Rádio TJBA RÁDIO TJBA
Selo Justiça

410 anos: Duas gerações falam sobre sua história com o TJBA

Texto: Ascom TJBA / Fotos: Nei Pinto

Compartilhar:

A realização, na Bahia, do 116º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça não é à toa. Além de este ser o ano em que o TJBA completa 410 anos, o Desembargador Mário Albiani Júnior ressalta que a realização do evento na capital baiana faz jus ao momento que a Corte está vivendo, de crescimento e melhora da prestação jurisdicional.

O Magistrado recordou as realizações do TJBA – algumas pioneiras no país –, muitas das quais pôde acompanhar desde antes do seu ingresso na magistratura, por intermédio do seu pai, ex-presidente da Corte baiana, hoje Desembargador aposentado.

Com mais de 60 anos dedicados ao Direito, o Desembargador Mário Albiani também rememorou seus anos no TJBA. Aprovado em concurso em 1963, foi nomeado Juiz no ano seguinte. Conhecido por ser um juiz pacificador e participativo, foi presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) em sete mandatos. Na entidade, fundou a Escola de Preparação e Aperfeiçoamento da Magistratura, hoje Escola de Magistrados da Bahia (Emab), da qual também foi diretor. Em 1979, foi promovido a Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia.

Seguindo os passos de seu pai, Mário Albiani Júnior tornou-se desembargador em 2015 e, hoje, exerce o cargo de Vice-Diretor da Emab. Além disso, é membro da Comissão Especial de Informática do TJBA e representante do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia no Comitê Gestor das Contas Especiais.

Celebração – A comemoração dos 410 anos ocorre nesta quinta-feira (14) durante a abertura do 116º  Encontro dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do país. O evento será realizado no Fórum Ruy Barbosa e reunirá Magistrados, Servidores e  autoridades locais, nacionais e internacionais, que serão agraciadas com medalhas comemorativas.

Compartilhar:
Imprimir