Seu Browser não suporta JavaScript!
TJBA Radio
Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça
Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

Desembargador Nilson Soares Castelo Branco participa de Simpósio do Consepre; evento reuniu presidentes do Judiciário brasileiro em Foz do Iguaçu

Texto: TJTO COM EDIÇÃO ASCOM TJBA / Fotos: Debora Fontana (Midiaz Produções)

Compartilhar:
Imagem Galeria
Presidente Nilson Soares Castelo Branco participa de evento sediado pelo TJPR

O Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, participa do Simpósio do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), com o tema “Novos desafios do poder judiciário: a experiência Brasil-Itália”. Sediado pelo Tribunal do Paraná (TJPR), o evento ocorreu na quinta (19) e sexta-feira (20), em Foz do Iguaçu.  

A união em defesa das prerrogativas e autonomia dos tribunais, a troca de experiências e boas práticas para melhoria da gestão e dos serviços prestados aos jurisdicionados são fatores que fazem do Consepre uma iniciativa importante para o aperfeiçoamento do Judiciário nacional. 

O Desembargador Carlos Alberto França (TJGO) tomou posse como Presidente do Consepre. “Seguimos em frente, dando sequência à gestão do Presidente José Laurindo, mas não seguirei sozinho. Atuarei em conjunto com os demais magistrados e magistradas. Esta gestão atuou de forma eficaz na defesa das prerrogativas e da autonomia dos tribunais estaduais. E contou com atuação ímpar dos membros de sua diretoria e demais pares”, declarou o Magistrado empossado. Ele fez questão de dizer também que está honrado por ter sido escolhido pelos colegas como Presidente do Consepre. E garantiu que atuará, “de forma incansável, na defesa dos princípios, prerrogativas, autonomia e independência da Justiça Estadual”. 

Também fazem parte da Comissão Administrativa do Consepre: Marcos Alaor Diniz Grangeia (TJRO), Vice-Presidente; Paulo Sérgio Velten Pereira (TJMA), Vice-Presidente de Relacionamento Institucional; Iris Helena Medeiros Nogueira (TJRS), Vice-Presidente de Cultura; e José Arthur De Carvalho Pereira Filho (TJMG), Vice-Presidente de Inovação e Tecnologia.  

Consepre   

O Consepre foi criado em novembro de 2021, a partir da unificação do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça com o Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, durante o 120º Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça, realizado no TJ de Pernambuco. É integrado exclusivamente pelos presidentes dos Tribunais de Justiça.   

Entre seus objetivos estão a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário; a integração dos Tribunais de Justiça em todo o país; o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas; o estudo e aprofundamento dos temas jurídicos e das questões judiciais que possam ter repercussão em mais de um Estado da Federação, em busca da uniformização de entendimentos e em respeito à autonomia e às peculiaridades locais. 

Com informações do TJPR 

Descrição da imagem: autoridades reunidas no Consepre [fim da descrição]. 

#pracegover #pratodosverem  

Compartilhar:
Imprimir