Seu Browser não suporta JavaScript!
TJBA Radio
Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça
Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo: Dependência Química

Texto: Ascom PJBA

Compartilhar:
Imagem Galeria

A dependência química de álcool e outras drogas é um tema permeado por crenças estigmatizantes que fortalecem a resistência do usuário em buscar um efetivo tratamento. Concepções equivocadas, tais como “possíveis falhas de caráter”, ou ainda, “ausência de força de vontade” estão presentes no imaginário popular e são disseminadas com muita frequência.

A compreensão da dependência química como uma doença com causas multifatoriais, que engloba aspectos genéticos, ambientais e psicossociais é essencial para a desmistificação desta problemática, e seu entendimento como uma questão de saúde pública, associada ao desencadeamento de diversos outros transtornos mentais.

É importante que a rede de amigos e familiares de indivíduos, envolvidos nesse contexto, encorajem a busca de tratamento multidisciplinar, evitando atitudes de julgamento, bem como o uso de críticas pessoais, que tendem a intensificar os sentimentos de vergonha e culpa advindos dessa circunstância.

O acompanhamento realizado por profissionais de saúde mental é de suma importância não apenas às pessoas que apresentam o comportamento de abuso de substâncias psicoativas, mas sobretudo aos familiares, visando suporte emocional e aprendizado de estratégias de apoio para enfrentamento desta realidade.

O Poder Judiciário do Estado da Bahia (PJBA) possui serviços de acolhimento e orientação psicossocial e lista de profissionais conveniados para os magistrados, servidores e colaboradores. Para mais informações, entre em contato através do e-mail psicossocial@tjba.jus.br.

Compartilhar:
Imprimir