“Projeto é a ponte que liga a ideia à realidade”. Assim o Secretário de Planejamento, Orçamento e Compliance do Tribunal de Justiça da Bahia, José Guimarães, resumiu a importância do planejamento estratégico para o aprimoramento da atual gestão do Judiciário baiano. A declaração foi dada na exposição de abertura da Reunião de Líderes Avançados (RLA), realizada na manhã desta quarta-feira (14), no auditório do Núcleo de Licitação, no prédio anexo ao edifício-sede do TJBA.
Durante o evento, promovido pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Compliance (Seplan), representantes de diversos segmentos da instituição definiram as unidades que ficarão responsáveis por 45 iniciativas e propostas de projetos, divididas em três programas: Acesso à Justiça, Eficiência em Números e Governança Corporativa. O montante foi alcançado após deliberação no workshop da última quinta-feira (8), em que 32 iniciativas foram observadas e outras 13 propostas pelas áreas.
Até o fim da próxima semana serão realizadas, com cada um dos 14 setores envolvidos, reuniões de líderes avançados departamentais, para acompanhar o avanço dos trabalhos e determinar, entre os projetos já escolhidos, quais serão considerados candidatos a estratégicos. A sugestão será submetida à aprovação dos membros do Comitê de Governança (CGOV), na Reunião de Análise Estratégica (RAE), agendada para o próximo dia 26, conforme explicou o Secretário.
Na primeira RLA do biênio 2018/2020, também foram apresentados os resultados do workshop e o atual quadro do Portfólio de Projetos implementado na gestão anterior. Quanto a este ponto, a Assessora Técnica da Seplan e Coordenadora do Núcleo de Compliance, Cristina Cunha, discorreu sobre a descrição, o responsável e o status dos projetos, organizados por macroprocessos.
Tratou-se ainda do rito da próxima RAE ‒ quarta já realizada pelo Tribunal de Justiça da Bahia ‒ e da agenda das RLAs individuais, cujo primeiro encontro ocorrerá nesta quinta-feira (15), às 9h, com a equipe da 1ª Vice-Presidência. A Seplan, na condição de organizadora das reuniões, sugeriu os dias 15, 19, 20 e 21 deste mês como prováveis datas para os encontros individuais com as unidades.
Após abrir a palavra para os demais presentes e receber elogios pelo trabalho que a Seplan vem desenvolvendo, o Secretário José Guimarães encerrou o evento assumindo o compromisso de dar continuidade aos projetos bem-sucedidos da gestão passada e agradecendo a participação de todos, em particular, do Assessor Especial da Presidência I – Magistrados (AEP I), Juiz Humberto Nogueira, da Assessora Especial da Presidência II ‒ Assuntos Institucionais (AEP II), Juíza Rita Ramos, e dos Juízes Auxiliares da 1ª Vice-Presidência, Joséfison Silva Oliveira e Raimundo Nonato Borges Braga.
Compareceram igualmente à Reunião de Líderes Avançados a chefe da Controladoria do Judiciário, Fernanda Dantas, a Secretária-Geral da Unicorp, Joana Pinheiro, e a Diretora de Recursos Humanos, Leila Lima Costa, entre outras autoridades e servidores do TJBA.
Fonte: Ascom TJBA