Publicado Sexta-feira, 14 Julho 2017 10:30

Diretoria de Primeiro Grau e Corregedorias lançam manual de rotinas cartorárias cíveis

Como remeter autos ao Segundo Grau de jurisdição em razão de recurso ou de remessa necessária? Ou qual a forma correta de preparar processos para o arquivamento? Questões essenciais - e do cotidiano - para servidores estão respondidas no Manual de Rotinas Cartorárias, que será lançado na próxima terça-feira (18), às 17 horas, no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa.

O evento será transmitido pelo canal do Tribunal de Justiça da Bahia no YouTube. Clique aqui para assistir

Produzido pela Diretoria de Primeiro Grau, juntamente com as Corregedorias Geral de Justiça e das Comarcas do Interior, em parceria com magistrados e de servidores, o manual traz uma linguagem simples e acessível para a solução de diversas demandas que provocam dúvidas nas rotinas dos cartórios. O objetivo é unificar todos os procedimentos.

O lançamento do manual é o resultado de atividades iniciadas em outubro do ano passado, quando a presidente Maria do Socorro Barreto Santiago instituiu, por meio de decreto judiciário, um grupo de trabalho para, "no âmbito da Justiça Comum do Primeiro Grau do Estado da Bahia, elaborar o Manual de Práticas e Rotinas Cartorárias Cíveis".

Durante nove meses, foram colhidas informações sobre os procedimentos, com a posterior materialização e, finalmente, validação por parte dos magistrados.

Integram o grupo de trabalho: 
Clarissa Costa Perazzo, diretora de secretaria da 11ª Vara da Fazenda Pública, Larissa da Silva Smeraldi, diretora administrativa do Cartório Integrado II, Luísa Brito Ribeiro, analista de sistemas da Cosis, Márcio Garcia Carvalho, diretor de Secretaria da 14ª Vara de Família. 

Estão convidados para participara do lançamento do manual desembargadores, juízes, diretores de secretaria das Varas Cíveis e Comerciais, de Relações de Consumo, de Família e da Fazenda Pública da capital, além de integrantes da Diretoria de 1º Grau, AEP I, AEP II, Unicorp e membros do Grupo de Trabalho.

Texto: Ascom TJBA

  • Voltar

5ª Av. do CAB, nº 560. Salvador/BA - Brasil - CEP 41745-971

Redes Sociais

           

APPTJBA MOBILE