Publicado Sexta-feira, 14 Julho 2017 17:57

TJBA lança quinto volume da revista técnico-científica Entre Aspas

Foi lançada nesta sexta-feira (14), na sede da Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça da Bahia (Unicorp), o quinto volume da revista Entre Aspas. A publicação, que tem o objetivo de valorizar e difundir a produção técnico-científica de servidores e magistrados do Poder Judiciário da Bahia, conta com a participação de 17 artigos, entre jurídicos e de boas práticas do Judiciário.

Durante o lançamento, a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, ressaltou a importância da revista científica, a qual classificou como uma ação positiva, que se encontra em perfeita sintonia com o propósito da Unicorp como instrumento de integração e aprimoramento do elemento humano que compõe o TJBA.

“Este volume foi produzido na gestão do desembargador Eserval Rocha e que recebemos concluído. Contudo, como dito no meu discurso de posse, não iriamos administrar olhando pelo retrovisor nem por critério de pessoalidade, mas focando unicamente na melhoria da prestação jurisdicional, objetivo que passa necessariamente pela valorização e aproveitamento das ações positivas, originadas ou não de nossa equipe, de grupos que nos antecederam ou mesmo daqueles que, movidos unicamente pelo interesse em contribuir, apresentam sugestões, oferecem colaboração”, disse a presidente ressaltando o que considerou uma feliz iniciativa da Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça.

Ao todo 13 artigos jurídicos foram publicados na revista. Vale ressaltar a participação dos desembargadores Abelardo Paula de Matta Neto, que escreveu sobre os Vetores que fundamentam a plena aplicabilidade da prescrição virtual no Direito Penal Brasileiro, e Nágila Maria Sales Brito que se debruçou sobre a igualdade de gênero no artigo Respeitar a Diferença é Fazer Valer a Igualdade Entre Homem e Mulher.

Além da produção técnico-científica dos dois desembargadores, a publicação traz artigos jurídicos assinados por professores de Direito, advogados e outros magistrados. Nesta edição, participam Mara do Carmo Araújo Bonfim e José Allan Kardec Fernandes Rodrigues; Adriana Filgueiras Câmara; Gleison dos Santos Soares; Danilo Artur de Oliva Nunes; Leonella Pereira e Anderson Eduardo Carvalho de Oliveira; Eduarda de Lima Vidal; Roberto Santos Pedreira de Souza; Zilmara Barreto da Silva; Pedro Luís Silva Vivas; Thiana Cabral de Santana e Tássio Lago Gonçalves.

Entre os textos que tratam de boas práticas do Judiciário, a revista apresenta artigos assinados por Cristiane Menezes Barreto, Danielle Thaís Barros Leite, João Paulo de Andrade e Sylvia Chagas, que se uniram para escrever sobre a Gestão Estratégica Aplicada à Vara Cível de Cicero Dantas; Marcelo de Oliveira Brandão; Cristiane Menezes Santos Barreto e Sami Storch que apresentaram cases dos sistemas de juizados especiais e resolução de conflitos através das constelações familiares, respectivamente.

PJe – Antes do lançamento, a presidente participou, juntamente com demais desembargadores da corte baiana, de uma apresentação sobre os avanços do Processo Judicial Eletrônico (PJe), pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Marcelo Gobbo Dalla Dea, coordenador do Comitê Gestor da Justiça dos Estados e do Distrito Federal e dos Territórios do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Texto: Ascom TJBA / Fotos: Nei Pinto

  • Voltar

5ª Av. do CAB, nº 560. Salvador/BA - Brasil - CEP 41745-971

Redes Sociais

           

APPTJBA MOBILE