Rádio TJBA RÁDIO TJBA

Sala de
Imprensa

Notícias




Comissão de Memória faz vistoria no Memorial do Fórum Ruy Barbosa

Texto: Ascom TJBA

Compartilhar:
A equipe verificou as instalações, a infraestruturae o acervo do Memorial, em visita realizada na quarta-feira (16)

A Comissão Permanente de Memória do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) verificou as instalações, a infraestrutura e o acervo do Memorial do Fórum Ruy Barbosa, inaugurado em 22 de janeiro de 2010. A vistoria do local aconteceu na quarta-feira (16).

Participaram da visita a Desembargadora e Presidente da Comissão Permanente Maria da Purificação, a Desembargadora Regina Helena Ramos Reis, a Desembargadora Lícia Carvalho (Suplente), o Servidor Augusto Carvalho Pondé, a Chefe do Cerimonial Sandra Mary Couto e outros integrantes da comissão.

O local ainda guarda um acervo histórico de 410 anos. Há peças de prata, o que inclui dois candelabros, um tinteiro e uma urna de júri utilizada em 1833. Tem também uma balança com o símbolo da justiça feita em cobre, um relógio do século XX e muitas fotografias que retratam os personagens da época. Alguns detalhes podem dar ideia da dimensão dessas obras como afirma o servidor Augusto Carvalho Pondé.

A Desembargadora Regina Helena Ramos Reis, que já participou da Comissão Permanente, contribuiu um pouco mais com o resgate na história e na memória dos principais fatos e acontecimentos que marcam o Memorial do Fórum Ruy Barbosa.

A Comissão de Memória analisou com muito cuidado as condições do local e dos objetos em exposição. Um livro datado de 1832 vai ser restaurado e disponibilizado para visitação pública. Depois da reunião com a Coordenadora do Memorial, Vera Lúcia, e a Chefe da Biblioteca, Adelaide Dantas, foi possível traçar algumas metas e fazer um balanço das ações que devem ser implementadas para o aniversário de quatro centenários e uma década do Tribunal mais antigo das Américas.

 

Compartilhar:
Imprimir