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Comissão de informática do PJBA realiza reunião para avaliar a performance da atualização do PJE para a versão 2.2

Texto: Ascom PJBA

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Ao funcionar na nuvem, o PJE dará mais leveza às operações, disse o Presidente da Comissão de Informática, Desembargador Mário Albiani Júnior

Integrantes da Comissão de informática do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) se reuniram, na última quinta-feira (24), com a Secretaria de Tecnologia e Modernização (SETIM), a fim de debater as melhorias do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJE), que teve sua atualização concluída no último dia 15. A nova versão, denominada 2.2, reflete o empenho do Tribunal Baiano em tornar a prestação do serviço jurisdicional cada vez mais célere e eficiente. 

O Presidente da Comissão de Informática, Desembargador Mário Albiani Júnior, falou da importância dessa nova configuração: “o PJE vai funcionar na nuvem. Isso dará mais leveza às operações e permitirá o uso eficaz da internet”, frisou. Ele aproveitou o ensejo e parabenizou a gestão do Presidente do PJBA, Nilson Soares Castelo Branco, ao implantar a Justiça 100% Digital e a Justiça 4.0 no âmbito do Tribunal. 

As etapas de atualização do PJE para a versão 2.2 estão em estágio de conclusão. Cumprida essa fase, o próximo passo consiste em testar a eficiência dessa configuração, conforme destacou o Diretor de Modernização da Setim, Manoel Lima. “Agora, estamos trabalhando na performance e na otimização da nova versão”. 

O Diretor destacou, também, a migração de mais de um milhão de processos do SAJ para o PJE e a adesão crescente de usuários frente a esse novo sistema. 

Outros benefícios foram sinalizados pelo Secretário de Tecnologia da Informação e Modernização, Ricardo Neri Franco. “Uma gama de serviços unificados, de notificações, de marketplace estão no leque de possibilidades a partir dessa atualização”, frisou. 

A Diretoria de Governança é o núcleo responsável por avaliar a performance das ações de tecnologia. O Diretor de Governança de TI da SETIM, Carlos Nestor Passos, avaliou, positivamente, a atuação do setor e pontuou o importante trabalho da Diretoria. “Fiscalizar e monitorar as ações em curso e as que estão por vir fazem parte das nossas atividades. Isso é fundamental para a obtenção de um resultado mais exitoso”. 

Estiveram presentes na reunião, além dos já citados, os Juízes Raimundo Nonato Borges Braga e Pedro Rogério Castro Godinho, o Secretário-Geral da UNICORP, Marcus Vinícius Fernandes, e o Servidor da Comissão de Informática Afrânio Pedreira.

A Comissão de Informática do PJBA tem como principais atividades estudar e oferecer sugestões dos assuntos relacionados ao processamento de dados, à racionalização dos serviços de informações e comunicações e à introdução de meios mecânicos e eletrônicos para as atividades dos órgãos auxiliares. Também é de sua responsabilidade propor regras para a certificação digital dos acórdãos e apresentar relatórios das atividades com o andamento dos projetos de informatização.

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