Rádio TJBA RÁDIO TJBA

Sala de
Imprensa

Notícias




Desembargadora Nágila Brito participa de Seminário no MP que celebra 30 anos da CF

Texto: Ascom TJBA / Fotos: Nei Pinto

Compartilhar:

A Desembargadora Nágila Brito representou o Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Gesivaldo Britto, em cerimônia comemorativa aos 30 anos da Constituição Federal (CF), na sede do Ministério Público da Bahia (MP-BA). O evento, que aconteceu às 8h desta quinta-feira (11), contou com o Seminário “30 anos da Constituição Cidadã” e a inauguração do espaço físico do Centro de Memória e Cultura do MP.

A Procuradora-Geral de Justiça do Estado da Bahia, Ediene Santos Lousado, fez a abertura do Seminário, quando foi lançada a revista eletrônica comemorativa “O Ministério Público nos 30 anos da Constituição Federal”.

Os debates iniciaram com um painel sobre os “aspectos históricos, políticos e sociais do processo de redemocratização do país”. Mediado pelo Promotor de Justiça Cristiano Chaves, o painel teve como debatedores os Doutores em História Social, Rodrigo Perez Oliveira; e em Sociologia, Clóvis Zimmerman.

O segundo painel, por sua vez, abordou “a luta pela democracia e o novo desenho institucional do Ministério Público” e foi mediado pela Procuradora de Justiça Cleonice de Souza Lima. Os debatedores foram: a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do MP (Caodh), Márcia Teixeira; o ex-Deputado Federal e Primeiro-Secretário da Assembleia Nacional Constituinte, Professor Marcelo Cordeiro; e o Membro do Conselho Nacional do Ministério Público e Presidente do Comitê Gestor do Plano Nacional de Gestão de Documentos e Memória do Ministério Público, o Subprocurador-Geral da Justiça Militar, Marcelo Weitzel Rabello de Souza.

O evento foi encerrado com a inauguração do espaço físico do Centro de Memória e Cultura do MP-BA. O Memorial objetiva preservar a história da instituição e disseminar informações sobre o MP. Nesse local, que funciona no terceiro piso da sede, os visitantes têm acesso à memória do Ministério Público, por meio de informações e documentos digitalizados, disponibilizados em terminais digitais.

Compartilhar:
Imprimir