar experiências.

Convém salientar que o Laboratório de Inovação Aurora do TJDFT tem, dentre os seus objetivos, a finalidade de aperfeiçoar a qualidade do atendimento ao usuário, agilizar a tramitação dos processos judiciais e administrativos, e fomentar e aperfeiçoar as práticas de sustentabilidade social, ambiental e econômica.

Além do mais, entre as iniciativas estratégicas atendidas, o Laboratório implanta metodologias de melhoria contínua dos processos de trabalho, priorizando os finalísticos e o Plano de Logística Sustentável, bem como fortalece as relações com as instituições parceiras.

Sendo assim, o Corregedor-Geral da Justiça intenta conhecer os métodos ágeis e as práticas colaborativas manuseadas pelo Laboratório, e utilizá-las nos projetos a serem desenvolvidos no Tribunal da Bahia, principalmente na abordagem multidisciplinar do Design Thinking, a qual estimula a visualizar os problemas e desenvolver as respectivas soluções sob a perspectiva do usuário.

Dentre os projetos apresentados na visita, que foram desenvolvidos pelo Laboratório Aurora, podem ser mencionados o “Sistema de apresentação remota e reconhecimento facial” (SAREF), a “Expedição 4.0 – Programa Cartório 4.0”, o “Justiça em Trânsito” – Serviço de conciliação para resolução de conflitos de trânsito por atendimento virtual, e do “TJDFT + simples – Falamos a sua Língua”.

O Desembargador Rotondano pontuou, inclusive, que a gestão atual da CGJ do PJBA tem o projeto “Expedição 4.0” como referência para a elaboração do normativo de comunicações processuais a ser publicado. O propósito é repaginar os mandados expedidos (citação, intimação, dentre outros) e incluir uma linguagem simples e com direito visual, aproximando o Tribunal de Justiça e os cidadãos, com a melhora da prestação jurisdicional. As informações tratadas na visita ao TJDFT incrementarão as oficinas a serem realizadas para o desenvolvimento do projeto normativo no âmbito do PJBA.

Além do Corregedor-Geral de Justiça do PJBA, Desembargador José Edivaldo Rotondano, da Juíza Assessora da CGJ-BA, Márcia Gottschald, e do Chefe de Gabinete da CGJ-BA, Yuri Bezerra, também estiveram presentes: a Corregedora-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), Desembargadora Etelvina Maria Sampaio, a qual também é Presidente do Colégio de Corregedores do Brasil; o Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça de Tocantins, Roniclay Alves Morais; e a Chefe de Gabinete da Corregedoria de Justiça de Tocantins, Jeane Silva Justino Filho.

Descrição da imagem: magistrados e servidores participantes da visita da CGJ-BA ao TJDFT, de pé, com um banner com a marca do Laboratório de Inovação Aurora ao fundo [fim da descrição].

#pracegover #pratodosverem

Compartilhar:
Imprimir