O Planejamento Estratégico é o processo de analisar uma organização sob diferentes perspectivas, definindo as diretrizes para sua atuação, preparando, assim, a organização para lidar com as incertezas do futuro. Já o Plano Estratégico é a materialização do planejamento, ou seja, é nele que ocorre o detalhamento das ações que devem ser adotadas para o alcance dos objetivos organizacionais.
Gestão Estratégica
Ao processo de pensar a estratégia, realizar planejamento estratégico, agir estrategicamente e monitorar ações e projetos vinculados ao plano, dá-se o nome de Gestão Estratégica, que é mais ampla que o planejamento estratégico: envolve o ciclo de gestão (planejamento, execução e controle) e a gestão de projetos estratégicos. No contexto do Poder Judiciário, esta gestão deve alinhar-se com a Estratégia Nacional instituída pela Resolução CNJ Nº 325 de 29 de junho de 2020. O artigo primeiro da referida resolução sintetiza a estratégia em componentes, a saber: missão, visão, valores e macrodesafios e indicadores de desempenho do Poder Judiciário.
Missão, Visão e Valores
A missão exerce função orientadora e delimitadora da ação organizacional, é a essência da organização, sua razão de ser e deve ser projetada para o futuro. A visão é o olhar sobre o futuro e traduz como a organização espera ser reconhecida pelos jurisdicionados. Essa é uma perspectiva de efetividade. Já os valores são princípios ou crenças que orientarão o comportamento da organização. Esse conjunto de virtudes deve comprometer todos os integrantes da instituição e ser incorporado em sua cultura, deslocando a perspectiva individual dos colaboradores para uma outra, colaborativa.
Macrodesafios
Assim denominados pelo CNJ, os macrodesafios representam os objetivos e são elaborados após identificação e discussão das principais questões que podem impactar no atendimento da missão e visão. Partindo-se destas questões, serão definidos objetivos que expressem as modificações na realidade atual consideradas prioritárias para a entidade.
Indicadores de Desempenho
Os indicadores de desempenho são medidas que quantificam a performance institucional de acordo com seus objetivos organizacionais. Podem ser indicadores de produtividade, de qualidade, de capacidade, estratégicos, dentre outros.
Planejamento Estratégico 2015 – 2020
Planejamento Estratégico 2021 – 2026
O Plano Estratégico do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) para o sexênio 2021-2026 foi instituído pela Resolução Plenária nº 03/2021, em 25 de março de 2021. Os Indicadores dos Objetivos Estratégicos, com seus Alvos e Metas Anuais seguem sendo elaborados e com previsão final de publicação para o dia 22 de junho de 2021, conforme definido no normativo em seu Art.15.:
Art. 15 – O glossário e as metas dos indicadores estratégicos de desempenho do PJBA, estabelecidos no Anexo II, serão publicados no Portal da Estratégia do PJBA no prazo de 90 (noventa) dias após a publicação desta Resolução.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2021 – 2026