Tribunal de Justiça do Estado da Bahia - Solenidade, nesta segunda-feira (11), marca recebimento do certificado ISO 9001 pelo TJBA
Publicado Quarta-feira, 06 Dezembro 2017 19:15

Solenidade, nesta segunda-feira (11), marca recebimento do certificado ISO 9001 pelo TJBA

Na segunda-feira, dia 11, o Tribunal de Justiça da Bahia recebe, em solenidade oficial, o certificado ISO 9001. A certificação abrange a unidade de Serviços de Comunicações Gerais (Secomge), vinculada à 1ª Vice-Presidência, e o projeto Cartório Integrado nas Varas de Relação de Consumo.

A solenidade acontece no auditório do edifício-sede do TJBA, no Centro Administrativo da Bahia, às 17h. Na oportunidade será apresentado o que é o Sistema de Gestão da Qualidade. Magistrados, servidores e representantes de instituições púbicas municipais e estaduais foram convidadas para o evento.

O projeto Cartório Integrado e o Secomge receberam a recomendação para a certificação da International Organization for Standardization (ISO 9001 – versão 2015), no dia 6 e 10 de novembro deste ano, respectivamente, após passarem por auditoria externa. A conquista marca a história do Tribunal de Justiça da Bahia, que passa a ter, pela primeira vez, o reconhecimento oficial da implantação de um sistema de gestão da qualidade.

A certificação reconhece a padronização e excelência dos trabalhos realizados pelas unidades, promove a uniformização e aperfeiçoamento dos métodos determinados pela implantação do Sistema de Gestão da Qualidade.

O Sistema de Cartórios Integrados de Relações de Consumo dividiu em cinco unidades judiciais, totalmente digitalizadas, as 20 varas de Relação de Consumo da Comarca de Salvador a partir de 2016. Com quatro unidades trabalhando em conjunto, e um modelo de gestão diferenciado, o TJBA conseguiu melhorar o atendimento jurisdicional e aumentar a produtividade em até 30%.

O Secomge, que está vinculado a 1ª Vice-Presidência, é o órgão responsável pela distribuição dos processos de 2º Grau. Apenas no mês de outubro de 2017, o setor distribuiu 7.221 processos, e durante este ano já foram 64 mil.

Dentre as funcionalidades do Sistema de Gestão de Qualidade estão a realização de uma rotina de processos e de auditoria interna, procedimentos para controles de documentos, rotinas para ações corretivas e melhorias.

Texto: Ascom TJBA / Fotos: Nei Pinto

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