Rádio TJBA RÁDIO TJBA

Sala de
Imprensa

Notícias




Comissão do TJBA se reúne com instituições credenciadas para intermediar adoções internacionais

Texto: Ascom TJBA / Fotos: Nei Pinto

Compartilhar:
O encontro, nesta sexta-feira (13), contou com a participação das instituições credenciadas na Autoridade Central Federal e na Polícia Federal

A Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Tribunal de Justiça da Bahia (Cejai – BA) promoveu, nesta sexta-feira (13), uma reunião com as instituições credenciadas na Autoridade Central Federal e na Polícia Federal, que atuam no Estado, para intermediar adoções internacionais.

O Juiz Assessor Especial da Corregedoria das Comarcas do Interior e Presidente da Cejai-BA, Arnaldo Lemos, avaliou a reunião como positiva. “É um trabalho em conjunto, que visa aumentar a possibilidade de encontrarmos pretendentes para adotar as crianças habilitadas para adoção internacional”.

Os temas abordados foram: “Panorama das Adoções Internacionais na Bahia e no Brasil – 2006 a 2017”; “Avanços da Cejai-BA na identificação das dificuldades e proposição de medidas para solução”; “Importância dos organismos para a efetivação das adoções internacionais”; e “Criança desejada X Criança possível – Crianças disponíveis”.

A representante regional da II Mantello, instituição convidada para o evento, Elizabete R. Soares, fala sobre os pontos importantes do projeto e parabeniza a inciativa.

 

Keite da S. Barbosa, representante nacional da Associazione Italiana Pro Adopzione (A.I.P.A), avaliou como positivo o encontro.

 

A representante nacional do Centro Internazionale per L’Infanzia e la Famiglia (C.I.F.A), Lúcia Maria Miranda Cunha, destaca sua experiência na reunião.

 

Estiveram presentes Maria de Fátima Farias, da Agenzia Regionale per le Adozione Internazionali – Regione Piemonte (Arai-Piemonte); Lúcia Maria Miranda Cunha do Centro Internazionale per L’Infanzia e la Famiglia (C.I.F.A); Jéssica C, Arraes da Hand in Hand; Elizabete R. Soares da II Mantello; Camila Costa Lopes da Nuoi Orizzonti per Vivere la Adozione (Nova) e Keite da S. Barbosa, da Associazione Italiana Pro Adopzione (A.I.P.A).

Além das Juízas Karla Adriana Barnuevo de Azevedo, Fernanda Karina Vasconcelos Simaro e Elke Figueiredo Schulter Gordilho, estiverem na reunião as servidoras Aionah Brasil Damásio de Oliveira e Patrícia Karla Bazante Xavier.

Um dos objetivos da Cejai-BA, de acordo com o seu Regimento Interno, consiste em cadastrar e fiscalizar, no âmbito Estado da Bahia, os organismos nacionais e estrangeiros credenciados em seus países de origem e pelo Departamento de Polícia Federal e Autoridade Central Administrativa Federal do Brasil, visando à intermediação de pedidos de habilitação à adoção internacional.

Compartilhar:
Imprimir