Seu Browser não suporta JavaScript!
TJBA Radio
Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça
Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

Desembargador Ivanilton Santos da Silva ressalta a importância dos 410 do TJBA

Texto: Ascom TJBA

Compartilhar:
Imagem Galeria

O Desembargador Ivanilton Santos da Silva diz que é extremamente importante a comemoração dos 410 anos de existência do Tribunal de Justiça da Bahia, o mais antigo das Américas, e que se sente muito honrado em ser um dos integrantes desta Corte. Ele conta uma breve história do TJBA e fala também da trajetória da sua profissão, antes e depois do seu ingresso no Tribunal, sempre servindo a justiça ao povo.

Começando como a denominação de Tribunal da Relação, em 1609, o antigo Tribunal de Justiça era composto por 11 desembargadores. Em 2019, 410 anos depois, este número aumentou para 60 desembargadores, que compõem a Corte baiana.

Para comemorar os 410 anos de história deste Tribunal, haverá uma celebração durante o 116º Encontro dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do país. Este encontro acontece nos dias 14 e 15 de março, em Salvador, quando se espera a chegada de todos os Presidentes dos diversos tribunais do Brasil.

Natural de Salvador, o Desembargador Ivanilton Santos da Silva graduou-se em Direito em 1971, na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Em 1981 ingressou na magistratura. Atuou nas comarcas de Casa Nova (1981-1982), Santa Maria da Vitória (1982-1986) e Valença (1986 – 1996). No ano de 2010, concluiu a pós-graduação em Direito Civil, na Fundação Orlando Gomes. Em 15 de outubro de 2015, tornou-se Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia. Entre as Câmaras que já atuou no TJBA, estão a Turma Criminal da Câmara Oeste, Turma Cível da Câmara Oeste e a Turma Cível da Terceira Câmara. O Desembargador também integrou a Comissão da Igualdade Racial no Tribunal.

Compartilhar:
Imprimir