Publicado Quinta-feira, 16 Fevereiro 2017 14:54

Magistradas discutem novas ações para aperfeiçoamento da Justiça Restaurativa

A desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus, coordenadora da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça da Bahia, recebeu as juízas e os assessores da 5ª e 6ª Varas do Sistema dos Juizados Especiais do Largo do Tanque, em Salvador, para discutir estratégias de aperfeiçoamento para a Justiça Restaurativa no Estado.

No encontro, a desembargadora ressaltou a importância de magistrados e servidores envolvidos no processo se submeterem a constante capacitação, por meio dos cursos que vem sendo promovidos pela Universidade Corporativa (Unicorp). “O protagonismo do voluntariado passou, agora é hora dos servidores buscarem manter a excelência da Justiça Restaurativa”, afirmou.

O Juizado Especial do Largo do Tanque abriga o Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça da Bahia, e cuida de casos em que as partes envolvidas em um determinado conflito são orientados, através de técnicas próprias, a soluciona-lo restabelecendo-se uma relação harmoniosa entre os envolvidos.

A desembargadora, que integra o Grupo de Trabalho da Justiça Restaurativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), também procurou destacar a importância de veicular soluções relacionadas à Justiça Restaurativa, com o intuito de evitar decisões que acabem provocando o encarceramento do ofensor.

Participaram do encontro, as juízas Ana Maria dos Santos Guimarães e Maria Fausta Cajahyba Rocha, das 5ª e 6ª Varas do Sistema dos Juizados Especiais do Largo do Tanque, respectivamente, além da Supervisora do Núcleo de Justiça Restaurativa, Ana Carolina S. Benevides Orleans Oliveira, a assessora voluntária do Núcleo de Justiça Restaurativa, Miriam Santana, e dos assessores Especiais Bruno Leal Abreu e Mateus Ribeiro.


Desembargadora Joanice Maria Guimarães ressaltou a importância de magistrados e servidores envolvidos no processo se submeterem a constante capacitação, por meio dos cursos que vem sendo promovidos pela Unicorp


Texto: Ascom TJBA / Foto: Nei Pinto

  • Voltar

(71) 3372-5689

5ª Av. do CAB, nº 560. Salvador/BA - Brasil - CEP 41745-971

Redes Sociais

           

APPTJBA MOBILE