Seu Browser não suporta JavaScript!
TJBA Radio
Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça
Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

Atenção! Núcleo socioambiental alerta sobre o uso de copos descartáveis

Texto: Ascom TJBA

Compartilhar:
Imagem Galeria

Preocupado e atento as questões socioambientais, e comprometido em fazer a sua parte, o Núcleo Socioambiental do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) em 2021 continua incentivando a eliminação dos copos descartáveis. O foco é fazer as pessoas adotarem canecas e assim não consumirem mais líquidos em copos descartáveis.

Mas isso não é uma novidade. Estimulados pelo Núcleo, diversos setores já substituíram os copos plásticos por copos e xícaras de vidro, iniciativa que também alcança as Comarcas do interior. Com essa atitude, ganha a natureza e ganha também os cofres públicos, que cada vez mais reduzem os gastos com esse tipo de material.

Uma pesquisa do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA) apontou que os copos descartáveis feitos de poliestireno – aqueles brancos comumente utilizados –, ao entrar em contato com líquidos quentes, podem liberar uma quantidade acima do considerado seguro pelo Ministério da Saúde de uma substância possivelmente cancerígena.

Feito de material que absorve diversas toxinas, o plástico pode levar até 100 anos para se decompor na natureza e seu excesso pode afetar a qualidade do ar, do solo e de sistemas de fornecimento de água. Sem contar que sua presença no meio ambiente afeta também a vida dos animais.

O consumo responsável dos copos é um dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) inserido na Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mais informações

Compartilhar:
Imprimir