Corregedoria-Geral da Justiça do TJBA lança dois manuais sobre o Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJE)
Nomeados com frases de orientação “Elaborar decisão” e “Criar modelo de documento”, os dois manuais produzidos pela Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) do Tribunal Baiano visam sanar dúvidas de magistrados e servidores, quanto ao Sistema Processo Judicial Eletrônico da Corregedoria (PJECOR) para os gabinetes.
O “Criar modelo de documento” traz o passo a passo da criação no PJECOR. As etapas abrangem a elaboração do documento, iniciada por meio de um clique no “Menu Superior”; a escolha da tipificação, a qual lhe pertence; a inserção de imagem e informações variáveis; e outros. O manual, também, orienta como salvar e reeditar o arquivo salvo, utilizando como elemento de busca o item “pesquisa”.
Já no manual “Elaborar decisão”, é preciso primeiro ir à tarefa “Ato do magistrado – Minutar”. Na sequência, escolhe-se o processo desejado e, posteriormente, a caixa de texto é disponibilizada para a edição da decisão. O manual, também, orienta, entre outros procedimentos, sobre a possibilidade de usar um modelo de decisão já existente no sistema. Ao término, é possível encaminhar o documento ao Corregedor, para que seja validado.
A tramitação de processos, por meio eletrônico, segue as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com vistas a promover o aumento da celeridade e da eficiência da prestação jurisdicional, além de notável economia aos cofres públicos.
Os manuais foram produzidos por intermédio do Escritório de Projetos (EDEP) da Corregedoria-Geral. Participaram da feitura dos manuais, além do Corregedor-Geral, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, as Juízas Auxiliares Indira Meireles, Liz Rezende de Andrade, Márcia Gottschald Ferreira e Patrícia Didier de Morais Pereira. O trabalho teve o projeto gráfico construído pela Assessoria de Comunicação do TJBA.
Confira os manuais:
Descrição da imagem: foto ilustrativa dos manuais {fim da descrição}.
#Pracegover #Pratodosverem