Dia da Árvore: Núcleo Socioambiental realiza plantio de mudas arrecadadas pelos estagiários do PJBA durante o “Desafio EST”
“Cabe a nós, seres humanos, promovermos práticas que garantam a preservação das árvores, possibilitando um futuro melhor ao Planeta”, destacou, no Dia da Árvore (21/09), a Coordenadora do Núcleo Socioambiental (NSA) do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho. Reforçando esse compromisso, o Núcleo promoveu, na manhã dessa quarta-feira (21), o plantio de mudas na sede do PJBA.
A Desembargadora participou do plantio de quatro mudas, acompanhada da Juíza Laura Scaldaferri, integrante do NSA; do Juiz Antonio Maron Agle Filho, da Corregedoria das Comarcas do Interior; e do Servidor Matheus Honorato Oliveira (Núcleo Socioambiental).
As mudas de acerola, mangueira, coqueiro e jambo foram arrecadadas na Comarca de São Sebastião do Passé durante a Gincana do “Desafio EST”, projeto desenvolvido por meio da Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas (Codes), unidade vinculada à Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), para celebrar o Dia do Estagiário. Justamente por essa razão, o plantio foi prestigiado, também, pela Coordenadora Camila Gonçalves, responsável pela Codes, e por estagiários de nível médio do PJBA.
A Coordenadora da Unidade Sustentável teceu elogios ao trabalho da Codes, representada pela Servidora Camila Gonçalves e seus integrantes, pela sensibilidade, envolvimento, iniciativa e contribuição ao avanço das boas práticas sustentáveis na Corte baiana.
O desafio social e solidário, promovido no âmbito da gincana, foi idealizado com apoio do Núcleo Socioambiental e objetiva atender as metas estabelecidas no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 15 – Meio Ambiente – da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o Plano de Logística Sustentável 2021/2026 e a Resolução CNJ nº 400/2021, contribuindo, assim, para as presentes e futuras gerações do Planeta.
Esta não é a primeira vez que o NSA promove o plantio de mudas para simbolizar o Dia da Árvore. Anualmente, o grupo repete a ação na referida data, dando continuidade ao projeto exitoso da antiga Comissão Permanente de Meio Ambiente, criada no ano de 2009, que cultivou diversas espécies como Pau-Brasil, Oiti, Angico e Ipê-rosa.
A introdução de espécies nativas e de ornamentação objetiva a compensação ambiental, devolvendo o oxigênio ao meio ambiente por meio da ampliação dos espaços verdes no Poder Judiciário baiano.
Neste ano, já houve o plantio de 22 mudas de flamboyants para ornamentação dos jardins que compõem a sede do Tribunal de Justiça da Bahia. Além dos já citados, nos últimos anos, foram plantados, também, caju, jambo e jenipapo.
Descrição da imagem principal: desembargadora Maria de Fátima, magistrados, servidores e estagiários posando para foto no momento do plantio da muda [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem