Publicado Quarta-feira, 11 Janeiro 2017 14:33

Sala-cofre para armazenar dados terá capacidade ampliada

A Secretaria de Tecnologia de Informação e Modernização (Setim) do Tribunal de Justiça da Bahia realizou com sucesso o trabalho da primeira etapa de ampliação da capacidade do equipamento de armazenamento de dados chamado sala-cofre.

A sala-cofre hospeda o centro de dados de todas as unidades judiciais do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia como forma de garantir a confiabilidade e a continuidade dos serviços judiciários associados ao uso da informática.

A informação foi divulgada na manhã desta quarta (10) pelo secretário Leandro Sady. “Mudamos o quadro geral que vai permitir a instalação do novo condicionador de ar e a ampliação da capacidade elétrica”, afirmou.

Com estas medidas, será possível, acrescentou o gestor de Tecnologia de Informação e Modernização, ampliar em 25% a capacidade total da sala-cofre e garantir a infra-estrutura que vai dar suporte o avanço contínuo do processo digital.

Segundo o coordenador de Suporte Técnico, Anderson Bispo, há dois meses, vem sendo feita a preparação com a revisão de políticas de back-up. “Fizemos também mapeamento da infra-estrutura de sistemas judiciais”, disse.

Anderson acrescentou que foi realizado também a migração de dados críticos para um equipamento mais moderno a fim de garantir que pudessem ser desligados todos os equipamentos com o objetivo da ampliação da capacidade sem nenhum risco.

Para se ter uma ideia do volume de dados, apenas em comunicações de correio eletrônico, ou e-mail, estão armazenados na sala-cofre, aproximadamente 30 milhões de mensagens .

O espaço, localizado no segundo andar do Prédio Anexo ao Tribunal, acaba de receber um novo storage, equipamento doado pelo Conselho Nacional de Justiça, para facilitar a implantação e a ampliação do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

A sala, inaugurada há cinco anos, tem 45 m² e conta com sistema de segurança avançado, com identificação biométrica, câmeras, sensores de calor e um cilindro de alta pressão, carregado de FM200, o gás mais eficaz contra incêndios.

Texto: Ascom TJBA / Foto: Nei Pinto

  • Voltar

(71) 3372-5689

5ª Av. do CAB, nº 560. Salvador/BA - Brasil - CEP 41745-971

Redes Sociais

           

APPTJBA MOBILE