Publicado Quarta-feira, 06 Junho 2012 18:50

Camaçari e Simões Filho já funcionam com o Sistema de Automação da Justiça

As comarcas de Camaçari e Simões Filho do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) já estão funcionando com Sistema de Automação da Justiça (SAJ). As comarcas foram as duas primeiras do interior a receber o sistema de processo digital, que foi implantado no dia 21 de maio deste ano.

Ainda nos estágios iniciais de adaptação ao novo sistema, os funcionários, que receberam treinamentos em Salvador antes da implantação, já notam as melhorias que o SAJ proporciona ao andamento processual. “O sistema é melhor que o anterior. Nós conseguimos visualizar mais informações sobre o processo e as partes”, declarou Jorge Reis, escrevente de cartório e distribuidor do Setor de Protocolo do Fórum Professor Josephat Marinho, em Simões Filho.

Para Maria Eunice da Silva, subescrivã designada da 1ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais de Camaçari, apesar das dúvidas que surgem no cotidiano, os servidores se familiarizarão com o sistema. “O treinamento ajudou bastante. Ainda temos dúvidas, mas por que o sistema foi implantado há pouco tempo”, disse a servidora. “Mas estamos recebendo auxílio e estamos caminhando para dominar os procedimentos”, concluiu.

Os servidores receberam suporte técnico do Tribunal e da Softplan, empresa que participou da implantação do SAJ nas comarcas do TJBA. Funcionários da organização e servidores trabalharam diariamente com os servidores, retirando dúvidas, explicando procedimentos e levantando as questões mais frequentes no cotidiano das varas.

Fernanda Borges, analista de suporte da Softplan, trabalhou com os servidores do Fórum Clemente Mariani, em Camaçari, e acredita nos benefícios do sistema e no rápido aprendizado dos servidores: “O sistema deve aumentar a celeridade, porque possibilita realizar ações que agilizam os procedimentos, como movimentações em lote, e os servidores tem grande facilidade em aprender e estão apresentando um desempenho muito bom”, disse a analista.

Com o SAJ, todos os processos serão digitais, aumentando a produtividade em até 70%. O sistema prevê a extinção do procedimento de carga e a diminuição de gastos com insumos de um processo físico, dentre outras vantagens. A implantação SAJ nas comarcas do interior da Bahia segue até 2013, com treinamentos para servidores e magistrados precedendo as implantações.

Texto: Ascom 

  • Voltar

(71) 3372-5686 / 5689

5ª Av. do CAB, nº 560. Salvador/BA - Brasil - CEP 41745-971

Redes Sociais
APPTJBA MOBILE