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1º Cartório Integrado Cível faz balanço dos trabalhos desde a sua inauguração

Texto: Ascom TJBA

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Prestes a completar um ano de existência, o 1º Cartório Integrado Cível, cujas atividades iniciaram em novembro de 2017, apresenta balanço positivo dos trabalhos. Desde a sua inauguração até o final de setembro deste ano, somente pelas equipes de Movimentação, Acervo e Cumprimento/Expedição, foram atendidos mais de 17 mil pedidos de advogados feitos no balcão de atendimento.

De acordo com os dados apresentados em relatório da Unidade, o treinamento recebido e a divisão das tarefas favoreceram um aumento considerável na produtividade, tanto do Cartório quanto dos Gabinetes das Varas integrantes. Entre 16 de novembro de 2017 e 30 de setembro de 2018, a unidade realizou 6.095 audiências; proferiu 24.080 despachos e 5.436 decisões interlocutórias; prolatou 5.941 sentenças; expediu 5.488 mandados, 4.212 alvarás, 12.914 certidões e 9.905 atos ordinatórios. Além disso, foram arquivados 5.251 processos e concluídos 35.519. Contabilizando todos os procedimentos, o total alcança mais de 186 mil atos praticados no referido período.

Os indicadores analisados mostram que a unificação das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Varas Cíveis possibilitou um número maior de atendimentos, de forma mais ordenada, com encaminhamento imediato das demandas para as respectivas equipes que, diariamente, buscam atender cronologicamente as solicitações.

“As demandas dos advogados são imediatamente encaminhadas para os gabinetes ou para as equipes responsáveis pelo cumprimento daquele ato, sem a necessidade de impressão de espelhos de processos, anotações em papéis ou deslocamento físico dos colaboradores. Desta forma, é possível estabelecer uma ordem cronológica para atendimento desses pedidos, bem como mensurar a quantidade de demandas atendidas e traçar metas futuras”, explica a coordenação da unidade.

Sobre os resultados, a Juíza-Corregedora da Unidade, Indira Meireles, ressalta o comprometimento de todos. “Considero os números muito bons. Comprovam o empenho da equipe. Em menos de um ano do novo modelo de gestão de processos e pessoas, que representa o Cartório Integrado, apresentamos números muito positivos”, afirma.

A busca por uma prestação jurisdicional cada vez melhor é refletida também na preocupação em ter um acervo totalmente digital. O 1º Cartório Integrado Cível conta com aproximadamente 46 mil processos em andamento. Os 7 mil processos físicos remanescentes foram encaminhados ao Núcleo Regional de Digitalização (Nuredi) para serem transformados em processos virtuais.

A equipe do 1º Cartório Integrado Cível informa ainda que o atendimento aos advogados é realizado regularmente por todos os Juízes Titulares e Auxiliares das Varas integrantes, diretamente ou por intermédio de seus assessores.

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