Notícias

Tribunal realiza Seminário “Dia Nacional da Adoção”

O Seminário “Dia Nacional da Adoção” do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), organizado pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), vai ser realizado na próxima sexta-feira, dia 25 de maio, no Fiesta Convention Center, localizado no bairro do Itaigara, em Salvador, das 8h30 às 15h.

O objetivo principal do seminário é conscientizar e sensibilizar a população sobre as questões adotivas, despertando a atenção dos indivíduos e das famílias para a iniciativa de acolher uma criança em seu lar.

O evento contará com a participação de Daniel Issler, Juiz da Infância e Juventude da Comarca de Guarulhos (SP) que fará uma palestra sobre aspectos da adoção. No evento os participantes também poderão conhecer a experiência da adoção, por intermédio, do bate papo com o empresário Paulo Borges, produtor da São Paulo Fashion Week e pai adotivo de uma criança e da cantora Vanessa da Mata, mãe adotiva de três crianças.

O evento contará ainda com a presença de juízes das comarcas da capital e do interior da Bahia.

O seminário tem como público-alvo magistrados, estudantes de Direito e interessados no processo da adoção.

As inscrições estão encerradas.

Texto: Ascom

Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região realiza encontro de conciliação

Com o intuito de disseminar e intensificar a cultura conciliatória no Poder Judiciário e na sociedade civil, o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região vai realizar, durante os dias 23 e 25 deste mês, o I Encontro Nacional de Conciliação da Justiça do Trabalho.

O evento contará com grupos de trabalho e com o Seminário “Trabalho, Conflito e Conciliação”, organizado pela Escola Judicial do TRT-9, no qual serão recepcionados conferencistas conceituados, e cuja abertura será realizada pela Corregedora Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon.

No evento, especialistas de todo o país debaterão temas relacionados à resistência à conciliação, técnicas inovatórias de conciliação, teoria do conflito e da conciliação e os desafios à prática da mediação.

Outras informações podem ser obtidas através da Escola Judicial do TRT-9 pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , ou no telefone (41) 3310-7476.

Clique aqui para conferir a programação completa do I Encontro de Conciliação do Trabalho.

Texto: Ascom 

Última semana para colaborar com o Orçamento Participativo

Esta é a última semana para que os servidores participem do projeto Orçamento Participativo do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia que se encerra próxima sexta-feira (18/5).

É importante a participação de todos, por se tratar de políticas internas com ideias sugeridas por aqueles que executam o poder judiciário e lidam diretamente com a população, beneficiando as principais demandas do Tribunal: o magistrado, o servidor e o cidadão.

O objetivo é democratizar o processo de elaboração do orçamento do Poder Judiciário com a colaboração direta dos seus Magistrados e Servidores.

Para acolher sugestões, os servidores devem informar o número de matrícula e a senha no sistema RH Net, que é auto-explicativo, desempenhando com atenção o que é solicitado.

Clique aqui e deixe sua opinião.

Texto: Ascom 

Juiz corregedor faz visita de fiscalização ao presídio de Lauro de Freitas

O juiz corregedor dos presídios Moacyr Pitta Lima visitou nesta segunda-feira (14/5) o Presídio de Lauro de Freitas. 

O magistrado, presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMFBahia), vistoriou o espaço físico do presídio, ouviu alguns presidiários, e se reuniu com o diretor da unidade Vilson Bueno da Silva Filho e com o tenente Paulo Cézar Reis, superintendente de gestão prisional da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). 

A unidade penitenciária é parcialmente terceirizada pela empresa Socializa e faz parte do Projeto Começar de Novo. Além de boa estrutura física, as dependências contam com área de trabalho, quadra de esportes, gabinete odontológico, área especial para visita intima, pátio para banho de sol, entre outras instalações.

O presídio com capacidade para 430 detentos em regime semi-aberto acolhe atualmente 363 presos, todos condenados.

Dentre eles 99 trabalham internamente, 37 fora e 49 estudam no local.Nesse ano já foram visitadas 11 delegacias na capital baiana, além das unidades de presídio de Valença e Lauro de Freitas.

Texto: Ascom / Foto: GMFBahia 

CNJ disponibiliza manual para disciplinar destinação de bens apreendidos

O Conselho Nacional de Justiça, com o objetivo de evitar equívocos e contradições no armazenamento de bens por parte da Justiça, desenvolveu o Manual de Bens Apreendidos – um documento que disciplina a gestão dos bens que estão em posse do Estado.

A preocupação em relação ao armazenamento de bens apreendidos surgiu no último ENCOGE (Encontro Nacional do Colégio de Corregedores dos Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal), realizado de 19 a 21 de abril, em Foz do Iguaçu. Na ocasião, juízes discutiram a necessidade de uma orientação mais precisa para a gestão dos depósitos judiciais.

Clique aqui para ler o manual.

Texto: Ascom 

Audiências Concentradas em Itabuna: dez crianças voltam ao ambiente familiar

Vinte e dois casos de crianças acolhidas institucionalmente foram avaliados na última sexta-feira (11/5), através das audiências concentradas. Esta edição do projeto, que reúne o trabalho do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e órgãos estaduais e municipais de proteção aos jovens, reintegrou dez acolhidos ao ambiente familiar – quatro voltaram para a família de origem e seis foram encaminhados para famílias substitutas.

A partir da avaliação psicossocial das crianças e adolescentes, cada órgão é acionado de acordo com a necessidade em questão, e são decisivos na concessão de benefícios, a exemplo do Bolsa Família, Auxílio doença ou Aluguel Social.

As audiências, que aconteceram na unidade de acolhimento S.O.S da Criança, localizada no bairro da Nova Califórnia, foram presididas pelo titular da Vara, juiz Marcos Bandeira (foto).

“Estou muito satisfeito com o resultado”, afirmou o juiz, que contou com o apoio do promotor Patrick Costa Pires, do defensor Washington Luiz Pereira Andrade, além de servidores, funcionários da entidade de acolhimento e conselheiros tutelares, prepostos dos Centros de Referência de Assistência Social (CREAS e CRAS) na realização das audiências.

O magistrado lembrou ainda que “o acolhimento institucional é um mal necessário, porém, temporário. A situação jurídica da criança deve ser definida o mais rápido possível”.

Legislação
As audiências concentradas começaram a ser realizadas após o advento da Lei 12.010 que, em 2009, fez modificações do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Dentre as alterações, consta um artigo que determina a permanência máxima de dois anos em entidades de acolhimento. Até então, muitas crianças e adolescentes passavam grandes períodos em abrigos, como eram antigamente chamados.

A lei ratifica o direito constitucional de convivência familiar e comunitária, já previsto no Estatuto.

As audiências concentradas devem ser realizadas a cada seis meses, para garantir o cumprimento da lei, e não estender a permanência da criança e do adolescente longe do ambiente familiar.

Texto: Ascom / Foto: Nei Pinto 

TJ faz treinamento sobre precatórios para servidores das varas da Fazenda Pública

O Núcleo Auxiliar de Conciliação de Precatórios do Tribunal de Justiça da Bahia (NACP-TJBA) realizou, na última sexta-feira (11/5), treinamento sobre precatórios para servidores das varas da Fazenda Pública da capital. A aula aconteceu no Salão do Júri do 1º Tribunal de Júri, no Fórum Ruy Barbosa, e foi ministrada pelo analista judiciário Luís Maurício Machado, que participa do NACP-TJBA.

Durante o treinamento, foram abordados os conceitos de precatório e de requisição de pequeno valor (RPV), a evolução histórica do regime jurídico de pagamento de precatórios e os procedimentos de pagamento de precatórios no Tribunal de Justiça da Bahia. Além das questões teóricas, também foram abordadas questões práticas e problemas cotidianos enfrentados pelos servidores.

Para Luís Maurício Machado, o treinamento foi essencial para uniformizar os procedimentos de precatórios nas varas da Fazenda Pública do TJBA. “O treinamento serviu para atualizar os servidores segundo a nova regulamentação e evitar que ocorram cancelamentos de futuros precatórios. Na nova regulamentação existem pontos em que os diferentes tribunais estaduais divergem, e precisamos adequar nossos servidores aos procedimentos do Tribunal de Justiça da Bahia”, declarou o ministrante.

A coordenadora do NACP, Raymunda Azevedo, concorda que o treinamento ajudará a evitar a devolução e o cancelamento de precatórios. “Com essa aula, pudemos capacitar os funcionários e dar celeridade aos precatórios. Desta forma, garantimos que sejam seguidos os procedimentos corretos e evitamos problemas que possam responsabilizar o Tribunal de Justiça da Bahia”, concluiu a coordenadora.

Os servidores também apreciaram a iniciativa do Tribunal. “Esse treinamento foi muito importante e esclarecedor”, disse Conceição Leão, subescrivã da 10ª Vara da Fazenda Pública. “Agora me sinto muito mais segura para lidar com precatórios”, declarou a servidora.

Além do treinamento, o NACP também planeja, em regime de escala, que os funcionários das varas da Fazenda Pública visitem o Núcleo, com o objetivo de conhecer outros procedimentos e esclarecer eventuais dúvidas.

Padronização
Levando em consideração o novo regime jurídico do pagamento de precatórios, instituído pela EC 62/09, regulamentada pelas Resoluções nº 115 e 123, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargador Mário Hirs, assinou o Decreto nº 407, publicado no Diário da Justiça Eletrônico em 28 de março de 2012.

No decreto, ficou determinada a adequação do NACP ao novo regime jurídico, bem como todos os procedimentos a serem seguidos na realização do pagamento de precatórios.

Segundo Luís Maurício Machado, o Núcleo Auxiliar de Conciliação de Precatórios está 93% em dia com a Resolução 115 do CNJ, levando em consideração o critério do valor da dívida dos precatórios.

Texto: Ascom / Foto: Nei Pinto 

Tribunal de Justiça encerra comemoração do Dia das Mães

Na tarde desta sexta-feira (11/5), palestras realizadas no auditório do TJBA encerraram a comemoração do Dias das Mães no Tribunal de Justiça.

A iniciativa foi uma ação do Programa Ser, que trouxe profissionais para debater diversos temas ligados à mulher.

A nutricionista Glauvania Jansen falou falou sobre a qualidade de vida, métodos do emagrecimento e como obter uma alimentação saudável.

Logo em seguida, a administradora Uliana Soares falou sobre a importância da conciliação entre a mulher, o bem-estar e o trabalho, explicando os principais pontos para obter uma vida alegre e saudável.

Durante o intervalo, foram sorteados brindes e cortesias para limpeza de pele, massagem corporal, jantares e muitos outros serviços oferecidos pelos parceiros do Programa SER.

A servidora Kátia Ribeiro ficou bastante satisfeita com a palestra, “A iniciativa foi ótima do Programa SER, aprendi várias coisas, a principal delas foi como fazer uma boa alimentação, os alimentos certos que devo consumir”, concluiu.

Ao finalizar a palestra, o juiz Ricardo Schmitt, assessor especial da Presidência, elogiou o evento e desejou um feliz Dia das Mães para todas as servidoras presentes.

Texto: Ascom / Ftos: Nei Pinto 

Servidores de Ituberá e Gandú participaram das atividades do Programa SER nesta sexta-feira

A cidade de Ituberá, a 150 km de Salvador, recebeu, na manhã desta sexta-feira (11/5), a Caravana do Programa SER. A cidade foi a última parada da Caravana 16 que já passou por Itacaré, Camamu e Maraú, no sul do Estado.

As atividades da Caravana foram coordenadas pela médica Jamile Ferraz com participação de 100% dos servidores.

A médica Balbina Lemos ministrou palestra sobre o tema “Qualidade na Vida e no Trabalho”. Em seguida, o fisioterapeuta Marcus Vinícius Albertazzi falou sobre ergonomia. Já a médica Jamile Ferraz apresentou os eixos do programa aos servidores, falou sobre cidadania socioambiental.

Presente durante as atividades, o corregedor das Comarcas do Interior, desembargador Antonio Pessoa Cardoso falou sobre a importância da Caravana do Programa SER como reconhecimento do servidor e emocionou todos os presentes. Também esteve presente o juiz auxiliar da Corregedoria, Abelardo Paulo da Matta Neto.

O representante da Caixa Econômica Federal George Santos explicou a parceria com o TJBA para a aquisição da casa própria.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou vacinas contra hepatite, febre amarela, gripe, além de aferição de pressão arterial e exames de glicemia.

Os servidores também foram orientados pela Assistência Farmacêutica de Ituberá sobre como adquirir medicamentos gratuitamente pelo município. O Centro de Apoio Psicológico (CAPS) promoveu palestra com o tema “Saúde Mental”.

Gandú
A cidade de Gandú, também no sul da Bahia, foi a última parada do cronograma 15 da Caravana do Programa SER. A equipe itinerante já esteve, durante a semana, nas cidades de Ubatã, Ubaitaba e Ipiaú.

A caravana, coordenada pelo jornalista Ari Donato, realizou as atividades no salão do júri do Fórum Desembargador Pedro Ribeiro e contou com a participação de 100% dos servidores.

O fisioterapeuta Walter Júnior ministrou palestra sobre ergonomia. Em seguida, a nutricionista Jomari Queiroz discorreu sobre o tema “Nutrição: Mitos e Verdades para uma alimentação saudável”.

Presente durante todas as atividades, a juíza da Vara Crime da Comarca de Gandú, Kátia Carilo parabenizou a iniciativa do Tribunal. A magistrada incentivou a participação de todos os servidores, passando por cada cartório.

O diretor do fórum, o juiz Gláucio Klipel não compareceu às atividades, no entanto deixou as instalações do fórum preparadas para receber a equipe da Caravana do Programa SER.

A juíza informou que o Educador Físico Liédson Morais Luz ficará a disposição de todos os servidores da comarca para a realização de ginástica laboral.

A Secretaria Municipal de Saúde aplicou 20 doses de vacinas contra hepatite, febre amarela, tétano, difteria; realizou 90 aferições de pressão arterial e 90 exames de glicemia.

“É mais barato prevenir do que curar. Essa ação mostra que o Tribunal de Justiça tem interesse em prevenir”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde Holmes Rocha.

Texto: Ascom / Fotos: Programa SER 

Último dia para aproveitar as ofertas do Bazar das Mães

Depois de uma semana de sucesso, o Bazar das Mães, na Praça de Serviços do Tribunal de Justiça, será encerrado nesta sexta-feira (11/5). Hoje é o último dia para quem quer aproveitar a oferta de produtos e comprar o presente do dia das mães.

Essa é a primeira edição do Bazar, iniciado na segunda-feira (7/5), com vários tipos de produtos com preços variados e acessíveis. São bijuterias, necessaries, bolsas, perfumes, sapatos, biscoitos, chocolates e artigos de decoração.

A estudante Maria Helena Souza estava de passagem pelo Tribunal e decidiu olhar o bazar. “Cheguei aqui no Tribunal para resolver um problema, vi um movimento e fui dar uma olhada. Adorei os produtos. Tem de tudo, comprei até uma pulseira dessas que estão na moda, adorei”, contou ela.

A expositora Edna Peixoto achou excelente o movimento do bazar. “As vendas estão ótimas, o que mais está saindo são os sabonetes e hidratantes, todos de qualidade”, concluiu. Para Eliana Guimarães, irmã de Edna, a iniciativa é ótima. “O espaço está mais amplo, tudo organizado, e se o estande coubesse mais produtos, teríamos vendido”, avalia a servidora.

Além dos presentes, a celebração do Dia das Mães é também feita de muito sabor. No estande de Joélia Bispo, mais conhecida como “Jô do Sequilho”, é possível encontrar diversas iguarias: pastelzinho de goiaba, pimentinhas, bolachas de goma, sequilhos doces e salgados. “Já sou bastante conhecida aqui no TJ, vendo há muito tempo. Passo por todas as salas vendendo meus sequilhos e faço por encomenda também. No período de festas como o Dia das Mães, por exemplo, faço os biscoitos em potes maiores. Aqui no Bazar estou vendendo cerca de 150 potes por dia”, comemorou a doceira.

Texto: Ascom / Fotos: Nei Pinto 

Dia das Mães segue com mimos e palestras para as servidoras

Durante a manhã as servidoras do Poder Judiciário tiveram tratamento de maquiagem e beleza, disponíveis, na Praça de Serviços do Tribunal. Uma parceria do Programa SER com os centros de estética de Salvador – Stylo Chic e Depyl Care.

A comemoração continua durante a tarde. Numa mistura de informação e experiência prática, o núcleo de captação de parcerias do Programa SER, planejou palestras com temas como alimentação e estética relacionadas às mulheres.

As palestras começam às 14h, no auditório do TJ, e serão acompanhadas de sorteios surpresas.

Confira a agenda das palestras e participe!

14h
TEMA: Alimentação Natural e Qualidade de Vida
PALESTRANTE: Dra Glauvânia Jansen

15h30
TEMA: Mulher. Deixe sua Vida Mais Colorida
PALESTRANTE: Uliana Soares

16h30
TEMA: Auto Estima – Medicina e Estética 
PALESTRANTE: Dra Rosane Muniz

Texto e foto: Ascom 

Tribunal de Justiça disponibiliza relatório de arrecadação dos cartórios extra-judiciais

Delegatários ou servidores substitutos já podem acessar o relatório de arrecadação dos cartórios extrajudiciais do Estado da Bahia.

As informações estão disponíveis no Portal do Selo Eletrônico; os interessados devem utilizar o login e senha disponibilizados no momento de implantação do E-Selo, para entrar no sistema.

Clique aqui e acesse o Portal do E-Selo. 

Caso algum responsável por cartório não possua login e senha ou tenha problemas de acesso, deverá informar a dificuldade para a Coordenação de Arrecadação do Tribunal, através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Este relatório poderá ser usado, pelos delegatários, na prestação de contas ao Conselho Nacional de Justiça sobre arrecadação diária, semanal, mensal ou anual da unidade cartorária. Os dados disponibilizados abrangem os anos de 2001 até 2012.

Texto: Ascom 

Dia das Mães: servidoras assistem palestras sobre beleza e qualidade de vida

O Tribunal de Justiça, por intermédio do programa SER, preparou uma grande celebração para todas as mães que, além de tantos afazeres que carregam em sua função, dedicam parte do seu tempo para servir à sociedade baiana, por meio do Poder Judiciário.

Empresas parceiras do Tribunal, voltadas para o público feminino, foram convidadas para participar da festa, e trouxeram atividades e brindes para presentear as servidoras.

Três palestras estão programas para esta tarde. A loja de produtos naturais Mundo Verde trará a nutricionista naturopata Glauvânia Jansen, com uma exposição sobre Alimentação Natural e Qualidade de Vida. As outras duas palestras ficarão por conta da Amei Eventos Criativos, que será representada pela administradora Uliana Soares, na exposição sobre carreira e vida pessoal, e da médica Rosane Muniz, que, além de compartilhar sua experiência com as servidoras, também cedeu tratamentos estéticos em sua clínica para os sorteios.

Outras parceiras também contribuíram para a homenagem às mães do Tribunal. O SPA Urbano by Iris Azi e Janina Andrade, por exemplo, ofereceu vouchers equivalentes a 15% de descontos em qualquer programa na unidade, além de cinco sessões de Manthus, tratamento que promove a redução de medidas e a eliminação de toxinas, por meio de ultrassom e corrente esterodinâmica de média frequência.

Antes da programação de palestras, durante a manhã as servidores terão disponíveis, na Praça de Serviços do Tribunal, atendimento gratuito de dois renomados centros de estética de Salvador – Stylo Chic e Depyl Care.

Rede de Benefícios
O Programa SER está expandido, a cada dia, sua rede de parceiros nas mais diversas áreas de produtos e serviços. O resultado disso é uma gama de benefícios e descontos aos servidores do Judiciário.

A parceria entre as empresas e o Tribunal pode ser usufruída através do cartão SER de fidelidade; com ele, os servidores ganham descontos em compras, lazeres e utilidades diárias. A rede de parceiros do programa é ampla e variada; abrange desde serviços de saúde, educação e alimentação, até estética, moda e turismo.

Atualmente, 146 empresas compõem o ciclo parceiro do Tribunal. Para ter acesso à rede de benefícios, os servidores precisam, apenas, apresentar o cartão SER e um documento oficial com foto.

Clique aqui para conhecer todos os parceiros da Rede de Benefícios.

Texto: Ascom 

Caravana do Programa SER realiza ações em Ipiaú e Maraú

Com um fórum reformado, onde se destacam painéis que trazem poemas da autoria de poetas e escritores consagrados, alguns baianos como Firmino Rocha, Gilberto Gil e Jorge Amado, a Comarca de Ipiaú recebeu na manhã desta quinta-feira (10/5) uma das equipes da caravana do Programa SER.

As atividades foram realizadas no salão do júri e tiveram a coordenação do jornalista Ari Donato.

O fisioterapeuta Walter Júnior ministrou palestra sobre ergonomia. Em seguida, a nutricionista Jomari Queiroz abordou o tema “Nutrição: Mitos e Verdades para uma alimentação saudável”.

O Gerente local da Caixa Econômica Federal Haroldo Rosa Blandy Motta, mostrou aos servidores como funciona o financiamento para aquisição da casa própria e ainda tirou dúvidas de alguns interessados na questão da portabilidade. O gerente prometeu voltar ao fórum para mais esclarecimentos e manter um canal com os servidores, para um melhor atendimento.

A Secretaria Municipal de Saúde enviou uma equipe, composta de enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio, para o atendimento dos servidores. Foram aplicadas 30 doses de vacina contra febre amarela; realizadas 52 aferições de pressão arterial e outros 14 servidores fizeram exames de glicemia.

Presente durante as atividades, o juiz da Comarca de Ipiaú César Batista de Santana elogiou a iniciativa do Tribunal. “Um trabalho maravilhoso, com propósito nobre e que deve ser levado adiante, com apoio de toda magistratura, pois traz benefícios para o Judiciário como um todo”, afirmou o magistrado, que é diretor do fórum.

A juíza Carla Rodrigues de Araújo também esteve presente no fórum e parabenizou as ações do Programa SER.

Um programa de boa qualidade e que trará bons resultados para a comarca”, assim definiu o servidor Erlon Dias Pinheiro sobre a importância do SER.

A última parada da caravana 15 acontece na manhã desta sexta-feira (11/5) na cidade de Gandú.

Maraú
Também na manhã desta quinta-feira (10/5), a outra equipe do programa SER seguiu para região sul da Bahia, na cidade de Maraú. As atividades da caravana foram coordenadas pela médica Jamile Ferraz com participação de 100% dos servidores.

A médica Balbina Lemos ministrou palestra sobre o tema “Qualidade na Vida e no Trabalho”. Em seguida, o fisioterapeuta Marcus Vinícius Albertazzi falou sobre ergonomia. Já a médica Jamile Ferraz apresentou os eixos do programa aos servidores, falou sobre cidadania socioambiental.

A grande novidade da passagem da caravana do Programa SER pela comarca de Maraú foi a presença do delegatário Eloy Nery Campelo, que informou os servidores sobre a legalização dos imóveis visando o financiamento da casa própria. A apresentação atraiu a atenção de todos os servidores, uma vez que a maioria dos imóveis da região não possui escritura.

O representante da Caixa Econômica Federal George Santos explicou a parceria com o TJBA para a aquisição da casa própria.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou vacinas contra hepatite, febre amarela, gripe, além de aferição de pressão arterial e exames de glicemia sob a coordenação da enfermeira Adriana Peixoto.

Todas as ações desenvolvidas pela caravana do Programa SER foram acompanhadas pela administradora do Fórum da Comarca de Maraú Liliane Ribeiro Gomes da Silva.

A caravana 16 encerra as atividades nesta sexta-feira (11/5) na cidade de Ituberá.

Texto: Ascom / Fotos: Programa SER 

Servidores aprovam Semana de Protocolo Institucional do TJBA

Terminou hoje (10/5) a Semana de Protocolo Institucional do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

Durante os quatro dias do evento, servidores, militares, garçons e copeiras participaram de oficinas de cerimonial, etiqueta e protocolo organizadas pelo Cerimonial do TJBA, no auditório do Tribunal.

“O curso foi muito bom, aprendemos sobre ética, organização, protocolo, higiene, entre outros assuntos importantes para a boa realização do nosso trabalho”, afirmou o garçom Marcelo Maicon.

A servidora Aldair Dantas ressaltou a importância de compreender os detalhes técnicos do protocolo para o trabalho com autoridades.

“Muitas vezes a gente erra por desconhecer detalhes do comportamento formal que o nosso ambiente de trabalho exige. O que aprendemos aqui foi muito importante para o dia a dia no trabalho do Judiciário”, avalia.  

As aulas foram ministradas pelo professor Marcelo Pinheiro, chefe do cerimonial do Ministério Público do Estado do Pará, e abordaram amplamente os procedimentos específicos de cada grupo participante.

“É importante ressaltar que o aprendizado desse curso, contribui para a elevação da qualidade do serviço público. É muito interessante ver uma Corte de Justiça tão grande quanto essa, disponibilizar aos seus servidores uma semana inteira para um tema de tamanha relevância”, concluiu o professor.

Texto: Ascom / Fotos: Nei Pinto 

TJBA inicia implantação do SAJ no interior e realiza treinamento para funcionários

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) vai dar início à implantação do Sistema de Automação Judiciária (SAJ) nas comarcas do interior no dia 21 de maio. Neste dia, o sistema de processo digital será implantando nas comarcas de Camaçari e Simões Filho.

Com o SAJ, todos os processos serão digitais, aumentando a produtividade em até 70%. O sistema prevê a extinção do procedimento de carga e a diminuição de gastos com insumos de um processo físico, dentre outras vantagens. O processo de implantação do SAJ nas comarcas do interior da Bahia segue até 2013.

Treinamento
Os servidores das comarcas do interior também estão recebendo treinamento sobre o sistema digital processual. Na primeira etapa, as aulas estão sendo ministradas apenas para funcionários das comarcas de Camaçari e Simões Filho, as primeiras a receberem o SAJ em suas varas.

As aulas para essas comarcas começaram na última segunda-feira (7) e seguem até o dia 18 deste mês. Os treinamentos estão sendo realizados na UNICORP, na sede do Tribunal, e na antiga SECAPI, na Sala 20 do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador.

A implantação do processo digital nas comarcas do interior acontece duas semanas após o início do treinamento de seus servidores e magistrados.

Clique aqui para acessar o cronograma de treinamento de processos digitais do SAJ para as comarcas de Camaçari e Simões Filho.

Texto: Ascom 

5ª Av. do CAB, nº 560. Salvador/BA - Brasil - CEP 41745-971

Redes Sociais

           

APPTJBA MOBILE