Seu Browser não suporta JavaScript!
TJBA Radio
Logo
Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça
Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

Acesso à informação – Acessibilidade

 

 

TJBA disponibiliza ferramentas voltadas à acessibilidade digital

 

Visando a facilitar o acesso das pessoas com deficiências auditiva e visual, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) contempla, no site institucional, duas ferramentas de acessibilidade: alto contraste e VLibras. Esses recursos estão localizados no canto direito do menu superior (vermelho).

 

Além de auxiliar a leitura das pessoas com baixa visão ou daltonismo, ativar o alto contraste melhora a legibilidade de texto em ambientes com muita luz. Na prática, há uma inversão das cores na página e o aumento do contraste entre elas. Outra vantagem do recurso diz respeito à diminuição do consumo de energia para quem utiliza tablet ou notebook, prolongando a autonomia da bateria.

 

O VLibras, por sua vez, é direcionado aos deficientes auditivos. O símbolo desse sistema é representado pelo desenho de duas mãos. Consiste em uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais.

 

Para habilitá-la, basta clicar no ícone disponibilizado na tela, o qual direcionará o usuário para uma página que contém todas as orientações. Na parte inferior da tela, deve-se selecionar o navegador desejado (Google Chrome, Safari e Firefox) para, assim, adicionar uma extensão.

 

Há, também, a possibilidade de baixar e instalar o VLibras em computadores, tablets e smartphones. Após a instalação, o uso da ferramenta é bem simples. Basta selecionar os parágrafos desejados com o botão esquerdo do mouse; e, com o direito, selecionar a opção “traduzir para libras”.

 

Comissão de Acessibilidade e Inclusão – A inserção do alto contraste e VLibras é fruto do trabalho da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário do Estado da Bahia que, incentivado pela Presidência, tem desenvolvido estudos e ações com vistas a, também, ampliar a acessibilidade eletrônica dos públicos institucionais.

 

Clique aqui para acessar a página da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão.

 

 

Compartilhar:
Imprimir