Seu Browser não suporta JavaScript!
TJBA Radio
Logo
Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça
Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

COMITIVA DO TJBA CONFERE PROGRAMA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL “ELIS” NO TJPE

Texto: Ascom TJPE com edição TJBA / Fotos: TJPE

Compartilhar:
Imagem Galeria

A comitiva do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), liderada pelo 1º Vice-Presidente, Desembargador Augusto de Lima Bispo, realizou uma visita institucional ao Palácio da Justiça, em Recife. A ação ocorreu quinta-feira (22) e objetivou verificar o Programa de Inteligência Artificial “Elis”. Do Judiciário baiano, também estiveram presentes, a Presidente do Grupo de Apoio das Varas da Fazenda Pública do TJBA, Desembargadora Maria de Lourdes Pinho Medauar; a Diretora de 1º Grau, Maria Larangeira; e o Técnico em Tecnologia da Informação, Leonardo Oliveira.

Na oportunidade, o grupo da Bahia foi recebido pelo Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Desembargador Adalberto de Oliveira Melo. O integrante da Comissão para Aplicação de Soluções em Inteligência Artificial (CIA) do TJPE, Desembargador Sílvio Neves Baptista Filho; e o Assessor da Presidência, Juiz Sílvio Romero Beltrão participaram do encontro.

O 1º Vice-Presidente, Desembargador Augusto de Lima Bispo, agradeceu a acolhida do Presidente, dos Magistrados e dos Servidores do TJPE à comitiva que o acompanha. Além disso, destacou que “além de estreitar ainda mais os laços com o TJPE, reconhecido e respeitado pelas suas tradições, o nosso objetivo com a visita é conhecer mais a fundo o Programa de Inteligência Artificial ‘Elis’, que vem alcançando destaque nacional entre os Tribunais. Nossa intenção é desenvolver um programa nos moldes de “Elis” para agilizar os milhares de processos de executivos fiscais na Bahia”.

A Desembargadora Maria de Lourdes Pinho Medauar ressaltou que “Elis” foi um tema de relevo entre os representantes de tribunais na reunião do 48º Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), realizada na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, nos dias 13 e 14 de junho.

Para o Presidente do TJPE, a visita da comitiva do TJBA, “constata que o Sistema “Elis” está sendo reconhecido pelos seus resultados, pois a tecnologia possibilitou a tramitação de 400 mil ações fiscais, incrementando de forma justa e ágil o recolhimento de tributos devidos ao Estado”.

O Presidente do TJPE confirmou que outros tribunais já declararam o mesmo intuito da comitiva do TJBA: desenvolver uma aplicação de inteligência artificial em seus estados equivalente ao do TJPE. “Elis” foi desenvolvida por servidores da Secretaria de Tecnologia e Informação e Comunicação (Setic) em outubro de 2018.

Na primeira parte da visita, iniciada no Gabinete da Presidência do TJPE, os dirigentes dos Tribunais trocaram lembranças, que incluíram o livro “A Justiça de Pernambuco e seu Palácio” e a publicação comemorativa dos 410 anos de existência do TJBA. Também houve uma apresentação do Trio de Cordas da Orquestra Criança Cidadã (OCC) com as músicas My Way (Paul Anka), Lamento Sertanejo (Dominguinhos) e Asa Branca (Luiz Gonzaga). A produtora da Orquestra, Gabryela Boudoux, apresentou a história da orquestra.

No decorrer da visita, as autoridades se dirigiram à Vara de Executivos Fiscais da Capital para conferir a apresentação do Programa “Elis”, como também o funcionamento do sistema in loco. Na Unidade Judiciária, a comitiva do TJBA foi recebida pela juíza da Vara dos Executivos Fiscais, Ana Luíza Câmara, e pela Secretária de Tecnologia do TJPE, Juliana Neiva.

Compartilhar:
Imprimir