Notícias

TJBA convoca novos Juízes Leigos

A presidente do TJBA, Telma Britto, em decorrência de alguns candidatos não terem assumido o cargo de Juiz Leigo, nomeia novos candidatos para serem habilitados para as comarcas, às quais se inscreveram. A convocação desses profissionais, publicada no DJE de 28/02, segue os critérios que constam no Edital  88/2010. Os novos selecionados foram designados para as comarcas de Camaçari, Eunápolis, Irecê, Itamaraju, Lauro de Freitas e Salvador. Os Juízes Leigos convocados devem tomar posse até o próximo dia 21/03. Esta data também é o limite para que os Conciliadores ingressem na função. Tanto os Juízes Leigos quanto os Conciliadores deverão tomar posse na Presidência do TJBA -  sala 315 Ala SUL (3372 5105 / 5022).


CAPACITAÇÃO

Juízes Leigos e Conciliadores farão o curso de capacitação judiciária nos dias 28 e 29 de março, no auditório do TJBA, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, no CAB.Serão ministradas aulas sobre Mediação, Conciliação e Justiça, além de apresentação dos sistemas disponíveis para  atendimento ao jurisdicionado.

Doação de sangue termina com saldo positivo

A campanha de doação voluntária de sangue realizada pelo Tribunal de Justiça, por meio do Programa SER - Promoção do Saber, Bem-Estar e Reconhecimento do Servidor, em parceria com a Fundação Hemoba, foi concluída com o saldo de 60 bolsas de sangue. Esse montante pode salvar até 240 vidas, de acordo com a equipe de captação de doadores da fundação.

Segundo a assistente social da Diretoria de Assistência à Saúde (DAS) do Tribunal, Maria Tereza Valverde, 105 servidores se candidataram para fazer a doação. Entretanto, somente 60  foram selecionados pela triagem.

A ação ocorreu na última quarta-feira (23), quando a unidade itinerante da Hemoba, o Hemóvel, esteve durante todo o dia fazendo coleta voluntária de sangue no estacionamento do Tribunal de Justiça e Prédio Anexo. 

Para fazer a divulgação da campanha, foram distribuídas camisas, e cartazes foram espalhados no  Tribunal. O mascote Zé Bolsinha percorreu as salas do Tribunal para convidar e estimular os sevidores a fazerem a doação.

Maria Tereza Valverde afirma que há possibilidade de repetir a ação no segundo semestre. “A semana do servidor, que acontece em outubro, seria uma ótima oportunidade”.

Rio de Janeiro – Quando as chuvas violentas destruíram cidades da Região Serrana do Rio de Janeiro, há dois meses, os servidores do Judiciário se mostraram mais uma vez muito solidários. A campanha arrecadou toneladas de donativos, entre alimentos e roupas, enviados diariamente para a Cruz Vermelha. Servidores e magistrados aderiram à iniciativa. A população também contribuiu, enviando donativos ao Tribunal de Justiça.

Mulher é pra se cuidar!

A campanha MULHER É PRA SE CUIDAR! chega pela necessidade de sensibilizar a sociedade sobre a situação alarmante da violência contra as mulheres, visando a garantia dos seus direitos. De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, só no último ano, 326.693 queixas foram registradas por mulheres agredidas em todo país. 

A instituição do Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, é um marco histórico para dar visibilidade à violação dos direitos cotidianamente enfrentada pelas mulheres. Muitos foram os avanços e conquistas já alcançados a partir dos movimentos de mulheres e feministas, mas ainda há muito o que avançar na promoção da equidade de gênero, raça/etnia e de uma vida sem violência para todas as mulheres. 

Neste ano, o 8 de Março tem ainda um grande aliado, o Carnaval! Conclamamos a imprensa a se aliar na luta pelo fim da violência contra as mulheres, levando informações para o público, na tentativa de promover a sensibilização de toda sociedade para a questão. Com todas as vozes e todas as cores, a Campanha  MULHER É PRA SE CUIDAR! ganha força e contribui para que as mulheres e a sociedade tomem conhecimento dos seus direitos e lutem por ele. 

Nesse carnaval diversas ações estarão sendo promovidas para educar e sensibilizar a sociedade. Vista a sua camisa Lilás e caia na folia.

Do apoio.

A campanha MULHER É PRA SE CUIDAR! é promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Voluntárias Sociais e tem o apoio do Tribunal de Justiça da Bahia e do Conselho Nacional de Justiça.

Para saber mais detalhes é só acessar o site da campanha

WWW.MULHEREPRASECUIDAR.COM.BR

No PORTAL estão disponibilizados os números 180 da REDE DE ATENDIMENTO A MULHER, o 0800 284 2222 do VIVER - Serviço de Atenção a Pessoas em Situação de Violência Sexual - e outros números da REDE onde mulheres, homens e toda a sociedade podem acionar em caso de ser vítima ou testemunha de violência contra a mulher.

QUEBRE O CICLO DA VIOLÊNCIA. DENUNCIE! INFORME! 

Acesse: 
WWW.MULHEREPRASECUIDAR.COM.BR

Desembargadora recebe medalha e diploma do Mérito Judiciário

 A desembargadora Heloísa Pinto de Freitas Vieira Graddi foi homenageada na noite desta sexta-feira (25) no auditório do Tribunal de Justiça. A integrante da Corte recebeu das mãos dos familiares a Medalha do Mérito Judiciário e o diploma correspondente. 

A medalha, instituída em 1983 homenageia personalidades nacionais e estrangeiras por seus méritos e relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário.

Durante discurso na Sessão Solene, a presidente do TJBA, desembargadora Telma Britto, destacou, dentre outras qualidades, “o compromisso com o Direito e com a causa da Justiça, o rigor ético, a transparência e a independência” da magistrada homenageada.

Além de desembargadores, estiveram presentes à sessão solene o desembargador Federal, Olindo Menezes, presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região; o procurador de Justiça, José Edivaldo Rocha Rotondano, representando o procurador-geral de justiça,  Wellington Lima e Silva, amigos e familiares da magistrada.

A desembargadora Heloisa Pinto de Freitas Graddi foi promovida pelo critério de antiguidade, ocupando a vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Lealdina Torreão.

       

Desembargadora recebe Medalha do Mérito Judiciário

A desembargadora Heloísa Pinto de Freitas Vieira Graddi recebe hoje, às 17h, no auditório do Tribunal de Justiça, a Medalha do Mérito Judiciário e o diploma correspondente.

A desembargadora Heloisa Pinto de Freitas Graddi foi promovida pelo critério de antiguidade, ocupando a vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Lealdina Torreão.

A Medalha do Mérito Judiciário foi instituída em 1983 com o objetivo de homenagear personalidades nacionais e estrangeiras por seus méritos e relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário.

Texto: Ascom TJ

No último dia de campanha, TJ incentiva doação de sangue

Nesta sexta-feira (25), último dia da campanha da Semana da Doação Voluntária, promovida pelo Tribunal de Justiça e Fundação Hemboba, ações de conscientização continuam sendo desenvolvidas pelos servidores.

A equipe da Diretoria de Assistência à Saúde (DAS) do Tribunal de Justiça, reforça a importância da doação de sangue, principalmente, no período do Carnaval.

Com o slogan “Doe alegria, antes mesmo da folia”, materiais foram distribuídos entre servidores e magistrados, com o objetivo de que a doação se estenda mesmo após o final da campanha.

A Semana da Doação Voluntária é uma iniciativa do Programa SER – Promoção do Saber, Bem-Estar e Reconhecimento do Servidor.

Na última quarta-feira, a unidade itinerante da Hemoba, o Hemóvel, esteve no estacionamento do Tribunal de Justiça e realizou a coleta voluntária de sangue.

Texto: Ascom TJ

Presidente Telma Britto recebe visita do prefeito de Jequié


A presidente Telma Britto recebeu hoje à tarde, no Gabinete da Presidência, a visita de lideranças políticas do município de Jequié, situado no sudoeste do Estado. No encontro, foram discutidos temas relativos ao Poder Judiciário.

Estavam presentes à reunião o prefeito de Jequié Luiz Amaral; o deputado federal Roberto Britto, o deputado estadual Euclides Fernandes e o deputado estadual Leur Lomanto Jr.

Também participaram da visita o presidente da seção baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Saul Quadros; o promotor de Justiça, Maurício Cavalcante; o presidente da subseção da OAB de Jequié, Agenor Nery; e o conselheiro da OAB, Augusto César Ribeiro.

Texto: Fernanda Magalhães / Fotos: Nei Pinto

Magistrados e servidores: conheçam a Intranet

O Tribunal de Justiça da Bahia conta, atualmente, com uma rede de informações exclusiva para os servidores e magistrados do Poder Judiciário. 

Trata-se da intranet, um portal com notícias, dados, serviços e comunicados de todo o Tribunal.

A intranet é o principal canal de comunicação do Judiciário. É voltada para o público interno, e tem a função de informar, orientar e facilitar o trabalho realizado no judiciário.

Já na internet o acesso é livre e o conteúdo possui uma caráter mais abrangente, com notícias e informações que interessam a toda a população.

É muito fácil acessar a página da intranet, basta digitar na barra de endereços do computador o link: http://intranet.tjba.jus.br/. Entretanto, atenção. O acesso à intranet só é possível em máquinas do Poder Judiciário, ou seja, em fóruns, cartórios e no próprio Tribunal de Justiça.

Para facilitar ainda mais o acesso ao portal intranet, os magistrados e servidores podem programá-lo para ser a página inicial do seu navegador de internet.

Para isso, basta clicar na opção “ferramentas” na parte superior do navegador. Em seguida, optar pelo link “opções da internet”, e digitar o link  http://intranet.tjba.jus.br/ no campo ao lado da palavra “endereço”, conforme ilustrações abaixo.

Seguindo esses passos, o portal da intranet passará a ser a página inicial do seu navegador.

Conhecendo a Intranet – A página da intranet do Tribunal de Justiça está configurada em um layout fácil e auto-explicativo. Na parte superior do portal, existe uma barra azul com botões que orientam o magistrado ou servidor acerca de serviços, comunicados e informações do Judiciário. Dentre elas estão:

No botão Institucional, estão informações da História e dos membros do Tribunal; 

Ao lado está o botão Corregedoria, com um link para o site da própria Corregedoria;

Em seguida, o botão Publicações, na qual podem ser encontradas informações sobre concursos, decretos e um link para o Diário da Justiça Eletrônico, no qual são publicados, diariamente, todos os atos do Judiciário;

Em Orientações estão informações sobre serviços que podem ser solicitados e acompanhados pelo magistrado ou servidor;

No botão Comunicados pode-se encontrar informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a exemplo de Resoluções, e ofícios para magistrados e servidores.

Por fim, os botões Manuais e Contatos contém informações necessárias para a execução do trabalhos de magistrados e servidores.

Logo abaixo da barra azul, está o banner, onde estão as principais notícias organizadas em fotos que  se substituem, automaticamente, ou, manualmente pelas setas, localizadas nos cantos direito e esquerdo do banner. Ao seu lado, ficam as últimas notícias postadas no portal: sempre com informações específicas para servidores e magistrados.

Descendo um pouco mais na página da intranet, estão situados três boxes divididos em “Sistemas Administrativos” - box vermelho, “Sistemas extra-judiciais/judiciais” - box azul, e “Programas e Projetos” - box amarelo.

Em Sistemas Administrativos, estão todos os sistemas utilizados pelos magistrados e servidores, para serviços internos, a exemplo de “Pedidos Online”, “Arrecadação” e “Gestão de Licitações”.

Em  Sistemas Extra-Judiciais/Judiciais, também estão links para serviços como o “Balcão da Justiça e da Cidadania”, “Firmas” e o “DAJ eletrônico”.

Em Programas e Projetos, é possível acompanhar ações como “Adoção/Ceja” e “Movimento pela Conciliação”.

Na parte inferior da página da intranet, existe a barra de ícones, apelidada Carrossel, na qual se encontram os principais sistemas e programas do judiciário, a exemplo do Programa SER, da UNICORP, e do Mapa Judiciário, link com dados estatísticos  e informações de todo o Poder Judiciário, abertos à consulta.

TJ e município de Lauro de Freitas assinam termo de cooperação técnica


A presidente Telma Britto e a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, assinaram hoje pela manhã, no prédio da Secretaria de Cultura do município, um termo de Cooperação Técnico-Administrativa para o desenvolvimento de ações entre o Tribunal de Justiça e a comarca situada na Região Metropolitana de Salvador.

Estiveram no encontro o assessor-especial da Presidência, juiz Ricardo Schmitt, a juíza Patrícia Lopes, titular da 1ª Vara Criminal de Lauro de Freitas e secretários da administração municipal.

Texto: Ascom TJ / Foto: Nei Pinto

Pautas das próximas sessões da 2ª e 5ª Câmaras Cíveis

As pautas das sessões ordinárias da 2ª e 5ª Câmaras Cíveis, que serão realizadas no dia 1º de março, a partir das 8:30h, preveem o julgamento de 180 e 43 feitos, respectivamente.

Os pedidos de preferência do julgamento deverão ser encaminhados pelos advogados no decorrer dos 30 minutos anteriores ao início dos trabalhos.

- Pauta 2ª Câmara Cível
- Pauta 5ª Câmara Cível

 

Programa Começar de Novo é apresentado no Oeste do Estado


O juiz-corregedor Cláudio Daltro, integrante do Grupo de Monitoramento, Acompanhamento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), considerou proveitosa a apresentação do programa Começar de Novo a representantes das prefeituras, do Ministério Público, da sociedade civil e das comarcas de Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães, no Oeste baiano.

No encontro, promovido ontem e anteontem (22 e 23), o magistrado, ao lado do servidor Orlando Bitencourt, da Assessoria de Ação Social do Tribunal de Justiça, expôs a importância de implementação do programa com o apoio da sociedade civil e do poder público.

O Começar de Novo busca promover a ressocialização de presos e egressos do sistema carcerário, que estão cumprindo ou já cumpriram penas alternativas, e adolescentes em conflito com a lei.

O juiz-corregedor ressaltou, também, a importância de selar acordos que preveem a promoção de cursos de capacitação profissional para os apenados.

Também foram discutidas ações que possam viabilizar o previsto na Lei de Execuções Penais. O objetivo é que as Prefeituras encaminhem, para a Câmara Municipal, projeto de Lei propondo que, na contratação de obras e serviços públicos, 5% da mão de obra seja, obrigatoriamente, de  apenados.

Emprego – O programa Começar de Novo é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desenvolvido em parceria com os Tribunais de Justiça dos Estados, que busca sensibilizar órgãos públicos e a sociedade civil com o propósito de oferecer vagas de emprego e cursos de capacitação para presos, egressos do sistema carcerário e cumpridores de penas e medidas alternativas.

Texto: Georgia Cedraz / Foto: CNJ

Servidores do Tribunal de Justiça doam sangue nesta quarta-feira

A unidade móvel da Fundação Hemoba está no estacionamento do Tribunal de Justiça, durante todo o dia de hoje (23), realizando coleta voluntária de sangue. Os servidores do Judiciário se mobilizaram com a campanha e estão fazendo a doação. 

O projeto foi idealizado pelo programa SER – Promoção do Saber, Bem-Estar e Reconhecimento do servidor, com a colaboração da equipe da Diretoria de Assistência à Saúde (DAS) do Tribunal de Justiça. 

A assistente social da captação de doadores da Hemoba, Luciene Macêdo, elogiou a iniciativa e ressaltou que a fundação “tenta estimular as empresas a seguirem esse exemplo, pois a criação de uma rede solidária é fundamental para fortalecer os laços entre os colegas”.

Segundo Luciene, a demanda aumenta, consideravelmente, durante o período de Carnaval. A oferta, porém, diminui na mesma proporção. A situação só não é pior porque uma bolsa de sangue pode ajudar três a quatro pessoas.

 

“Essa campanha é uma oportunidade de colaborar e ajudar o próximo. Ninguém sabe quando e quem vai precisar desse sangue. É uma chance que o Tribunal está dando ao servidor de exercer a cidadania”, lembrou a assistente social do DAS, Suzana Araújo, que, além de trabalhar na campanha,participou fazendo sua doação.

Rede - A iniciativa do Tribunal de Justiça tem o objetivo, também, de criar uma rede com informações sobre o tipo sanguíneo dos servidores. Ao fazer a doação, o funcionário terá o seu nome incluído em um banco de dados do próprio Tribunal de Justiça, no qual constarão a idade, o tipo sanguíneo e a data da última doação.

Corregedoria Geral da Justiça publica roteiros do SAC Móvel em março

A Corregedoria Geral da Justiça publicou na edição de hoje do Diário da Justiça Eletrônico, as rotas que serão feitas pelo SAC Móvel, no mês de março, para a prestação dos serviços de registro de nascimento de pessoas naturais na capital e em municípios do interior do Estado.

O projeto é resultado de um convênio firmado entre o Tribunal de Justiça da Bahia e o Governo do Estado com o objetivo de levar, de forma mais simples e eficaz, os serviços judiciários à população.

Confira abaixo as rotas com os respectivos municípios e dias em que o serviço será prestado:

 





ROTA 01  ROTA 02
ENCRUZILHADA - 1 e 2
MAIQUINIQUE - 4 e 5
MANUTENÇÃO - 6 a 9 
MACARANI - 10 a 12
ITARANTIM - 14 a 16
CANAVIEIRAS - 18 a 20
BELMONTE - 22 a 24
IBIRAPOÃ - 26 e 27
MEDEIROS NETO - 29 e 30
ALCOBAÇA - 31 e 01/04/2011         

SALVADOR - ONDINA - 28/02 e 01/03
MANUTENÇÃO - 2 a 9 
DIAS D'AVILA - 10 e 11
MADRE DE DEUS - 12 e 13
SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ - 15 a 17
AMÉLIA RODRIGUES - 19 a 21
CONCEIÇÃO DO JACUÍPE - 23 a 25
CORAÇÃO DE MARIA - 27 e 28
ARAÇÁS - 30 e 31

Semana da Doação Voluntária prossegue com campanha no Tribunal

A Semana de Doação Voluntária, promovida pelo Tribunal de Justiça em parceria com a Fundação Hemoba, segue nesta terça-feira (22), com uma ação no prédio do Tribunal de Justiça e no Prédio Anexo.

Um boneco, com o formato de uma bolsa de sangue, apelidado de Zé Bolsinha, circula pelas dependências do prédio para chamar a atenção dos servidores sobre a importância da doação.

O posto móvel da Hemoba estará amanhã, em frente ao Tribunal, fazendo coleta de sangue dos funcionários. 

“Além da captação, a intenção da campanha é conscientizar as pessoas para que, mesmo que não doem durante o nosso projeto, possam vir a doar algum dia”, explicou a médica Balbina Lemos, coordenadora ocupacional da Diretoria de Assistência à Saúde do Tribunal de Justiça (DAS).

“Fico muito feliz em participar, pois um dia eu também posso precisar”, afirmou o servidor Uildson Luiz dos Santos, voluntário que se caracterizou como mascote, o Zé Bolsinha, para estimular os colegas a aderirem à ideia.

O sangue colhido passará por vários exames, dentre eles, o de HIV, HTL I e II, Chagas, Hepatite B e C, Pesquisa de Anticorpos Irregulares, Sífilis, Fator RH e Grupo Sanguíneo. Além disso, cada doador receberá o resultado dos exames em casa, pelos Correios.

Também participam da Semana de Doação Voluntária a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) e as Voluntárias Sociais da Bahia. 

Fórum - No Fórum Ruy Barbosa, Fórum Criminal e no Fórum Anexo Professor Orlando Gomes, os funcionários estão sendo levados por um veículo oferecido pelo TJ para o posto da Hemoba, localizado na Avenida Vasco da Gama. 

No interior do Estado, os funcionários que trabalham nas comarcas onde existem os postos do Hemoba, conhecidos como hemobinhas, também estão realizando doações.

A campanha no interior se estende até sexta-feira (25). Veja a relação das cidades no final da matéria.

Rede - A iniciativa do Tribunal de Justiça tem o objetivo, também, de criar uma rede com informações sobre o tipo sanguíneo dos servidores. Ao fazer a doação, o funcionário terá o seu nome incluído em um banco de dados do próprio Tribunal de Justiça, no qual constarão a idade, o tipo sanguíneo e a data da última doação.

O voluntário deve atender a alguns pré-requisitos para fazer a doação, como o de estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, apresentar documento oficial com foto e em bom estado de conservação, e estar devidamente alimentado e descansado.

Não poderá fazer a doação quem estiver gripado ou com febre; grávida, amamentando ou no período de três meses após o parto; se tiver ingerido bebida alcoólica em até 12 horas antes da doação; se tiver feito tatuagem ou piercing há menos de um ano; se teve hepatite depois de dez anos de idade; se tiver múltiplos parceiros sexuais ou se for parceiro de portador ou tiver contaminado pelo vírus HIV; se tiver sido contaminado recentemente por alguma doença sexualmente transmissível; e se tiver feito endoscopia há menos de seis meses.

Existe ainda um prazo mínimo entre as doações. Para os homens, 60 dias. Para as mulheres, 90 dias da última doação. Outras informações serão avaliadas durante a entrevista que todo doador deve fazer antes da coleta.

“Estamos estimulando a solidariedade, a cidadania e o respeito ao próximo. Todo sangue que abastece as redes hospitalares vem da Hemoba, então precisamos colaborar. Afinal, um dia, todos nós podemos precisar”, afirma a médica Jamile Ferraz, diretora do DAS.

Relação de Hemobinhas

Alagoinhas: Praça Graciliano de Freitas, s/n, Antigo Bistrô – Tel. (75) 3422-2042
Barreiras: Rua do Antigo Aeroporto, 500, Bairro Vila Amorim – Tel. (77) 3612-9450
Brumado: Rua Manoel Fernandes dos Santos, 87, Jardim Brasil – Tel. (77) 3441-1363
Camaçari: Avenida Jorge Amado, s/n, Jardim Limoeiro – Tel. (71) 3644-4252
Eunápolis: Avenida Brilhante, s/n, Bairro Pequi – Tel. (73) 3281-3266/3260
Feira de Santana: Avenida Eduardo Fróes da Mota, s/n, Bloco 35 – Tel. (75) 3221-6888
Guanambi: Rua Dr. José Umberto Mores, 1570, Paraíso – Tel. (77) 3451-6060
Irecê: Praça Teodoro Sampaio, s/n, Centro – Tel. (74) 3641-3308
Itaberaba: Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 600, Centro – Tel. (75) 3251-2575
Itapetinga: Avenida Cinquentenário, s/n – Tel. (77) 3261-2258
Jacobina: Praça Rui Barbosa, s/n – Tel. (74) 3621-9397
Jequié: Rua São Cristóvão, s/n – Tel. (73) 3528-7153/7154/7159
Juazeiro: Rua Joaquim Bispo dos Santos, s/n, Santo Antônio – Tel. (74) 3611-7532/0054
Paulo Afonso: Rua das Caraibeiras, s/n, Bairro General Dultra, Chesf – Tel. (75) 3282-2710
Ribeira do Pombal: Rua Júlio Guerra de Almeida, s/n, Centro – Tel. (75) 3276-1268
Santo Antônio de Jesus: Avenida Cosme Damião, BR 101, Andaiá – Tel. (75) 3632-1667
Seabra: Praça da Bandeira, 100, Centro – Tel. (73) 3331-3576
Senhor do Bomfim: Praça Duque de Caxias, 172, Centro – Tel. (74) 3541-3256
Teixeira de Freitas: Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2909, Bela Vista Centro – Tel. (73) 3011-2739/2740
Valença: Rua Barão de Jiquiriça, s/n, Centro – Tel. (75) 3641-8425
Vitória da Conquista: Avenida Filipinas, s/n, Jardim Guanabara – Tel. (77) 3425-5770/3424-6060

Texto: Bruna Rocha | Foto: Nei Pinto

Grupo de Monitoramento apresenta Começar de Novo no Oeste

O juiz-corregedor Cláudio Daltro, integrante do Grupo de Monitoramento, Acompanhamento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), juntamente com o o servidor Orlando Bitencourt, da Assessoria de Ação Social do Tribunal de Justiça, apresentam, esta semana, o programa Começar de Novo a representantes do Ministério Público, das prefeituras e da sociedade civil das comarcas de Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães, no Oeste do Estado.

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar os órgãos públicos e as comunidades das duas comarcas para a importância do Começar de Novo, programa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desenvolvido em parceria com os tribunais  de Justiça dos Estados.

O Grupo de Monitoramento também vai coordenar e promover propostas de trabalho e cursos de capacitação profissional para presos que estão nas cadeias públicas à espera de julgamento.

A ação já traz bons resultados em outros municípios. “Em Itabuna, presos e egressos do sistema carcerário receberam da Prefeitura uma nova oportunidade e, agora, trabalham na limpeza da cidade”, lembra o juiz Cláudio Daltro, citando o exemplo da comarca do Sul do Estado.

Texto: Georgia Cedraz / Foto: CNJ

Começa no Tribunal de Justiça a Semana da Doação Voluntária

Começou hoje e segue até a próxima sexta-feira a Semana da Doação Voluntária, promovida pelo Tribunal de Justiça da Bahia em parceria com a Fundação Hemoba. A ação é uma iniciativa do Programa SER - Promoção do Saber, Bem-Estar e Reconhecimento do Servidor, desenvolvido pelo Tribunal.

No primeiro dia de atividades, os servidores que trabalham nos fóruns Ruy Barbosa, Professor Orlando Gomes e Criminal, em Nazaré, receberam orientações sobre a coleta que será iniciada amanhã.

O Tribunal de Justiça vai colocar à disposição um veículo que irá levar os funcionários, em grupo de dez pessoas, para fazer a doação, com hora marcada, no posto do Hemoba situado na Avenida Vasco da Gama.

Já no Tribunal de Justiça e no Prédio Anexo, no Centro Administrativo, a coleta será realizada na próxima quarta-feira, 23, pelo posto móvel da Hemoba, o Hemóvel, que ficará instalado durante todo o dia da campanha no estacionamento externo do Tribunal.

No interior do Estado, poderão fazer a doação, também entre os dias 21 e 25, os funcionários que trabalhem nas comarcas onde existam os postos do Hemoba, conhecidos como hemobinhas. Veja a relação das cidades no final do texto.

O sangue colhido passará por vários exames, dentre eles, o de HIV, HTL I e II, Chagas, Hepatite B e C, Pesquisa de Anticorpos Irregulares, Sífilis, Fator RH e Grupo Sanguíneo. Além disso, cada doador receberá o resultado dos exames em casa, por meio dos Correios.

Também participam da Semana de Doação Voluntária a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) e as Voluntárias Sociais da Bahia.

Rede - A iniciativa do Tribunal de Justiça tem o objetivo, também, de criar uma rede com informações sobre o tipo sanguíneo dos servidores. Ao fazer a doação, o funcionário terá o seu nome incluído em um banco de dados do próprio Tribunal de Justiça, no qual constarão a idade, o tipo sanguíneo e a data da última doação.

Para fazer a doação, o voluntário deve atender a alguns pré-requisitos, como estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, apresentar documento oficial com foto e em bom estado de conservação, e estar devidamente alimentado e descansado.

Não poderá fazer a doação quem estiver gripado ou com febre; grávida, amamentando ou no período de três meses após o parto; se tiver ingerido bebida alcoólica em até 12 horas antes da doação; se tiver feito tatuagem ou piercing há menos de um ano; se teve hepatite depois de dez anos de idade; se tiver múltiplos parceiros sexuais ou se for parceiro de portador ou tiver contaminado pelo vírus HIV; se tiver sido contaminado recentemente por alguma doença sexualmente transmissível; e se tiver feito endoscopia há menos de seis meses.

Existe ainda um prazo mínimo entre as doações. Para os homens, 60 dias. Para as mulheres, 90 dias da última doação. Outras informações serão avaliadas durante a entrevista que todo doador deve fazer antes da coleta.

“Estamos estimulando a solidariedade, a cidadania e o respeito ao próximo. Todo sangue que abastece as redes hospitalares vem da Hemoba, então precisamos colaborar. Afinal, um dia todos nós podemos precisar”, afirma a médica Jamile Ferraz, diretora do DAS.

Relação de Hemobinhas

Alagoinhas:
Praça Graciliano de Freitas, s/n, Antigo Bistrô – Tel (75) 3422-2042
Barreiras: Rua do Antigo Aeroporto, 500, Bairro Vila Amorim – Tel (77) 3612-9450
Brumado: Rua Manoel Fernandes dos Santos, 87, Jardim Brasil – Tel (77) 3441-1363
Camaçari: Avenida Jorge Amado, s/n, Jardim Limoeiro – Tel (71) 3644-4252
Eunápolis: Avenida Brilhante, s/n, Bairro Pequi – Tel (73) 3281-3266/3260
Feira de Santana: Avenida Eduardo Frós da Mota, s/n, Bloco 35 – Tel (75) 3221-6888
Guanambi: Rua Dr. José Umberto Mores, 1570, Paraíso – Tel (77) 3451-6060
Irecê: Praça Teodoro Sampaio, s/n, Centro – Tel (74) 3641-3308
Itaberaba: Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 600, Centro – Tel (75) 3251-2575
Itapetinga: Avenida Cinquentenário, s/n – Tel (77) 3261-2258
Jacobina: Praça Rui Barbosa, s/n – Tel (74) 3621-9397
Jequié: Rua São Cristóvão, s/n – Tel (73) 3528-7153/7154/7159
Juazeiro: Rua Joaquim Bispo dos Santos, s/n, Santo Antônio – Tel (74) 3611-7532/0054
Paulo Afonso: Rua das Caraibeiras, s/n, Bairro General Dultra, Chesf – Tel (75) 3282-2710
Ribeira do Pombal: Rua Júlio Guerra de Almeida, s/n, Centro – Tel (75) 3276-1268
Santo Antônio de Jesus: Avenida Cosme Damião, BR 101, Andaiá – Tel (75) 3632-1667
Seabra: Praça da Bandeira, 100, Centro – Tel (73) 3331-3576
Senhor do Bomfim: Praça Duque de Caxias, 172, Centro – Tel (74) 3541-3256
Teixeira de Freitas: Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2909, Bela Vista Centro – Tel (73) 3011-2739/2740
Valença: Rua Barão de Jiquiriça, s/n, Centro – Tel (75) 3641-8425
Vitória da Conquista: Avenida Filipinas, s/n, Jardim Guanabara – Tel (77) 3425-5770/3424-6060   1-2258
Jacobina: Praça Rui Barbosa, s/n – Tel (74) 3621-9397
Jequié: Rua São Cristóvão, s/n – Tel (73) 3528-7153/7154/7159
Juazeiro: Rua Joaquim Bispo dos Santos, s/n, Santo Antônio – Tel (74) 3611-7532/0054
Paulo Afonso: Rua das Caraibeiras, s/n, Bairro General Dultra, Chesf – Tel (75) 3282-2710
Ribeira do Pombal: Rua Júlio Guerra de Almeida, s/n, Centro – Tel (75) 3276-1268
Santo Antônio de Jesus: Avenida Cosme Damião, BR 101, Andaiá – Tel (75) 3632-1667
Seabra: Praça da Bandeira, 100, Centro – Tel (73) 3331-3576
Senhor do Bomfim: Praça Duque de Caxias, 172, Centro – Tel (74) 3541-3256
Teixeira de Freitas: Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2909, Bela Vista Centro – Tel (73) 3011-2739/2740
Valença: Rua Barão de Jiquiriça, s/n, Centro – Tel (75) 3641-8425
Vitória da Conquista: Avenida Filipinas, s/n, Jardim Guanabara – Tel (77) 3425-5770/3424-6060

(71) 3372-5686 / 5689

5ª Av. do CAB, nº 560. Salvador/BA - Brasil - CEP 41745-971

Redes Sociais

           

APPTJBA MOBILE